Para abrir uma loja online, é necessário dar os passos fundamentais. No entanto, existem aqueles que não têm experiência e precisam de apoio para alcançá-los.
Talvez você se sinta cansado e não queira continuar na empresa para a qual trabalha. Esta é uma situação muito comum hoje, e que não deve ser temida, uma vez que os avanços tecnológicos e a globalização abriram as portas para novas formas de fazer negócios, de modo que ter controle sobre seu trabalho e sua vida profissional não é impossível
No entanto, é necessário esclarecer que uma loja online não é algo que pode ser feito em apenas uma semana. Pelo contrário, requer algum esforço, especialmente quando se está apenas abrindo, pois requer uma análise no mercado, busca a ideia de negócio mais rentável, entre em contato com fornecedores, entre outras tarefas.
Um dos aspectos que você deve levar em conta quando deseja abrir sua loja é que a ideia que você propõe é lucrativa no futuro. Ou seja, não desvanecer em apenas um ano, ou talvez menos.
O positivo de ter um negócio on-line é que o investimento é pequeno, mas requer mais entusiasmo e compromisso.
Dicas para abrir um negócio on-line
Disposição: é a primeira coisa que você deveria ter. Para fazer isso, você deve se perguntar se realmente tomou a decisão e se sente determinado a começar algo que, embora lhe dê liberdade, exija esforço, talvez mais do que você teve em seu emprego anterior em um escritório. Se a resposta for um “sim”, avalie todas as possibilidades, sem excluir seus talentos e todas as tarefas em que você se destaca, pois, o próximo passo será pensar em uma ideia.
Pesquisa de mercado: tente descobrir se a ideia que você tem realmente tem um mercado que está esperando por você. É aconselhável colocar-se no lugar dos usuários e se perguntar se você realmente compraria esse produto oferecido on-line. É necessário responder a essa pergunta com franqueza e sem se deixar levar pela motivação do momento. Colocar essa questão pode ser decisivo para responder se a ideia é viável, a fim de evitar perdas.
Elaborar um plano de negócios: um plano de negócios será benéfico, pois permitirá visualizar aspectos como o público-alvo, as estratégias para promovê-lo e fazê-lo crescer, a equipe que você tem e o orçamento necessário. Da mesma forma, se você precisar buscar apoio financeiro, ter essas ideias em ordem e delineadas em um plano, poderá obter suporte mais rapidamente.
Entre em contato com fornecedores: o mais aconselhável é que sejam vários, para poder ter uma alternativa se os produtos aumentarem e os custos saírem de suas mãos, ou se algum for retirado do mercado. Antes de iniciar o seu negócio, é recomendável que você também investigue os movimentos com os quais fornecedores potenciais. Também é necessário para saber se os fornecedores podem ter a quantidade de itens que você pode precisar, supondo que você faça grandes quantidades, como este é necessário para satisfazer as necessidades dos clientes, sem perder a face.
Um bom nome: tanto para sua empresa quanto para o domínio dela. Use um que seja curto e fácil de pronunciar. Isso ajudará a ficar mais rápido na mente das pessoas. Evite aquelas palavras que são complexas e opte pela simplicidade. Em seguida, você deve contratar os serviços de um provedor de hospedagem que seja confiável, pois depende da operação do seu negócio.
Contrate um designer: com conhecimento em desenvolvimento web. Não pense assim porque você encontra um modelo que parece fácil de usar e pode fazer todo o trabalho, porque ele nunca será o mesmo, como se o trabalho tivesse sido feito por um designer especializado. Lembre-se que a imagem é muito importante. Se você quer que as pessoas confiem em você e gastem seu dinheiro em sua loja, você não deve brincar com isso. Invista em um site por meio do qual você pode reforçar sua imagem e transmitir confiança.
Pagamentos: prepare todos os meios pelos quais você receberá seus pagamentos. Recomenda-se que você tenha uma conta em um banco pronto para receber o dinheiro e que você ofereça aos seus clientes várias opções para efetuar os pagamentos. Quanto mais mídia disponível, mais fácil e acessível ela é para todos, e você pode convencer seu cliente a ficar em sua loja comprando.
Para começar, você precisará aplicar as etapas descritas. No entanto, também é recomendável que você visite os sites de competição para ter uma ideia de como as coisas funcionam.
Você também pode ver como a concorrência gerencia as estratégias para se promover e receber seus pagamentos. O resto você tem que adicionar você com sua criatividade.
O mais importante é que você tenha em mente que tudo funciona com esforço. Pode não ser fácil no começo, mas você estará fazendo isso melhor a cada dia, à medida que conhecer o seu público e melhorar as estratégias para atrair novos clientes.
Pegue cada erro para obter um aprendizado e tente inovar o máximo que puder, pois esse será o ponto que poderá diferenciá-lo do resto das empresas do setor e se posicionar.
Por que criar uma loja online?
As razões pelas quais todo empreendedor deve considerar vender através da Internet através de uma loja online são as seguintes:
Visibilidade – Como abrir um negócio online
Uma loja online está aberta 24 horas por dia. Podemos vender produtos a qualquer hora do dia sem ter que prestar atenção à transação econômica. O consumidor pode comprar um produto ao amanhecer confortavelmente. Vender através da Internet não tem limites geográficos, você pode acessar nosso e-commerce de qualquer parte do mundo desde que a Internet possibilita a conexão mundial. Se queremos vender no exterior será uma questão estratégica da empresa, devemos saber se nos convém, mas não um impedimento tecnológico.
Redução de Custos – Como abrir um negócio online
Ter um negócio online custa menos dinheiro do que ter um espaço físico. Isso ocorre porque não é necessário ter uma loja física onde vender os produtos, o canal de vendas é uma página da web . Desenvolver um e-commerce tem um custo muito menor do que abrir uma loja, podemos desenvolver nossa loja em tecnologia CMS para e-commerce ou optar por um desenvolvimento personalizado . Depende do que escolhemos o preço será maior, mas não comparável à loja física.
Estoque de produtos – Como abrir um negócio online
Dentro do setor de e-commerce existem diferentes modelos de negócios. Uma loja on-line não precisa ter um estoque físico para vender a um consumidor. Existe um modelo de negócio que nem sequer é necessário ter um estoque físico, podemos vender produtos para download que aumentam a margem de lucro ou se conectar com um fornecedor que lida com a entrega do produto diretamente.
Entenda o consumidor – Como abrir um negócio online
Os web analytics permite-nos para acessar dados e estatísticas interessantes sobre os nossos clientes. Podemos analisar quem compra, quando e como interage com o comércio online . Todos esses dados nos ajudam a estabelecer um padrão do comprador . Saber quem é seu público com detalhes permite-nos abordá-los com mais eficiência. A taxa de conversão aumenta .
Os e-commerces são um modelo de negócios em crescimento, mas não precisam ser uma aposta segura. Para o sucesso do comércio eletrônico , é necessário gerenciar adequadamente o comércio eletrônico , é um processo que nos permitirá aumentar as vendas, atrair consumidores e reter clientes.