• Registro de Marcas e Patentes.

Como abrir uma casa de chá

Embora o café seja a grande predileção dos brasileiros, o gosto por uma boa xícara de chá é cada vez mais introduzido no estilo de vida das pessoas. A razão? Há uma tendência a buscar alternativas mais saudáveis, além da influência de modas estrangeiras e o desejo de experimentar diferentes experiências.

Já se foram os dias em que essa bebida foi usada para curar uma dor de estômago. As empresas dedicadas à venda e distribuição de chá no país estão atualmente mudando essa percepção e até criaram toda uma cultura em torno delas, transformando-a em uma questão tradicional, intelectual e espiritual, uma atividade que deve ser conhecida e aprendida.

Os especialistas concordam que este mercado mostra um crescimento sustentado de cerca de cinco anos até hoje, com taxas que variam de 20 a 25% ao ano. De acordo com dados fornecidos pela empresa de pesquisa de mercado Nielsen, o consumo de chá em todo o país aumentou em 60% entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em todo o mundo estima-se que o consumo dessa bebida aumente 3% ao ano, principalmente nos países em desenvolvimento; e a FAO prevê que, até 2017, a produção mundial de chá verde cresça 4,5% ao ano, enquanto a produção negra crescerá 1,9%.

Todos esses fatores, juntamente com a incipiente popularidade do chá no Brasil, abriram um mercado interessante, com grande potencial para empreendedores inovadores, que definem seu próprio conceito que os distingue em um setor com poucos competidores.

Um bom menu deve conter diferentes combinações de cada tipo de chá: verde, branco, preto, vermelho e infusões. Se você considerar que cada um é composto de milhares de folhas variadas, não é irracional pensar em uma oferta com uma média de 80 a 100 variedades no total.

Com tantas misturas possíveis, é essencial que você informe ao seu fornecedor para montar uma boa carta e que você está constantemente treinado para conhecer perfeitamente as características e propriedades de cada categoria.

Para complementar o seu menu de chás, pode-se oferecer sobremesas e sorvetes. A ideia de diversificar serve para incluir uma audiência maior, mas sem esquecer o chá, que selecionamos cuidadosamente.

 

Escolha a melhor localização

Escolha a melhor localização
Escolha a melhor localização

Um aspecto importante ao embarcar em sua casa de chá é a área em que você se estabelece. A razão? Os especialistas concordam que, além de dar ao cliente uma bebida rica, você deve oferecer uma experiência completa, acompanhando-o na descoberta de um mundo de novos sabores e aromas. E para isso também você será ajudado pelo cenário que você dá para o seu negócio, por exemplo, sob um conceito de casa de chá inglesa ou marroquina.

Tente encontrar uma região que tenha um bom afluxo de pessoas e que permita montar um espaço personalizado.

A localização é essencial porque pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso da sua empresa. Por exemplo, uma sala de chá não é um conceito adequado para shopping centers porque eles estão sempre cheios de pessoas e o perfil do consumidor de chá procura algo diferente, um lugar onde eles possam relaxar, tratá-los bem e comer e beber algo delicioso.

Você pode começar com um 40m2 local, que tem uma decoração muito natural com características e cores quentes e terrosas, iluminação suave, confortáveis sofás ou cadeiras e mesas ratoeiras. Também recomenda que, em adição ao bar para a distribuição de massa, instalar prateleiras onde a colocar acessórios, como bules, xícaras, frascos, filtros, colheres e infuses, etc. para que seus clientes podem fazer o chá em casa.

 

Gosto pelos sabores

Gosto pelos sabores
Gosto pelos sabores

Embora os empresários do setor tenham se esforçado para trazer a cultura do chá em todos os níveis, eles concordam que, em geral, o público-alvo está em um estrato médio-alto e alto, composto por pessoas que preferem alternativas saudáveis ​​(embora isso implique em um custo extra), que viajaram e que conhecem este produto em maior ou menor extensão.

Por se tratar de uma bebida que está apenas começando a subir, leve em conta que os consumidores começarão com sabores familiares e frutados, como os tísanos, e com o passar do tempo passarão para variedades mais definidas, como os chás puros.

 

Tenha mais do que um fornecedor

Tenha mais do que um fornecedor
Tenha mais do que um fornecedor

No mundo do chá, os fornecedores são extremamente importantes, possivelmente mais do que em outros setores, já que são eles que o apoiam com treinamento e aconselhamento para começar sua casa de chá.

Além disso, se você decidir começar de forma independente, você tem duas opções: importar o chá para você mesmo ou se tornar um bom provedor em nível nacional. Você deve ter um bom conhecimento do processo, já que a matéria-prima vem de diferentes países e, em alguns países, como a China, ainda é leiloada, então o preço pode se tornar volátil. E por outro lado, as regras de importação e as frações tarifárias não são claras para este produto.

A segunda opção é melhor, embora o mercado seja muito fechado, com apenas três importantes importadores de chá, e não é aconselhável manter apenas um por motivos de variedade. No entanto, existem empresas onde você pode encontrar, além da venda de uma grande variedade de chás e acessórios, conselhos para iniciar seu salão de chá., conferências e degustações.

Modelo Negócios focados na venda de uma grande variedade de chás e infusões, além de café em alguns casos. Ele é desenvolvido em formatos como franquias ou empresas independentes.

Público objetivo. Níveis socioeconômicos médio-alto e alto; São pessoas preocupadas com sua saúde que gostam de experimentar coisas novas ou são amantes do chá.

É muito importante planejar o mobiliário e os pratos muito bem, já que ambos serão os que marcam o estilo da Sala de Chá.

Para abrir um salão de chá, a recomendação é mesas redondas, e que os clientes são mais confortáveis e criar um micro ambiente mais unificada que promove o diálogo, que é em última análise, a casa de chá componente principal cliente.

Para montar o clássico com o moderno, madeira escura, juntamente com toalhas de mesa bordadas com flores são uma opção muito boa. Cortinas também são uma parte importante e devem coincidir com as toalhas de mesa.

O balcão é uma parte vital da sala de chá; exibe uma caixa com os chás estrelados que você vende, aqueles que são mais aromáticos e exóticos, juntamente com alimentos doces cobertos por tampas transparentes. O balcão deve estar sempre impecavelmente limpo, arrumado e muito tentador.

 

 

Dicas básicas para o sucesso

  1. Informe-se sobre o assunto. Conheça tudo sobre o chá e suas diferentes variedades, como prepará-lo, suas características e propriedades. Desta forma, você pode fazer recomendações aos seus clientes e oferecer-lhes uma experiência diferente.
  2. A localização e a decoração são fundamentais para o seu negócio. A experiência do chá não se limita ao momento de tomá-lo, mas a todo o ambiente que o acompanha. Procure originalidade em seu conceito.
  3. Fique atualizado, procure por novas bebidas e cuide delas por temporada ou como uma promoção do mês. E não se esqueça de adicionar acessórios de moda à sua oferta.
  4. Observe atentamente quem são os seus parceiros, quanta experiência eles têm no mercado e quanto eles conhecem você.
  5. Apaixone-se pelo seu produto. Este fator é fundamental e além disso você gosta de chá, você deve conhecer e entender. Você não pode vender algo que você não gosta e não sabe.

 

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário