• Registro de Marcas e Patentes

Como Patentear uma Marca?

Como patentear uma marca – O artigo a seguir explicará de forma didática o processo de Registro de Marca:

Como Patentear Uma Marca

Se você teve uma ideia, e deseja comercializar a sua marca no mercado – o primeiro passo é patentear a sua criação no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Você sabe o que é patente? E qual a importância de seu registro frente a uma autarquia federal? São dúvidas frequentes entre pequenos e grandes empresários do país, pois proteger a sua marca é fundamental para construir uma imagem empresarial sólida e consistente no mercado.

O processo de patentear uma marca envolve três palavras chaves: valor-rentabilidade-investimento. O processo de patente segue normas burocráticas, impostas pelo INPI, devem seguir cautelosamente para evitar futuras dores de cabeça.

Afinal, o que é patente? – Como Patentear Uma Marca

A invenção de um produto necessita de um registro, que tem como finalidade garantir ao titular a exclusividade da exploração comercial da criação. O processo de patentear uma marca tem como foco creditar o titular como desenvolvedor da ideia original. Com esse procedimento, a patente é reconhecida por um órgão federal, a sua comercialização e divulgação no mercado é dada de forma mais rápida e segura.

O que é o INPI? –  Como Patentear Uma Marca

como patentear uma marca inpi

O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual é uma autarquia federal, criada em 1970, associada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O INPI rege as normas do registro de marcas, patentes, registro de programas de computador, entre outros; e possui a função social e jurídica sobre os produtos industriais.

Porque esse processo é necessário para proteger a minha marca?

Não patentear a sua marca, você a sujeita a plágios e falsificações no mercado. O registro é uma forma de proteção legal e jurídica sobre a sua criação. A maior vantagem é a construção das relações públicas e comerciais relacionados à sua empresa. Com a patente, o titular detém o direito forense sobre a sua marca, protegendo-a de futuros golpes relacionados à sua multiplicação de forma ilegal no mercado.

Qual é o próximo passo para patentear uma marca?

patentear uma marca próximo passo

Primeiramente, você deve fazer uma busca no site eletrônico do INPI, com o objetivo de conferir se a sua criação já consta no banco de dados da autarquia. Além disso, aconselha-se que o titular analise os requisitos de patenteabilidade, para verificar se a sua criação se enquadra dentro das regras estabelecidas pelo órgão.

O próximo passo é debitar todas as anuidades referentes ao processo de registro no INPI – todas devem ser quitadas antes de se iniciar o processo. Os documentos requeridos são: o conteúdo técnico da sua ideia, listagem de sequências e o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).

É importante ressaltar as classes de produtos existentes no INPI, são 45 classes ao todo, e é necessário analisar em qual delas a sua criação se encaixa. Após todos os procedimentos legais, deve-se aguardar 18 meses – até que o depósito do exame possa ser solicitado. A patente é válida por vinte anos, e o seu registro deve ser atualizado a cada dez.

Porque eu devo contratar uma Consultoria especializada para me assessorar durante o processo de patente de marca?

O processo de patentear uma marca é extremamente burocrático, com prazos que devem ser cumpridos e termos técnicos que devem ser destrinchados, para que a patente seja concedida ao titular. Recomenda-se a contratação de um serviço especializado no assunto, para que todo o processo ocorra de forma tranquila e segura.

A Arena, pioneira no segmento de registro de marcas e patentes em Minas Gerais, é uma empresa direcionada na assessoria do cliente em relação aos processos burocráticos do registro. Com constante investimento, a empresa tem como foco o atendimento diferenciado e os profissionais qualificados que visam garantir a seguridade da sua criação no mercado profissional. O que você está esperando? Consulte já um de nossos consultores e saiba tudo sobre o processo para patentear a sua marca.

Gostou do artigo “Como patentear uma marca?” Siga as nossas redes socais e acompanhe o nosso blog para futuras novidades sobre o Registro de Marcas e Patentes.

 

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário