• Registro de Marcas e Patentes

Cartão de visita – Oficina de Pintura e Repintura automotiva

A pintura é a parte visual de um carro, é inevitável que o resultado seja óbvio. Para as pessoas que se dedicam a pintar carros, mais do que o conhecimento empírico, a pintura é realmente uma arte.

É, de fato, como se fosse o cartão de visitas de seu automóvel. Se você tem uma oficina especializada em pintura e repintura automotiva, as regras para elaboração de um bom cartão de visita são as básicas, mas há também de se oferecer um endereço com boas informações que motivem o cliente a escolher uma oficina de pintura especializada para realizar o serviço.

Decidir onde levar o carro para perfurar é um dilema, geralmente por causa do preço. Eu levo para um revendedor? Eu levo para a oficina do pátio que é mais econômica?

A decisão é para cada pessoa, mas aqui vamos dar informações que podem ser valiosas quando se trata de tomá-la.

Com o tempo, as tintas e seus solventes também evoluíram; antes de solventes foram os mais fino e nitrocelulose, mas hoje evoluiu para uma origem de plástico tinta como o poliuretano, o poliéster-plásticos são derivados, que têm solventes de plástico, mas não só seco através de evaporação, mas precisam de ser catalisada , curada ou seca por um processo particular em plásticos chamado polimerização.

Existem tipos de tinta de um ou dois componentes 1K e 2K; as tintas 1K são tintas planas ou brilhantes que são de acabamento simples, tintas 2K são de dois componentes ou tintas com verniz.

Oficinas, garagens e as concessionárias devem ter ferramentas diferentes, tais como alistamento área cabine de pintura, lâmpadas de secagem, colorimetria máquina de laboratório de lixar orbital, extração linha de partículas, uma área de colorimetria, pintor e colorista ou pintor com habilidades em colorimetria.

Até que ponto as ferramentas são tão importantes se não existiam antes e os carros foram bem pintados? O pintor da loja da esquina pode não ter todas essas ferramentas, mas meus amigos dizem que é muito bom, que ele trabalhou em uma concessionária e em uma oficina autorizada.

O que faz a diferença são as ferramentas, a aplicação da técnica e não o suficiente com o conhecimento do pintor. Conseguir uma pintura com um acabamento perfeito requer uma série de atividades como seleção de cores, preparação da peça, limpeza, seleção de materiais de pintura, preparação da peça, aplicação adequada da técnica, ferramentas apropriadas, etc.

A seleção de cores é uma parte fundamental. Existem softwares que fornecem a medição exata e códigos pares de cada cor para facilitar sua obtenção, e até gerenciam as quantidades de acordo com o fabricante com regras volumétricas ou formulação em gramas.

A preparação da peça. A peça pode ser nova ou vem com um processo de estanhagem, para que os processos de limpeza sejam preferencialmente feitos com líquidos neutros e que sejam antiestáticos, pode-se usar uma mistura entre álcool industrial e água?

O primeiro trabalho de pintura é fornecer proteção contra corrosão. Se for uma peça nova, ela tem um tratamento para corrosão de fábrica que pode ser uma cataforese ou galvanizada, mas se for perdida deve ser corrigida com um primer. Se vier de latão, o processo a ser executado para proteger contra a corrosão é priming; O primer é o primeiro material que é aplicado na chapa, deve ser deixado para secar para limpar e lixar, embora existam materiais que permitam a aplicação wet-on-wet para o material a seguir.

O material a seguir para aplicar é a base ou aparelhamento; atualmente, as grades tingidas vêm para ajudar a dar a cor; existem plataformas, cinza, azul, branco e vermelho. O cordame é o que dá âncora à cor, depois vem a aplicação da cor e termina o processo com o verniz, isto para pinturas de 2k.

Existem acabamentos monocamada, bicapa e tricapa.

Monocamada: é onde é usada uma tinta que fornece a cor final, brilho e dureza.

Bicapa: composta por duas pinturas; uma base que fornece cor e um verniz que dá brilho e dureza. Dentro do Bicapa encontramos planície ou de uma única cor; Bicamada metálica contendo pigmentos metálicos e bicamada perolada contendo pigmentos metálicos e perolados.

Tricapa: composta por três tintas, duas bases Bicapa ou cor e verniz; eles contêm pigmentos metálicos e perolados convencionais ou transparentes.

Considerando todos esses aspectos, o tipo de pintura 1k ou 2k, se poliéster ou poliuretano se o acabamento é dupla ou triplicar o confronto mínimo revendedor vs oficina, deve ter o direito material para a pintura que tem o nosso auto, uma área de alistamento a lixagem deve ser em seco e não em água e a cura ou polimerização da pintura deve ser realizada, deve ter uma cabine de pintura. Para efeitos ambientais devido à quantidade de partículas lançadas no meio ambiente e à economia de pintura, devem estar disponíveis pistolas HVLP de alto volume e baixa pressão.

Em qualquer caso, a decisão permanece com o cliente, portanto, lembre-se de todos esses aspectos ao escolher onde pintar seu veículo.

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário