• Registro de Marcas e Patentes.

Como escolher um nome para sua marca de roupas

registro-de-marca-roupa

Como escolher um nome para sua marca de roupas

Seu projeto está bem montado, o conceito original foi pensado, o início de pesquisas de mercado está sendo promissor… enfim, você tem a ideia genial que vai mudar sua vida. A situação pode parecer idílica se um último ponto não estiver incomodando sua mente: a escolha de uma marca. Uma etapa crucial cuja importância você conhece, mas cuja metodologia lhe escapa um pouco. Que nome dar a esta marca de roupas? Se as opções estão se confundindo em sua cabeça ou nenhuma boa ideia lhe parece disponível, nós o acompanhamos neste processo para tentar encontrar a melhor escolha para sua marca de roupas.

Um nome que impacta- Como escolher um nome para sua marca de roupas

Criatividade, ideias e talento infelizmente não são suficientes para encontrar um lugar no contexto ultra competitivo mercado de roupas. Você também precisa ser ousado, original e saber se destacar. Portanto, há muitos riscos em selecionar o nome certo, aquele que melhor descreve sua marca futura.
Fazer a escolha certa é antes de mais nada a garantia de se destacar na concorrência, mas também a promessa de consolidar sua reputação. Afixado em suas coleções, serigrafado em uma sacola e até bordado em uma peça de roupa, o nome é um marco óbvio para futuros clientes, seus clientes-alvo. Toda a identidade da marca está nele. É, portanto, importante saber quem deseja atingir com sua marca de roupas.
Tal como o nome próprio de uma pessoa, a marca é o primeiro contacto de uma empresa com o seu público, é também o elemento que perdura ao longo do tempo. Comece por refinar a sua estratégia de marketing definindo a sua oferta, o seu posicionamento, o seu target, tendo em conta o estilo, o espírito que pretende transmitir ao público.

Deixe suas ideias fluírem- Como escolher um nome para sua marca de roupas

Se a escolha da marca não se limita ao sobrenome, como costuma ser feito no mundo da moda (Christian Dior, Repetto, Hermès, Louis Vuitton, etc.), organize todas as ideias sem se preocupar muito com qualidade ou relevância, é o volume que tem precedência. Durante esse brainstorming, suspenda todo o julgamento, incentive ideias malucas, a classificação ocorrerá mais tarde. O mais importante nesta fase é registrar todos os seus rascunhos, caso contrário você logo esquecerá. Qualquer coisa pode ser pretexto de inspiração, fique atento.
Quando o brainstorming termina, normalmente você tem material suficiente para entrar na fase de análise. Coloque o campo de suas inspirações criativas por família de palavras. Defina alguns universos distintos e teste as possíveis associações de palavras, as diferentes combinações. Misture ideias e substitua algumas palavras por sinônimos. Você sem dúvida será capaz de extrair uma dúzia de nomes de marcas que podem atender aos seus critérios.

Escolha com estratégia- Como escolher um nome para sua marca de roupas

Para refinar ainda mais essas escolhas, raciocine a partir do conceito de relevância. Relevância no alvo, porque esta marca deve se comunicar diretamente com um público determinado (estilo, idade, categoria socioprofissional). Uma marca dirigida a uma clientela de mães jovens, urbanas e ativas naturalmente não terá o mesmo nome de uma marca dirigida a adolescentes.
Relevância contextual também, a marca deve representar o ambiente moda, e deve retratar o seu estilo, o seu universo.

Um nome que é fácil de pronunciar- Como escolher um nome para sua marca de roupas

De preferência, escolha um nome curto (na maioria das vezes é recomendado um máximo de 5 sílabas), cujo som agrada a todos os ouvidos. Deve ser fácil de pronunciar. Quanto mais sua formulação for simplificada, mais memorável será e sua promoção oral será realizada de forma orgânica (pense também em acessibilidade ortográfica para marketing digital, facilidade de repetição para otimizar o boca a boca).

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.