Consulta de marcas registradas
Para registrar uma marca, é fundamental que ela possua o caráter de novidade. Isso significa que é preferível que não haja outra marca igual ou semelhante à que você deseja registrar. Essa questão leva as pessoas a fazerem questionamentos relacionados à consulta de marcas registradas: como fazer? Onde fazer? Qualquer pessoa pode fazer? Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo de como fazer uma consulta de marcas registradas.
Aqui você encontrará os seguintes tópicos:
- Onde fazer consulta de marcas registradas
- Passo a passo para consulta de marcas registradas
- A importância de uma empresa especializada
Onde fazer consulta de marcas registradas
Todos os processos relacionados com Propriedade Industrial no Brasil são feitos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O INPI, como também é conhecido, é responsável pelo registro de marcas, patentes, desenhos industriais e muito mais. Além de conseguir detalhes a respeito do processo, no próprio portal da autarquia é possível fazer uma consulta de marcas registradas.
No site, é possível pesquisar o registro de marcas por meio de quatro formas distintas:
- Pelo nome da marca;
- Pelo radical (quando você não conhece o nome completo da marca em questão);
- Pelo procurador ou titular;
- Pelo número de protocolo de identificação do processo.
Passo a Passo para consulta de marcas registradas
1 – Entre no site do INPI e clique em Busca.
2 – Para fazer a pesquisa sem um login no sistema, clique em Continuar.
3 – Clique em “Marca”.
4 – Clique em Marca novamente para fazer a pesquisa!
A importância de uma empresa especializada
Mesmo que o processo de consulta de marcas registradas esteja aberto a todo o público, é fundamental que você conte com a ajuda de um profissional para realizar o registro. Vou te contar os motivos para fazer essa opção!
- Um profissional de Propriedade Industrial está acostumado com o funcionamento dos processos no INPI. Dessa forma, já existe uma experiência e um “saber-fazer” sobre como a autarquia federal responde aos pedidos de registro.
- O INPI leva em consideração não apenas a escrita de uma marca, mas também a fonética. Um consultor especializado tem o apoio de um banco de dados ainda maior do que o disponibilizado pelo INPI para fazer essa pesquisa.
- A pesquisa precisa ser feita levando em consideração também o idioma em que se deseja registrar a marca.
Além desses três pilares relacionados com a pesquisa, uma empresa especializada no registro de marca vai te auxiliar ao longo de todo o processo. O INPI não é um órgão fiscalizador, então ele não emite nenhum tipo de notificação relacionada às marcas registradas ou aos pedidos. Tudo fica a cargo do titular e do seu procurador.
Converse com os nossos consultores Arena Marcas & Patentes e veja as condições para registrar sua marca! Somos uma empresa com mais de 60 anos de tradição no mercado, com mais de 65 mil marcas registradas em todo o país!