Para muitos de nós, estamos na era da informação e é verdade. Mas mais do que na era da informação, estamos na era dos relacionamentos. A evidência clara está no crescimento e na influência das redes sociais.
É claro que algumas redes sociais não crescem como outras, algumas entram em crise. Mas, estatisticamente, nem todos conseguem sobreviver. Aqueles que melhor se adaptarem a este mundo em mudança permanecerão e aqueles que não desaparecerem.
Portanto, temos a idade dos relacionamentos, a falta de substância, tudo está mais online todos os dias, mais etéreo. Estamos menos claros onde está localizado. Sabemos que as respostas estão nos mecanismos de busca, na internet e nas redes sociais.
O Marketing Digital incorpora a fórmula laboral do século XXI e as redes sociais são a comunicação de hoje e o modo de vida por excelência. Então, como as redes sociais e o marketing digital não vão merecer, dedicamos algum tempo para prestar atenção nelas.
As redes sociais são relacionamentos, o lugar onde a comunicação agora reside e o principal objetivo perseguido por uma estratégia de marketing digital é vender. As redes sociais tornaram-se o melhor orador de marketing digital.
Redes sociais e marketing digital mantêm um relacionamento indispensável.
Redes sociais e sua evolução

Redes sociais são sites onde cada usuário tem uma página onde ele publica conteúdo e se comunica com outros usuários.
Cada rede social tem suas normas, suas características, seus algoritmos, … Existem alguns para usos mais pessoais e para usos profissionais.
A realidade é que hoje não existe nenhuma das redes sociais de origem. A primeira rede social reconhecida foi Six Degrees (1997). O Facebook é um dos sobreviventes mais antigos e iniciou suas aventuras em 2004, embora, em princípio, seja apenas para os estudantes da Universidade de Harvard.
Ainda hoje, as redes sociais têm alguns pontos e características em comum.
Características comuns de redes sociais
Criação de um perfil
Exibição de conexões em comum com outros membros da rede
Crie e compartilhe conteúdo
Pesquise usuários com base em contatos compartilhados, interesses comuns etc.
Configurações de privacidade
A base e origem das redes sociais reside no fato de que elas são criadas para permitir a criação e troca de conteúdo gerado pelo usuário.
A evolução dos smartphones nos últimos anos, bem como o tablet ou o Note, juntamente com a melhora de preços e acesso a altas velocidades como 3G e 4G, também são dois dos principais motivos para a explosão o uso de redes sociais.
Hoje temos um link instantâneo entre o usuário e a rede, promovendo a verdadeira essência de algumas dessas redes sociais e a comunicação entre os usuários.
O que é o marketing digital

Quando falamos em Marketing Digital, devemos saber que esse termo é aplicado ao marketing que usa, além de métodos tradicionais, novas mídias digitais (web, e-mail, …), bem como redes sociais. Você pode descobrir mais em nosso Guia sobre Marketing Digital, na seção de material para empreendedores.
O Digital Marketing se adapta para poder usar todas as novas mídias à sua disposição para criar novas estratégias de marketing.
As estratégias aplicáveis no Marketing Digital contam com inúmeras estatísticas e informações, além de medidas exatas do que nossos usuários realmente precisam, seu comportamento, sua opinião …
A relação entre a empresa e os consumidores é mais livre e direta. O novo marketing é um marketing de relacionamento, onde feedback e diálogo são básicos. Os relacionamentos são a nova pedra angular do marketing digital e as redes sociais são o caminho para alcançá-lo
Vantagens das redes sociais para marketing digital
Embora vamos listar algumas das vantagens das redes sociais para o marketing digital, há uma óbvia. A partir de hoje, não faz sentido que você tenha uma empresa, uma PME, uma marca pessoal, que você seja um empreendedor, um freelancer … e não tenha redes sociais.
Redes sociais e marketing digital têm mais e mais relacionamento e se entrelaçam para melhorar as estratégias.
Atualmente, as redes sociais são a principal ferramenta de comunicação entre o cliente e a marca.