NFT - O que é? Clique aqui e saiba tudo sobre essa tecnologia!
  • Registro de Marcas e Patentes.

O que é NFT? Saiba tudo sobre essa tecnologia!

nft o que é

O que é NFT? Saiba tudo sobre essa tecnologia! 

NFT. Talvez essa tenha sido a palavra do ano de 2021. Os “token não fungíveis” ou, como são conhecidos, os NFTs realmente foram uma tendência mundial no último ano. De acordo com dados divulgados pelo Google, sobre as pesquisas em seu mecanismo de busca, a sigla NFT foi o termo mais associado com a palavra “criar”. 

Mas, mesmo com toda essa popularidade, muitas pessoas ainda não sabem o que é um NFT. No artigo de hoje iremos falar mais sobre isso. Aqui você irá encontrar: 

  • O que é NFT? 
  • Para que serve NFT? 
  • Como criar NFT? 
  • A polêmica sobre a NFT e a sustentabilidade; 
  • Como registrar NFT? 

O que é NFT? 

O token não fungível, mais conhecido como NFT, nada mais é do que uma série de códigos numéricos que garantem a autenticidade do item em questão. Para entender melhor, pense nos NFTs como itens colecionáveis, que não podem ser reproduzidos, apenas transferidos.

Eles funcionam de forma diferente das bitcoins, que, apesar de também serem códigos numéricos, são fungíveis. Isso significa, basicamente, que se você troca um bitcoin por outro, você tem exatamente a mesma coisa, o que não é possível quando falamos em NFTs.

Para entender melhor o que é um NFT, podemos fazer uma analogia com obras famosas. Pense, por exemplo, na Monalisa. Embora muitas pessoas possam reproduzir cada detalhe do quadro, apenas um é original, e só ele é comercializado por grandes valores. Dessa forma, mesmo que um a arte do NFT possa ser copiada e reproduzida na internet, apenas o original terá valor. 

E é exatamente esse aspecto que garante o sucesso do NFT: a confiança de sua autenticidade. Por meio dos blockchains, uma base de dados descentralizada (isto é, processada em diversos computadores em diversas partes do mundo de forma simultânea), é possível garantir que uma obra é original. Isso se deve ao fato de que, por ser processado em milhões de computadores, é praticamente impossível haver erros ou invasões nos blockchains. 

Apesar de fazerem mais sucesso como obras gráficas, relacionadas a artes visuais, um token não-fungível pode ser, em suma, qualquer coisa que possa ser representada virtualmente: 

  • Artes visuais;
  • Músicas
  • Fotos; 
  • Itens de games, como skins e moedas;
  • Roupas virtuais; 
  • Lotes virtuais; 
  • Dentre outros; 

Para que serve a NFT? 

nft o que é
NFT sendo vendida por mais de 239 mil dólares

Há muita discussão sobre o real valor de um token não-fungível. Muitas pessoas argumentam que, por não ter nenhuma utilidade notável, esse mercado é uma grande perda de tempo. 

Claramente, há um grande “hype” sobre esses tokens, que inflacionam o mercado e fazem obras serem vendidas por preços inimagináveis, que passam da casa das centenas de milhões de reais. No entanto, se olharmos pelo lado artístico, deve-se pensar na validade de uma obra original. Mesmo que possa ser copiada por milhares de outras pessoas, apenas a noite estrelada de Van Gogh original pode ser vendida por milhões. 

Além disso, atualmente – por conta do sucesso desse mercado – os NFTs tem se tornado um verdadeiro investimento, tal como as criptomoedas. Comprando um hoje, amanhã é possível vender pelo dobro ou até triplo do preço. Mas, cuidado! Esse é um mercado de alto risco, que deve ser operado com segurança e por pessoas que entendam do assunto. Se você está pensando em comprar NFT para investir, estude bastante sobre a área. 

Como criar NFT? 

Como o mercado está em alta, muitas pessoas se interessam por criar suas NFTs, fazer sucesso e vendê-las por preços altos. Esse é um processo que pode ser longo, dependendo de diversos fatores. No entanto, a sua criação é um procedimento simples, e vamos explicar abaixo. 

É importante dizer, em primeiro lugar, que a grande maioria dos NFTs, atualmente, são comercializados na criptomoeda Ethereum. Uma criptomoeda, por sua vez, é operada em seu próprio sistema de blockchains. Por esse motivo, é essencial escolher um sistema que comporte NFTs. 

No caso da Ethereum, basta ter uma carteira compatível com os tokens. Nessa carteira, é preciso ter, no mínimo, o equivalente a U$50,00. Com isso, basta selecionar o arquivo e subir para a rede, seja ele qual for. É preciso também adicioná-lo a uma coleção, previamente criada por você. 

A polêmica sobre NFT e a sustentabilidade

nft o que é

Tudo que está em alta gera discussões e nesse caso não é diferente. Uma das maiores polêmicas geradas pelos tokens não-fungíveis é em relação à sustentabilidade. 

Como falamos anteriormente, muito do valor desses tokens estão relacionados a sua autenticidade. Esta, por sua vez, é garantida por um blockchain, um sistema de computadores que processam, ao mesmo tempo, a mesma informação, garantindo que os resultados sejam sempre exatos. Todos esses computadores, no entanto, são potentes e precisam estar ligados a energia elétrica.

Agora, pense: milhões de computadores potentes processando, ao mesmo tempo, milhões de informações, apenas para garantir a autenticidade de uma única obra. Isso somado a quantidade de NFTs que encontramos hoje, representa um gasto de energia altíssimo e um potencial risco para a sustentabilidade. 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.