• Registro de Marcas e Patentes.

5 casos de disputa no registro de marca

5 casos de disputa no registro de marca

5 casos de disputa no registro de marca | O registro de uma marca é importante para proteger o uso indevido da marca, por isso, esse é um processo muito importante para se fazer no momento de abrir uma empresa. Às vezes, acontece de empresas não se registrarem e descobrir que seu nome está sendo utilizado. 

Por isso, a Arena Marcas & Patentes, empresa especializada em registros de marcas, separou algumas vezes que houve disputas judiciais por conta do nome das empresas.

5 casos de disputa no registro de marca

Existiram diversos casos de disputa no registro de marca na história. E todos eles mostram a importância de se registrar uma marca.

Legião Urbana X anônimo

Registrar o nome de uma banda, é muito importante, e a banda Legião Urbana sofreu as consequências de não fazer isso.

Os integrantes não registraram o nome no ínicio e tiveram que entrar na justiça anos depois, pois um anônimo tinha registrado o nome da banda no INPI.

Johnnie Walker x João Andante

A Marca de bebida Johnnie Walker teve que processar uma marca de cachaça com nome de João Andante. A base da acusação era que Walker significa literalmente andante.

Por isso, a marca foi processada por plágio, além disso, ela utilizava a mesma identidade visual. Logo, a empresa brasileira teve que mudar o seu nome e hoje se chama “O andante”.

Starbucks x Sambucks

Em Oregon, uma cafeteria abriu com o nome de Sambucks, além de possui um nome parecido com a Starbucks, a identidade visual também era parecida. A empresa teve a oportunidade de reformular, mas resolver continuar na justiça.

No fim, ela perdeu e teve que trocar de nome e identidade visual.

Lewis Hamilton x Hamilton

O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton processou uma marca de relógios suíços que se chamada Hamilton Watch Company. 

O Piloto britânico perdeu, sobretudo porque a empresa possuía um nome relativamente comum e existe desde 1892.

Grandiente x Apple

Essa batalha judicial ainda não teve desfecho, porém, diz respeito ao uso da palavra iPhone no Brasil. A empresa IGB Eletrônica, que possui como marca Gradiente, registrou o nome iPhone antes da Apple aqui no Brasil. 

No entanto, ainda não houve um desfecho para esse caso e ele está sendo redirecionado para o STF.Gostou do artigo “5 casos de disputa no registro de marca”? Acesse o blog da Arena Marcas & Patentes para saber mais sobre Marketing, Registro de marcas e muito mais.