Registro de Franquia – Quando se abre uma franquia, é natural que se pense em registrá-la, assim como em qualquer outro tipo de empresa. Assim como a maioria dos registros com valor para todo o território nacional, o registro de franquias no Brasil também é de responsabilidade do INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Para que uma franquia possa ser registrado é necessário que o dono da franquia esteja de acordo com todos os requisitos apontados pelo dono da rede no documento da Circular de Oferta.
A Circular de Oferta é a documentação que determina os acordos financeiros e jurídicos entra o franqueado e o franqueador.
No Brasil, o registro de franquia só é obrigatório quando a franquia em questão tiver sua matriz fora do país. Para casos de franquias em território doméstico o registro é opcional.
Ainda assim, registrar uma franquia é interessante para obter uma série de garantias como deduções fiscais nos royalties pagos à matriz e outros aspectos, por isso é tão procurado, mesmo não sendo estritamente necessário no Brasil.
Dicas para abrir uma franquia
Se comprar um negócio existente não lhe parece certo, mas começar do zero soa um pouco intimidante, você pode ser adequado para a propriedade de franquias. O que é uma franquia – e como você sabe se é certo para uma? Essencialmente, um franqueado paga uma taxa inicial e royalties em curso para um franqueador. Em troca, o franqueado ganha o uso de uma marca registrada, suporte contínuo do franqueador e o direito de usar o sistema do franqueador de fazer negócios e vender seus produtos ou serviços.
Além de uma marca bem conhecida, a compra de uma franquia oferece muitas outras vantagens que não estão disponíveis para o empreendedor começar um negócio a partir do zero. Talvez o mais significativo seja que você tenha um sistema comprovado de operação e treinamento em como usá-lo. Os novos franqueados podem evitar muitos dos erros que os empreendedores iniciantes costumam fazer porque o franqueador já aperfeiçoou as operações diárias por meio de tentativa e erro.
Franqueadores respeitáveis conduzem pesquisas de mercado antes de vender um novo ponto de venda, então você sentirá maior confiança de que existe uma demanda pelo produto ou serviço. Não fazer uma pesquisa de mercado adequada é um dos maiores erros que os empreendedores independentes costumam fazer; como um franqueado, é feito para você. O franqueador também fornece uma imagem clara da competição e como se diferenciar deles.
Finalmente, os franqueados desfrutam do benefício da força nos números. Você vai ganhar com economia de escala na compra de materiais, suprimentos e serviços, como publicidade, bem como na negociação de locais e condições de locação. Em comparação, os operadores independentes têm que negociar por conta própria, geralmente obtendo termos menos favoráveis. Alguns fornecedores não lidam com novos negócios ou rejeitam seus negócios porque sua conta não é grande o suficiente.
Franquia como oportunidade de negócio
As oportunidades de negócios são menos estruturadas que as franquias, portanto, a definição do que constitui uma oportunidade de negócio não é fácil de definir. Em essência, uma oportunidade de negócio é qualquer pacote de bens ou serviços que permite ao comprador iniciar um negócio e no qual o vendedor declara que fornecerá um plano de marketing ou vendas, que existe um mercado para o produto ou serviço, e que o empreendimento será lucrativo.
Aqui estão outros fatores-chave:
Uma oportunidade de negócio geralmente não apresenta a marca registrada do vendedor; os compradores operam sob seu próprio nome.
As oportunidades de negócios tendem a ser menos dispendiosas do que as franquias e geralmente não cobram taxas de royalties em andamento.
As oportunidades de negócios permitem que os compradores prossigam sem restrições quanto ao mercado e operações geográficas.
A maioria dos empreendimentos de oportunidades de negócios não tem um relacionamento contínuo de apoio entre o vendedor e o comprador; depois que o pacote inicial é vendido, os compradores ficam por conta própria.
– Pontos positivos de se abrir uma franquia
A maior força do franqueamento é a sua capacidade de reunir varejistas independentes usando um único conceito de marca e negócio. Os benefícios dessa afiliação são muitos: conscientização de marca, uniformidade em atender às expectativas dos clientes, o poder da publicidade em conjunto e as eficiências de compras em grupo.
Para o proprietário individual, existem várias vantagens para o franchising. O risco sempre presente de insucesso empresarial é reduzido quando o programa de negócios já provou ser bem sucedido no mercado; o uso de uma marca registrada estabelecida economiza para o proprietário da empresa o custo de criar e anunciar um nome que os clientes reconhecerão; e as vantagens da publicidade e compra em grupo tornam as operações mais lucrativas. Além disso, o treinamento contínuo cria um conhecimento operacional instantâneo que, de outra forma, precisaria ser adquirido por meio de tentativa e erro. Além disso, com o franqueamento, a expansão parece vir mais naturalmente. Operar uma franquia de sucesso pode levar rapidamente à construção de uma segunda e depois a uma terceira empresa, e assim por diante. Fortunas foram construídas dessa maneira.
Os benefícios:
Redução de risco
Produtos e sistemas padronizados
Sistemas financeiros e contábeis padronizados
Poder de compra coletiva
Supervisão e consultoria prontamente disponíveis
Programas de publicidade nacionais e locais
Publicidade no ponto de venda
Embalagem uniforme
Pesquisa e desenvolvimento em andamento
Assistência financeira
Orientação de seleção de sites
Manual de operações fornecido
Assistência de vendas e marketing
Riscos de se abrir uma franquia
Abrir uma franquia, no entanto, não é para todos. Tipos empreendedores independentes e ferozmente independentes (você sabe quem você é) podem se irritar com os rigorosos requisitos e especificações operacionais de um negócio franqueado. Se as coisas tiverem que ser feitas do seu jeito, você pode querer seguir em outra direção.
Também saiba que alguns sistemas de franquia são melhores que outros. Um programa de franquia fraco não o treinará bem para lidar com os desafios do negócio, não fará um bom trabalho em ajudá-lo quando surgirem problemas e não fará o melhor uso do seu investimento em publicidade.