Como registrar NFT? - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Como registrar NFT?

Como registrar NFT

Como registrar NFT | Se você é uma pessoa interessada em assuntos do momento, certamente ouviu falar em 2021 sobre os NFTs, ou os Tokens Não Fungíveis – do inglês non-fungible tokens. Em resumo, um token não fungível pode ser qualquer elemento digital devidamente registrado para que se torne único, o original.

Imagine uma grande obra artística. A Mona Lisa, por exemplo. É uma pintura famosa produzida por Leonardo da Vinci, importante nome da história renascentista. Hoje em dia, basta alguns cliques e você encontra o quadro no Google Imagens, livre para download, podendo imprimir e emoldurar da forma que achar melhor, tudo de graça. Entretanto, ela não é a original, certo? A obra original custa milhões de dólares e está, atualmente, em exposição no Museu do Louvre, na França.

Essa é a linha de raciocínio utilizada para os NFTs. Você paga para obter o acesso “original” a uma obra de arte digital. Seja ela uma imagem, uma música ou até mesmo roupas e lotes virtuais. Neste artigo, vamos te mostrar como registrar um NFT para começar a investir nesse mercado!

Posso registrar NFT no INPI ou na Biblioteca Nacional?

Se você já tem o costume de acompanhar nossas publicações ou tem algum contato com a Propriedade Industrial, sabe que esses processos de registro são feitos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. No caso de registro de direito de imagens, muito comum em fotografia, ou no caso de músicas, o Direito Autoral é o que protege sua obra.

Se um NFT pode ser considerado uma imagem ou uma música, esses órgãos nacionais podem fazer o registro? A resposta é não! Os NFTs são um mercado digital independente ou descentralizado. Isso significa que eles não dependem dos registros burocráticos regulamentados pelas instituições federais de cada país.

Mas então onde posso registrar um NFT?

Onde Registrar um NFT

Se não é possível registrar um token não fungível oficialmente nos órgãos do Governo Federal, qual é o lugar para registrar um NFT com segurança?

A resposta para essa pergunta depende de algumas variáveis. Se você fez a compra de uma imagem e ela não possui o registro e você deseja registrar, a má notícia é que provavelmente você caiu um golpe. Isso porque as imagens ou elementos comercializados nos marketplaces dedicados aos NFTs já precisam ter o registro para que ele possa ser passado a um terceiro.

O elemento comercializado como NFT, antes de estar à venda, é necessário emitir o certificado em blockchain, semelhante ao que acontece com as criptomoedas. Toda interação com essa “cadeia” do Ethereum, a moeda digital utilizada na comercialização dos tokens, possui um custo.

Essas interações na blockchain são feitas pelo próprio site no qual sua NFT estará hospedada. Portanto, você precisa registrar sua NFT nos próprios marketplaces dedicados a isso. É o caso do Rarible.com, bem como o OpenSea.io.

Como registrar NFT

Agora que você sabe o que são os NFT e onde pode registrá-los, vamos ao passo a passo para garantir o registro e já comercializar sua obra. No Rarible ou no OpenSea, você pode dar início ao processo atestando ser o criador ou autor da obra que deseja comercializar. Para isso, eles oferecem softwares que serão instalados no seu navegador para dar prosseguimento ao processo. 

Depois de atestar ser o criador da obra, você precisará conectar uma carteira digital na qual poderá realizar as operações envolvendo o Ethereum. Em alguns sites, você não paga pelo registro, mas sim pelas operações mencionadas anteriormente. Portanto, é necessário que você já tenha um investimento inicial na criptomoeda para conseguir realizar as transações.

O próximo passo é subir o arquivo em questão, seja no formato de jpg, png, mp3, mp4, gif. Você será questionado a respeito do tipo de registro que deseja realizar, se é uma obra única ou uma série limitada. Defina o nome e o título do arquivo, bem como a data para dar prosseguimento ao procedimento.

O passo seguinte é a escolha do preço do seu NFT. Fique atento ao mercado para não cobrar um valor muito alto e acabar perdendo o valor investido, mas também tenha cuidado para não cobrar barato demais e depois ver sua obra ser revendida mais caro.

Depois de inserir as informações sobre a sua arte digital, o sistema cobrará os valores relativos às taxas ou às interações. A velocidade com que o registro será feito dependerá de alguns fatores. Assim que o processo for finalizado, você já pode comercializar seu NFT no mercado digital e fazer parte desse universo milionário.

Ficou com alguma dúvida sobre o NFT? Confira outros posts sobre o tema no nosso blog!

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.