O plano de negócios é um documento escrito que inclui basicamente os objetivos de sua empresa, as estratégias para alcançá-los, a estrutura organizacional, o investimento necessário para financiar seu projeto e soluções para resolver problemas futuros- internos e externos- do ambiente.
Também neste guia estão refletidos vários aspectos-chave, tais como: definição do conceito, quais produtos ou serviços são oferecidos, para qual público a oferta é direcionada e quem são os concorrentes que estão no mercado, entre outros. Isso sem mencionar o cálculo preciso de quantos recursos são necessários para iniciar as operações, como eles serão investidos e qual é a margem de lucro desejada.
Ao contrário do que alguns empreendedores imaginam, desenvolver um plano de negócios é menos complicado do que parece. Embora cada projeto seja diferente, tudo parte de ter uma ideia e materializá-lo por escrito com base em cinco pontos básicos:
– Estrutura ideológica. Inclui o nome da empresa, bem como a missão, visão, valores e uma descrição das vantagens competitivas do negócio.
-Estrutura do ambiente. Baseia-se numa análise dos pontos fortes e fracos da empresa, bem como no comportamento do setor em que se desenvolve, tendências de mercado, concorrência e potenciais clientes.
-Estrutura mecânica Aqui estão listadas as estratégias de distribuição, vendas, marketing e publicidade, ou seja, quais ações devem ser executadas para alcançar o sucesso da ideia de negócio.
-Estrutura financeira Esse ponto é essencial porque testa – com base em projeções de cálculos e cenários – a viabilidade da ideia, falando em termos econômicos e se gerará uma margem de lucro atraente.
-Recursos humanos. Ele ajuda a definir cada um dos trabalhos que devem ser cobertos e determina os direitos e obrigações de cada um dos membros que compõem a organização. Não importa se você está apenas começando, esta será sua base para garantir o crescimento de sua empresa .
Como elaborar um plano de negócios?
– Capa e índice
A primeira impressão, sem dúvida, influenciará a decisão dos investidores. Você deve incluir no plano de negócios uma cobertura simples, mas precisa, com todas as informações sobre a empresa: logotipo, nome, endereço, telefone, email, web, nome do fundador e, se apropriado, uma foto do produto ou serviço.
Com o índice, você terá que solicitar todos os pontos do plano de negócios com o número da página correspondente. Faça o mais completo possível para que o leitor tenha uma ideia clara do conteúdo do documento.
– Resumo executivo com as necessidades e objetivos do seu negócio
Na primeira parte do documento você deve fazer um resumo descritivo da ideia que inclua os seguintes pontos: o produto ou serviço e suas vantagens, a oportunidade de mercado, a equipe de gerenciamento, a trajetória até a data, as projeções financeiras, a necessidades de financiamento e rentabilidade esperada.
Você deve definir a necessidade ou problema que sua empresa pretende resolver. Mas acima de tudo, você terá que capturar a atenção dos investidores em aproximadamente duas páginas onde você resumirá os pontos mais importantes do texto. Além disso, você deve levar em consideração várias coisas:
Se você ainda não tem certeza dos objetivos fundamentais do seu negócio, você precisa pensar sobre eles antes de fazer o plano de negócios.
É interessante referir-se ao tempo que você levou para desenvolver a ideia de negócio e o trabalho que você fez até hoje.
– Descreva como você resolverá o problema explicado no resumo
Neste ponto, você deve descrever a missão do seu negócio. Uma lista de ações que sua empresa precisa para enfrentar um problema existente no mercado.
Descreva o que é seu produto ou serviço , o que os clientes obterão com sua compra e quais são seus pontos fracos ou inconvenientes. Este último é muito importante ao fazer um plano de negócios, os leitores irão apreciar a sua sinceridade.
Certamente já existem empresas que estão trabalhando pelos mesmos objetivos. Identifique-os e pergunte-se: como vou me diferenciar?
– Explique por que sua empresa é única e quem fará parte dela
Fazer um plano de negócios envolve examinar os pontos fortes e fracos de sua concorrência, uma vez identificado, você pode justificar por que sua empresa é única. Você deve se distinguir da multidão para aumentar a oportunidade de investimento.
Neste ponto, você também pode incluir as habilidades de sua equipe para tornar sua empresa única. Isto é, faça referência às seguintes informações:
Como a administração da empresa será realizada.
Descreva a trajetória e a experiência de cada membro da equipe.
Esclareça como você cobrirá as principais áreas de produção, vendas, marketing, finanças e administração.
Inclua contas de gerenciamento, vendas, controle de estoque e controle de qualidade.
Analise, se achar necessário, a localização da empresa e as vantagens e desvantagens dessa situação.
Se há algo que os investidores valorizam, é a capacidade de comprometimento do empreendedor. Aproveite este ponto do plano de negócios para mostrar a quantidade de tempo e dinheiro que você e sua equipe estão dispostos a assumir.
– Liste as características do mercado no qual você desenvolverá seus negócios
Você terá que analisar as condições do mercado: quão grande é, com que velocidade está crescendo e qual é seu potencial de lucro.
Explique como você investigará seu público e com quais ferramentas.
Conheça a meta de mercado na qual a empresa irá desenvolver e direcionar suas estratégias de marketing para essa meta. Se você não orientar sua estratégia de marketing, perderá tempo, esforço e dinheiro. Certifique-se de resolver as seguintes perguntas dos investidores: Quais são os produtos de seus concorrentes e como eles os criam? Por que alguém vai abandonar seus concorrentes atuais para comprar em sua empresa?
– Desenvolver estratégias promocionais
É aqui que o plano de marketing da sua empresa deve ser incluído . É talvez um dos passos mais importantes quando se faz um plano de negócios. Estratégias promocionais e de marketing podem determinar o sucesso ou o fracasso de sua empresa. Para classificar todas essas informações, tente responder várias perguntas:
Como você posicionará seu produto ou serviço? (Compare recursos como preço, qualidade ou tempo de resposta com os de seus concorrentes)
Como você vai vender para seus clientes? (Telefone, site, cara a cara, agentes …)
Quem serão seus primeiros clientes?
Como você identificará clientes em potencial?
Como você vai promover o seu negócio? (Publicidade, relações públicas, email marketing , estratégia de conteúdo , mídia social …)
Qual será o benefício de cada parte do seu negócio?
– Analise suas fontes de renda
Quando você chegar a este ponto ao fazer seu plano de negócios, você deve começar a traduzir tudo o que você disse em números. Ou seja, analise as previsões financeiras do seu negócio.
A análise deve incluir: estrutura de preços, custos, margens e despesas.
Se você precisar de mais informações sobre como elaborar um plano financeiro , recomendamos a leitura deste guia.
– Crie um plano para enfrentar ganhos ou perdas
Se um patch áspero vier em breve e você não tiver um plano, o negócio pode se dissipar ou falhar de repente. Se você receber um sucesso inesperado, suas metas podem mudar de repente e você precisará de um novo plano de negócios.
Portanto, você deve avaliar os riscos do seu negócio, identificar as áreas em que algo pode dar errado e explicar o que você faria nesse caso.
– Anexos
É muito possível que depois de fazer o plano de negócios você precise fornecer informações adicionais para complementá-lo. Por exemplo:
Dados da pesquisa de mercado que você explicou no ponto 5.
Currículo da equipe que formará sua empresa (muito importante se você estiver procurando financiamento externo).
Especificações técnicas do produto ou serviço (você pode incluir fotografias).
Os nomes de alguns clientes em potencial.