• Registro de Marcas e Patentes.

Brainstorming: o que é e seus benefícios

Brainstorming

Brainstorming é uma técnica de grupo em que a criação de novas ideias que contribuem para a solução de problemas ou para tornar mais eficiente algum processo ou atividade que tem uma determinada empresa.

Hoje em dia, trabalhar em ilhas não é uma opção. E porque trabalhamos em ilhas, queremos dizer que os grupos ou departamentos de trabalho de uma empresa não podem ser dispersos e isolados uns dos outros.

A nova maneira de administrar as empresas mudou progressivamente desde que passou de uma estrutura do tipo tradicional, caracterizada pela escassa comunicação entre posições hierárquicas e pessoal operacional, para uma visão de qualidade em relação ao trabalho em equipe.

O trabalho em equipe, além de começar a utilizar as ferramentas disponíveis para a empresa, promove maior participação e capacitação nas atividades de uma determinada empresa.

Brainstorming é um termo em inglês que pode ser traduzido como “tempestade cerebral”, ou mesmo uma “chuva de ideias”.

O que você imagina de um brainstorming? Não é nada mais do que fazer propostas sobre propostas, e talvez uma ideia que tenha um membro da equipe possa ser completada por outra.

Talvez, como profissional de marketing, tenha acontecido com você que você ficou preso, incapaz de gerar uma boa ideia para um projeto criativo. Mas no momento em que você começa a conversar com seus colegas de trabalho ou colegas, as ideias começam a surgir.

Muitas vezes, é assim que o cérebro humano funciona no que diz respeito à criatividade.

Boas ideias surgem quando você menos espera, mas quando você fala e relaxa, seu cérebro é mais propenso a colaborar e lhe dar as ideias mais brilhantes para resolver um problema.

Faça o experimento e você verá que, como equipe, as ideias são mais e melhores.

Se o tema do brainstorming tiver chamado sua atenção e você quiser implementá-lo em suas equipes de trabalho, continue lendo o artigo.

O que é brainstorming?

Brainstorming é uma técnica usada para gerar grandes quantidades de ideias que surgem dentro do encontro de um grupo de pessoas, através da promoção da participação e do pensamento criativo delas.

Brainstorming é uma ferramenta usada para identificar as causas de um problema e suas possíveis soluções. Também é usado para a discussão de novos conceitos ou o planejamento de soluções alternativas.

Em suma, o brainstorming é uma ferramenta estratégica e criativa usada para resolver problemas e propor ideias criativas.

Este conceito foi descrito pela primeira vez na história por Alex F. Osborn em 1953 em seu livro Imaginação Aplicada: Os Princípios e Procedimentos do Pensamento Criativo.

No entanto, a definição foi consolidada em 1983, quando Osborn percebeu que as melhores ideias são dadas quando o trabalho está em uma equipe sem estrutura hierárquica, tudo de uma maneira completamente horizontal.

A dinâmica proposta por Osborn era que o grupo de pessoas sem hierarquia expunha suas ideias livremente e que todas eram levadas em conta.

Assim, concluiu-se que o trabalho individual, quando se procura novas ideias e soluções, está em desvantagem quando comparado com o trabalho em equipe, no qual as ideias são livres, surgem espontaneamente, variadas e criativas.

Desde que este conceito é entendido, existem muitas áreas da sociedade que o utilizaram para resolver seus problemas.

No entanto, é usado com mais frequência no campo de Marketing e Publicidade, uma vez que são áreas em que a criatividade da equipe é geralmente mais necessária.

Em uma campanha importante para um cliente em particular, as equipes de Marketing geralmente se reúnem por cerca de uma hora para saber quais propostas de ideias cada membro possui.

Desta forma, a campanha terá, até o final da reunião, muitas alternativas para o sucesso.

Duas cabeças pensam melhor que uma, diz o ditado popular, e nada é mais verdadeiro.

Coloque em sua equipe um brainstorming e detalhe as ideias que resultaram.

Se ainda não convencer você, falamos sobre seus múltiplos benefícios.

Benefícios do brainstorming

brainstorming benefícios

Além da geração de boas ideias em equipe, uma boa prática de Brainstorming traz muitas vantagens que não devem ser desperdiçadas por uma empresa.

O trabalho em equipe, como ficou provado, só traz resultados positivos: campanhas de sucesso, projetos bem implementados e a satisfação de ter feito bem as coisas.

Vamos conhecer os benefícios de gerar ideias inovadoras depois que uma equipe criativa trabalha.

– Oferece uma atmosfera participativa

– Quando o poder de participação é dado a cada membro da equipe, a camaradagem começa.

Um dos propósitos do brainstorming é que a equipe trabalhe em conjunto, contribuindo, cada qual, com um grão de areia a favor de um projeto.

Por isso, é importante que os membros da equipe sentem-se em completo relaxamento enquanto debatem, para que possam expressar suas ideias livremente e sem qualquer limitação.

Isso gerará um ambiente agradável, no qual os funcionários se sentirão mais confiantes com o que melhorará a produtividade, e isso, em suma, é bastante benéfico para qualquer empresa.

Incentivar a inovação

Muitas pessoas não percebem suas verdadeiras habilidades encontrando barreiras em todos os lugares ou sempre copiando o que outras pessoas fizeram.

A ideia do brainstorming é que cada indivíduo se expresse em liberdade, portanto, será incentivado a dar ideias inovadoras que possam ajudar na resolução de um determinado problema ou ideias que ajudem a criatividade de uma estratégia, por exemplo.

Quando uma empresa incentiva uma equipe a pensar em liberdade, ela abre as portas para ideias incríveis que podem mudar o curso de muitas coisas.

“A criatividade envolve simplesmente conectar as coisas”, disse Steve Jobs uma vez. No brainstorming muitas ideias da equipe, vale a redundância, você pode se conectar para criar algo novo e realmente ótimo.

Aumentar a produtividade

Para o aprimoramento de qualquer processo de uma empresa, deve haver um compromisso de buscar finalidades em seus membros; e é precisamente isso que promove uma técnica de brainstorming.

Brainstorming visa que a equipe se reúna para alcançar um objetivo ou resolver um problema gerando ideias, de modo que possa se traduzir em melhor e maior produtividade para a empresa.

Aumentar a motivação

Nada aumenta a motivação de uma equipe mais do que ser levado em consideração como indivíduo.

Ao se sentir parte de algo, estar animado porque o trabalho de todos é importante e valioso e que todos os membros da equipe percebem dessa forma, aumenta significativamente a motivação de uma equipe para se comprometer com um projeto.

Um brainstorming enfatiza cada individualidade e cada ideia de cada indivíduo, pois são importantes, necessárias e complementares.

Otimizar a comunicação

Uma das grandes limitações de uma boa comunicação é não ser ouvida ou que a ideia seja rejeitada ou oposta.

A ideia de um brainstorming é que cada pensamento criativo é levado em conta, esquemas hierárquicos são quebrados, então o medo de expressar opiniões é esquecido , então a comunicação entre as equipes melhora significativamente.

Passo a passo para aplicar a técnica de Brainstorming

Para resultados precisos, concisos, criativos e inovadores, estes devem ser seguidos, mais do que etapas, regras para que a técnica de brainstorming seja aplicada à equipe com eficiência e produtividade. Então, preste atenção ao que vem a seguir.

Encontre um coordenador para a reunião:

Alguém deve ser aquele que direciona as ideias na mesma direção. Alguém deve ser o moderador da reunião e quem deve manter todos focados no mesmo objetivo de gerar ideias criativas.

Não é que surjam ideias e que elas sigam todas as direções possíveis. Vamos precisar de uma pessoa para levar o bastão na reunião em que um brainstorming acontecerá.

Houve casos em que, por exemplo, o objetivo da reunião é gerar ideias para uma campanha criativa de uma marca de relógios e acabar falando sobre assuntos pessoais em que os membros da equipe estão sempre atrasados ​​por causa de sua razão. vidas privadas

O objetivo de um brainstorming é focar na importância de resolver um problema ou adicionar novas ideias a um projeto de nossa empresa, portanto, precisamos de quem nos leva e nos mantém nesse caminho.

Defina seus objetivos:

Talvez seja um ou talvez haja vários, mas é importante que a pessoa que lidera a reunião sempre se destaque.

Tendo objetivos claros, será mais difícil para o grupo dar a volta por cima.

Recomendamos que essas metas sejam escritas no quadro da sala de reunião, onde o brainstorm será realizado para que todos os membros as tenham sempre em mente e por escrito.

Não critique as ideias dos membros da reunião:

Em nenhuma circunstância as ideias de qualquer membro da equipe devem ser julgadas.

Em suma, frases como “que não funciona”, “que absurdo”, “sua ideia é muito vaga”, não devem surgir em um brainstorming.

O objetivo de uma tempestade de ideias é que cada um contribua e que cada contribuição seja valorizada e levada em conta.

Você nunca sabe se um “gênio” pode surgir de uma “tolice”.

Deixe a liberdade para formular novas ideias:

Além de ser proibido de julgar as ideias dos outros, você deve dar liberdade suficiente para os participantes do brainstorming, que é a liberdade que eles podem sentir e perceber.

Ao ter e sentir essa liberdade, eles podem dar suas opiniões sem medo de serem criticados negativamente ou de serem diminuídos pelas opiniões dos outros.

Promova a exposição de muitas ideias:

É aconselhável permitir o fluxo de ideias continuamente, as paradas podem impedir que surjam novas ideias.

A melhor coisa é que o grupo na reunião de brainstorming não tem muitas pessoas, pois, sendo assim, a exibição das muitas ideias que gostaríamos de ver seria meio complicada.

Por isso, é melhor evitar longas esperas pela exposição das ideias de cada um, não é necessário desperdiçar nenhum pensamento criativo de nenhum membro da equipe.

Incentive o cruzamento de ideias entre os membros da reunião:

O objetivo de um brainstorming é que a equipe se apoie mutuamente.

Em muitas ocasiões, algum indivíduo pode ficar estagnado ou não terminar uma ideia. Mas de repente alguém sabe qual seria a melhor solução e completa essa ideia.

Como mencionamos antes, duas cabeças pensam melhor que uma.

Comece com problemas simples:

Quando estamos diante de problemas muito complexos, nem sabemos por onde começar a dar ideias de soluções eficazes; Por isso, buscam-se soluções globais que não auxiliem na resolução, pois a verdadeira é ainda menor do que se pode pensar.

Faça perguntas do tipo: “como?

Estabelecer esses tipos de perguntas pode dar um bom começo a uma reunião desse tipo. O coordenador que mencionamos na primeira etapa será aquele que cuida disso.

Para propor soluções ou ideias que vão para um campo específico, é melhor fazer uma pergunta no início do brainstorming.

Recomendações para o espaço da reunião

Deixamos algumas dicas para adaptar o espaço em que você vai realizar seu brainstorming. Leve em conta o que segue.

– Deve ser um local espaçoso que não dê a sensação de engarrafamento. Assim, as ideias surgirão com maior fluidez.

– O mobiliário é confortável para que as pessoas se concentrem no que nos interessa.

– Tenha um quadro negro ou blog para anotar as principais ideias a serem desenvolvidas posteriormente.

– Para melhorar a comunicação, é importante que os membros olhem uns para os outros, portanto, é aconselhável estar em uma mesa redonda onde não haja impedimentos visuais.

Conclusão

Brainstorming é uma ferramenta estratégica e criativa usada para resolver problemas e propor ideias criativas. Seu objetivo principal é gerar ideias novas e inesperadas.

Todas as ideias que surgem no brainstorming devem ser consideradas, não é hora de refiná-las ou criticá-las.

É importante que a experiência seja positiva para sua equipe. Dessa forma, você pode colocá-lo em prática no futuro, se seu objetivo é obter ideias interessantes de conteúdo para o seu site, por exemplo.

Incentivar a criatividade em sua equipe está dentro de suas possibilidades, nunca subestime uma ideia!

O Brainstorming e o registro de marca

A princípio você pode pensar que esses dois conceitos não têm muito a ver, mas sim, eles têm! Para começar que um brainstorming pode ser uma técnica muito bem-vinda na formulação de uma marca para uma empresa. Além disso, de nada adianta formular ideias geniais para o gerenciamento de uma empresa se a sua marca não for registrada.

O registro de marca garante a segurança necessária para seguir tocando um negócio com a tranquilidade de que a marca está protegida e seu uso é exclusivo. Clique aqui para mais informações. 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário