• Registro de Marcas e Patentes

Como registrar minha logomarca no INPI?

Você criou uma logomarca e quer protegê-lo? Você deve saber que pode garantir a proteção da logomarca pela lei de marcas, design ou direitos autorais. Dependendo da sua escolha, você não será protegido da mesma maneira. É por isso que você precisa estar familiarizado com as diferentes proteções antes de escolher. Veja abaixo como registrar sua criação no INPI com ajuda da Arena Marcas & Patentes.

 

Como você protege a sua logomarca? Quanto tempo pode ser protegida? Que banco de dados deve ser usado para garantir a melhor proteção da minha logomarca? Antes de registrar uma marca, um design ou optar por direitos autorais, a Arena Marcas & Patentes responde a todas as suas perguntas.

 

O que é uma logomarca protegível?

A logomarca é um símbolo gráfico, é um meio de comunicação e identificação. É possível diferenciar-se dos seus concorrentes. De relance, os clientes podem reconhecê-lo.

A proteção legal de uma logomarca está sujeita a determinadas condições. Estas condições podem variar de acordo com o regime de proteção escolhido.

 

Quais são os esquemas de proteção a escolher?

 

Direito da marca comercial

A logomarca pode ser regida pelo regime de direito das marcas. Para obter essa proteção, a logomarca deve ser registrada como marca.

Ao contrário da proteção dos direitos autorais, o arquivamento de marcas confere um direito de propriedade industrial, que é mais fácil de invocar perante a justiça. Este título confere ao detentor um monopólio sobre a sua logomarca.

Além disso, a lei de marcas permite proteger logomarcas que não são originais e, portanto, não estão protegidas por direitos autorais.

Bom saber: onde a logomarca é protegida pela lei de marcas, é protegida apenas para produtos idênticos ou similares (princípio da especialidade), mas também apenas no território em que foi registrado (princípio da territorialidade).

Exemplo: a marca “X” apresentada no Brasil na classe correspondente aos produtos cosméticos não pode impedir a apresentação da mesma marca, noutra categoria de produto como o couro, por exemplo.

Assim, isso torna possível delimitar a zona de proteção da logomarca.

Para ser protegido pela lei das marcas, a logomarca deve cumprir três condições:

 

Deve ser lícito, isto é, não é contrário à moral ou à ordem pública.

Deve ser distintivo, não deve simplesmente descrever o produto ou serviço.

Deve estar disponível, pode não ser semelhante ou idêntico a um sinal anterior.

 

 

Termos de proteção

 

Neste regime de proteção, ao contrário dos direitos autorais, a proteção da logomarca é limitada no tempo. Com efeito, a proteção por lei de marcas é válida por 10 anos e é renovável indefinidamente.

Isto confere maior certeza à protecção proporcionada pelos direitos de autor.

O registro da marca

Para beneficiar da lei de proteção de marcas, é necessário apresentar seu pedido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Uma vez que seu pedido de marca tenha sido enviado, você receberá um aviso de recebimento, contendo a data do pedido e um número associado a ele.

Uma vez que sua solicitação de marca tenha sido recebida pelo INPI, o Instituto publica sua inscrição no boletim oficial no prazo de 6 semanas.

Após essa publicação, o INPI verifica se as condições de validade estão sendo atendidas. Durante este período, terceiros têm dois meses para se opor ao registo de uma marca, se lhes for prejudicial.

Se nenhuma oposição tiver sido feita por terceiros, o INPI registra sua marca no prazo mínimo de 5 meses.

O que é uma logomarca?

Logos fazem parte da nossa história há muitas décadas. Desde a Idade da Pedra, quando o primeiro homem fez uma ferramenta, ele precisa de reconhecimento. Reconhecer quem fez essa ferramenta ou um objeto específico e onde. Na vida cotidiana, vemos um monte de logos.

Logomarcas são símbolos com uma combinação de texto e imagens que ajudam um usuário ou cliente a identificar marcas e diferenciar as empresas. Um logotipo pode ser uma marca comercial ou símbolo e o nome de uma empresa que é a marca registrada (TM) ou o direito reservado de uma empresa ou organização.

A logomarca é uma representação visual da sua marca. É normalmente composto por imagens e texto. Um bom logotipo será mais do que isso; ele mostrará o que sua empresa faz e quais são seus valores. O logotipo é um símbolo que incorpora uma combinação de texto e imagens que ajuda um usuário ou cliente a identificar marcas e diferenciar empresas.

A jornada de uma empresa começa com uma logomarca boa e eficiente – o objetivo de um dia se tornar uma marca facilmente reconhecível. Ele permite que usuários e clientes entendam o que você está fazendo. Qual o serviço que você oferece. Quem você é e qual é o seu valor. Não é fácil para um logotipo ser o rosto da marca. Logotipos são uma das partes mais difíceis do design gráfico.

 

Os critérios para uma boa logomarca para uma empresa

 

Servir a um objetivo, resolver um problema e uma limitação que a empresa enfrenta de alguma forma. O princípio de um logotipo poderoso em termos de impacto deve responder positivamente a esses critérios.

 

Simplicidade: É simples entender a marca? reconhecível? flexível o suficiente para atender às necessidades da marca?

 

Memorável: É reconhecível? E pode ser reconhecido à primeira vista? ou em poucos segundos na mente do espectador?

 

Atemporal: Será que vai ficar tão legal como é hoje nos próximos 10, 30 ou 50 anos?

 

Escalabilidade: funcionará corretamente em todos os contextos? É suficientemente reativo para ser adaptado a diferentes tamanhos sem perder qualidade?

 

Relevância: é apropriado para a empresa?

Logotipos e logomarcas: quais as diferenças?

Um logotipo consiste em um texto, geralmente reproduzindo o nome de uma empresa. A escolha da tipografia usada em um logotipo é uma oportunidade única para uma marca se distinguir de outras marcas. Uma logomarca, é uma imagem ou símbolo, por exemplo, a maçã da Apple ou a concha da Shell.

 

Um logotipo pode constituir uma marca de logomarca, um logotipo ou uma combinação de ambos. Exemplos incluem a Mercedes e a LG. As marcas registradas também costumam usar seu logotipo e logomarca de forma intercambiável.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.