Configurar sua própria empresa é relativamente fácil. É suficiente que você registre um nome, estabeleça o domicílio fiscal, obtenha a licença e conte com algum capital (embora haja ajudas, se você simplesmente mancar com dinheiro). Tudo pode parecer maravilhoso até chegar a hora de atrair clientes. E nem sempre se trata de tentar convencer a outra pessoa de que a sua maneira de trabalhar é a que mais lhe convém ou de que suas taxas são as mais competitivas, mas para fazer com que esse possível cliente se sinta compreendido e ouvido.
Há algum tempo, a neurologia e a psicologia vêm assumindo diferentes setores, como marketing ou publicidade. E é isso, apelar para as emoções geralmente abre todas as portas. Por isso, vamos falar sobre a metodologia DISC e como ela ajuda as empresas.
A metodologia DISC é uma ferramenta amplamente utilizada por um grande número de empresas pela sua eficácia tanto para o desenvolvimento e valorização do talento humano ou, ao contrário, é utilizada para facilitar o fechamento de algumas vendas .
Quem formulou a metodologia DISC
Com cerca de 80 anos, essa metodologia foi introduzida por William Marston e, desde então, cresceu e se desenvolveu. Esta metodologia ajuda a estudar o comportamento natural das pessoas em relação a diferentes situações.
Quais dados você fornece?
DISC é uma sigla formada pelas seguintes palavras:
Decisão: isto é, como respondemos aos desafios e desafios que surgem em nosso caminho.
Interação: como nos relacionamos e como influenciamos os outros.
Serenidade: qual é a nossa resposta ao ritmo das coisas e mudanças.
Compliance: de que maneira respondemos às normas estabelecidas.
Como usar a metodologia DISC?
Podemos usá-la em diferentes situações.
Para gerenciar nossas equipes. Podemos usar os dados obtidos após a realização do teste para criar equipes de trabalho eficientes. Você também pode criar estratégias de gerenciamento de equipamentos. Isto é, ajude quem precisa melhorar. Assim, o ambiente de trabalho será melhorado.
Para selecionar candidatos. As empresas estão interessadas em criar modelos em que os profissionais tenham personalidades que beneficiem o trabalho que cada pessoa deve realizar. Ou seja, existem tarefas em que um tipo de perfil ou outro é necessário.
Para obter vendas. Se obtivermos informações suficientes sobre nossos clientes, ou seja, identificarmos seu perfil, poderemos fazer uma comunicação mais afetiva com eles.
Mas, neste caso, devemos trabalhar com dados menos concretos do que aqueles que são normalmente obtidos a partir deste teste, mas o importante é poder trabalhar com algum tipo de dados.