Se você está atento às tendências do mercado digital nos últimos meses, provavelmente viu alguma informação sobre NFTs. A sigla tem se popularizado mais a cada dia, e em tradução livre seria algo próximo a “Tokens não fungíveis” – do inglês Non-Fungible Tokens.
De forma bem resumida, um NFT pode ser qualquer elemento digital registrado como único: uma imagem, um meme, uma música, roupas virtuais e até mesmo lotes virtuais. Sua autenticidade é confirmada através dos blockchains, um conjunto de códigos que vai tornar aquela peça única em todo o mundo digital.
Se quiser saber mais sobre os Tokens Não Fungíveis, experimente ler este artigo!
Mas você sabe qual o valor de uma NFT? Talvez o preço de um item como esse possa te surpreender!
Qual o valor de um NFT
Não há dúvidas de que os NFTs chegaram para revolucionar o mercado de transações digitais. Não dá para negar também que os altos valores cobrados nos tokens são impulsionados por especulações mercadológicas provenientes das criptomoedas – que utilizam praticamente o mesmo princípio blockchain.
O valor de um token não fungível pode variar, mas já adiantamos que não é nada barato. Uma reportagem do The Guardian, um dos mais importantes jornais britânicos, fez um levantamento evidenciando o poder da influência de um NFT no mercado de arte ao redor do mundo.
O jornal lembra que até hoje, o NFT mais caro comercializado é uma obra da artista digital Beeple. Em março de 2021, uma colagem enorme produzida pela artista foi vendida por 50,5 milhões de libras, o que equivale a aproximadamente 376 milhões de reais. É uma bolada, não é?
Mas, calma, nem todos os tokens não fungíveis possuem um valor tão alto. O que vai exatamente determinar o preço de um NFT está associado com as leis gerais de mercado. A raridade do item, a influência do artista, a autenticidade da obra registrada oficialmente, dentre outros fatores.
Onde comprar e vender NFT
O mercado de tokens não fungíveis possui um marketplace específico para a realização desse tipo de transação. O OpenSea é, atualmente, o principal local em que se pode vender e comprar obras artísticas digitais, desde os colecionáveis, até músicas, fotografias, jogos de cartas, dentre outros.