Terceirização é a prática comercial de contratar uma empresa fora de uma empresa para realizar serviços e criar bens que tradicionalmente eram executados internamente pelos próprios funcionários e funcionários da empresa. Geralmente feito como medida de redução de custos, pode afetar os trabalhos que vão desde o suporte ao cliente até a fabricação.
A terceirização foi reconhecida pela primeira vez como uma estratégia de negócios em 1989 e tornou-se parte integrante da economia de negócios ao longo da década de 1990. A prática de terceirização está sujeita a considerável controvérsia em muitos países. Os opostos argumentam que causou a perda de empregos domésticos, particularmente no setor manufatureiro. Os defensores dizem que isso cria um incentivo para empresas e empresas alocarem recursos onde eles são mais eficazes, e que a terceirização ajuda a manter a natureza das economias de mercado livre em escala global.
A terceirização pode ajudar as empresas a reduzir significativamente os custos de mão de obra terceirizando certas tarefas. As empresas também podem evitar despesas associadas a despesas gerais, equipamentos e tecnologia.
Além da redução de custos, as empresas podem empregar uma estratégia de terceirização para enfocar melhor os aspectos centrais do negócio. A terceirização de atividades não essenciais pode melhorar a eficiência e a produtividade, porque outra entidade executa essas tarefas menores melhor do que a própria empresa. Essa estratégia também pode levar a tempos de resposta mais rápidos, maior competitividade dentro de um setor e redução dos custos operacionais gerais.
Exemplos de terceirização
As maiores vantagens da terceirização são a economia de tempo e custo. Um fabricante de computadores pessoais pode comprar componentes internos de suas máquinas de outras empresas para economizar nos custos de produção. Um escritório de advocacia pode armazenar e fazer o backup de seus arquivos usando um provedor de serviços de computação em nuvem, dando-lhe acesso à tecnologia digital sem investir grandes quantias de dinheiro para realmente possuir a tecnologia.
Uma pequena empresa pode decidir terceirizar as tarefas de escrituração contábil para uma empresa de contabilidade, pois isso pode ser mais barato do que manter um contador interno. Outras empresas consideram a terceirização das funções dos departamentos de recursos humanos, como folha de pagamento e plano de saúde, como benéfica. Quando usada adequadamente, a terceirização é uma estratégia eficaz para reduzir despesas e pode até mesmo proporcionar a uma empresa uma vantagem competitiva sobre as rivais.
Terceirização internacional
A terceirização internacional pode ajudar as empresas a se beneficiar das diferenças nos custos de mão de obra e produção entre os países. A dispersão de preços em outro país pode levar uma empresa a transferir algumas ou todas as suas operações para o país mais barato, a fim de aumentar a lucratividade e permanecer competitiva dentro de um setor. Muitas grandes corporações eliminaram todas as suas centrais internas de atendimento ao cliente, terceirizando essa função para equipamentos de terceiros localizados em locais de baixo custo.
Essa é uma das principais características do processo de globalização, que permite que chegue até o consumidor final um produto com etapas de fabricação realizadas em diferentes países. Esse pode ser também um dos principais problemas da terceirização, como veremos mais a frente.
Quais são os benefícios da terceirização de serviços
– Reduz custos fixos e converte uma parte importante dos custos da empresa em variáveis.
– É um modelo menos arriscado para as pequenas e médias empresas (custos fixos mais baixos).
– Permite obter contribuições de melhor qualidade, graças à riqueza que a Equipe Prática contribui, devido à ampla experiência adquirida ao trabalhar com diferentes clientes pertencentes a uma infinidade de setores.
– A empresa cliente possui profissionais realmente qualificados, sem os riscos e dificuldades associados à criação de empregos permanentes.
– Diminui o tempo na tomada de decisão.
– Consequência dos itens listados acima, aumenta a produtividade.
– Ele permite que a empresa e sua administração se concentrem em suas atividades cotidianas ou naquelas que consideram mais valiosas ou críticas.
– Flexibilidade e produtividade, tanto para a mentalidade do pessoal da Equipe Prática, quanto para as características do modelo utilizado.
Entre os serviços mais demandados pelas pequenas e médias empresas estão os de natureza tecnológica, consequência diretamente proporcional à expansão do ambiente computacional. Desenvolvimento Web, desenvolvimento de software, manutenção de computadores ou consultoria em marketing online são alguns dos serviços mais terceirizados por organizações dessa natureza.
Outro dos processos mais suscetíveis à terceirização são os serviços de treinamento, destacando o treinamento em marketing on-line no topo. No âmbito do assessoramento empresarial, a demanda por serviços financeiros para obtenção de subsídios e bonificações é a área mais solicitada por esses empreendedores, pois não conseguem encontrar o financiamento adequado para sua entidade.
Entre os serviços que as empresas podem subcontratar estão os conselhos e apoio para operações internacionais ou exportação. Além disso, a contratação de consultoria estratégica pode se tornar a chave que leva a um melhor posicionamento no mercado, oferecendo uma abordagem prática à sua estratégia.
Em suma, a terceirização ajuda as empresas a terceirizar o trabalho que impede dedicar mais tempo para o cliente e manter os recursos que permitem que você para gerar propostas de valor, deixando nas mãos de terceiros, especializada no campo, tarefas de suporte que seus clientes não considerem o produto essencial.
Desvantagens e riscos da terceirização
– Dependendo de qual tarefa você quer terceirizar, pode ser mais caro, você tem que estudar bem se for conveniente ou não.
– Serviços de terceirização, como contabilidade, folha de pagamento, TI … podem representar um risco para os dados confidenciais da sua empresa.
– Um esforço importante deve ser feito para coordenar com a empresa fornecedora, dependendo da atividade pode ser mais ou menos complexo.
– Se a empresa fornecedora for à falência, terá que encontrar uma nova empresa, com o que isso significa. Ou internalize esses serviços
– Ele não tem controle sobre a empresa de terceirização. A qualidade do serviço terceirizado dependerá da empresa contratada.
Dentre os principais riscos da terceirização está o fato de que uma empresa deve manter suas atividades essenciais dentro dos processos produtivos internos. Por exemplo, uma empresa que fabrica móveis nunca poderia terceirizar a produção em si, pois correria risco de perder o controle sobre sua função essencial.
Um outro risco está ligado aos trabalhadores, que perdem um vínculo mais duradouro e efetivo com a empresa, se tornando um prestador de serviços sazonais.
Em relação a terceirização internacional, o maior problema é o fato de que grandes corporações utilizam da mão-de-obra de países menos desenvolvidos, que tende a ser mais barata, favorecendo assim a manutenção da ordem econômica de exploração do subdesenvolvimento.