Por que fazer um curso de contabilidade?
O momento de escolher qual curso superior fazer pode ser realmente difícil na vida de qualquer pessoa. Isso se dá pelo fato de que, provavelmente, é aquela área de conhecimento que o indivíduo irá usar em grande parte de sua vida para o exercício da profissão que escolher.
Diante disso, é comum que muitas pessoas fiquem confusas nessa hora e até sofram com vários sintomas de ansiedade. Por esse motivo, é importante conhecer mais a fundo os cursos disponíveis e os motivos que levam alguém a escolher aquela área de conhecimento.
Dessa forma, nesse artigo iremos falar dos principais motivos para fazer um curso de contabilidade. Para isso, falaremos da profissão do contador, de como funciona o curso e outras características que podem ser importantes nesse momento de decisão.
A profissão de contador
Antes de qualquer escolha sobre o nosso curso de graduação, precisamos saber especificidades sobre a profissão referente àquela área. É proveitoso tentarmos juntar o útil ao agradável, isto é, unir o que gostamos de fazer ao que nos dá um retorno financeiro significativo e uma estabilidade profissional importante, além de abrir um leque de opções, caso não nos adaptemos a um ramo em específico.
O contador é aquele profissional que fez o curso de Ciências Contábeis. De forma geral e bastante resumida, é aquela pessoa responsável por cuidar dos assuntos financeiros de uma empresa ou instituição, envolvendo tudo que se relaciona como esse ramo, isto é, as questões tributárias, patrimoniais, giro de caixa, dentre outros.
Com isso, o contador se torna um dos funcionários mais importantes de uma firma, tendo em vista que será o responsável por fazer a empresa continuar tendo retornos financeiros consideráveis, capazes de manter toda a companhia em funcionamento e sem riscos de falência. Além disso, em momentos de crise, deve ser o contador a pessoa responsável por idealizar planos que tirem a empresa daquela situação e faça-a voltar a crescer.
Veja algumas áreas que um contador pode atuar:
– Gestão de empresas:
Essa é a área mais tradicional de atuação de um contador, trabalhando na gestão de uma empresa. Esse profissional é indispensável desde o nascimento dessa firma, uma vez que é o responsável por legalizar o funcionamento daquele negócio junto ao governo federal, uma vez que só podem começar as atividades depois de estarem totalmente na legalidade.
Depois da abertura da empresa, ainda em seu começo, o contador é o profissional responsável por fazer os contratos dos funcionários que trabalharão na empresa, além de ser encarregado de fazer as contas para acertar os salários, benefícios, férias e outros aspectos relacionados ao financeiro dos funcionários.
Mas não se resume somente a isso, o contador é o funcionário que terá de equilibrar todas as contas daquela empresa, analisando o fluxo de caixa, o orçamento necessário para as compras, dentre outras coisas. Também deve ser o indivíduo que regula a empresa referente aos impostos do governo, como o PIS, o ICMS e o COFINS.
A Receita Federal também exige que, todos os meses, uma empresa oficial emita relatórios referentes às movimentações de capital daquela firma. E é o contador quem deve fazer isso, garantindo apresentar todas as movimentações e que a empresa não entre na ilegalidade.
– Auditoria contábil:
Da mesma forma que é necessário um contador para emitir todos os registros contábeis de uma empresa, esclarecendo todos os balanços patrimoniais e fluxo de caixa daquele negócio, é necessário que os órgãos para quem são mandados esses documentos possuam um funcionário formado em Ciências Contábeis para analisar a exatidão e a legalidade de todas aquelas informações.
Um auditor contábil – também chamado de auditor fiscal – funcionará mesmo como um fiscal das empresas referente à legalidade financeira dessas companhias.
– Atuária:
A pessoa que fez o curso de contabilidade também pode optar por trabalhar como atuário. Basicamente, essa é a ciência que visa elaborar os planos de previdência, calcular os riscos e idealizar investimentos para tirar uma empresa do vermelho.
O profissional que decide trabalhar nesse ramo pode atuar em três áreas, as quais: Capitalização e investimentos – aquele profissional que trabalha por conta própria e faz serviços para empresas, a fim de elaborar planos de investimentos que podem fazer a companhia voltar a crescer; Seguros – realizando cálculos para seguros, indenizações e probabilidades; Previdência – realiza os cálculos de fundo de previdência privada e social, calculando riscos e probabilidades.
– Perícia Contábil:
A perícia contábil pode ser muito relacionada com a área do Direito. Isso se dá pelo fato de que pessoas que trabalham nesse ramo de atuação analisam situações e fatos que estão em julgamento por acusações de fraudes ou coisas parecidas.
Pode ser feito de duas formas diferentes: judicial – quando o perito contábil é indicado pelo próprio juiz a fim de ser uma visão técnica imparcial – ou extrajudicial – quando um dos lados é responsável por contratar um profissional dessa área como forma de defesa frente a um caso.
Muitas pessoas confundem a área de atuação de um perito e de um auditor contábil, uma vez que os dois trabalham para perceber irregularidades nas questões financeiras de uma pessoa ou de uma empresa. Contudo, enquanto o auditor trabalha de forma a analisar a situação de uma maneira geral, um perito analisa uma situação em específico.
– Controladoria:
O profissional que desejar trabalhar no ramo da controladoria será responsável por analisar um plano de crescimento feito por uma empresa, estabelecer os parâmetros para atingir aqueles resultados e garantir que nada seja feito fora daqueles parâmetros estabelecidos.
Por que fazer um curso de contabilidade
Bom, agora que já vimos algumas das principais áreas de atuação que podem ser realizadas por um profissional que tenha feito o curso de Ciências Contábeis, é bem provável que várias pessoas se identificaram com as características necessárias para realizar esses tipos de funções.
Antes de entrarmos nos motivos para cursar essa faculdade, precisamos falar de algumas características do curso em si. Primeiramente, muitas pessoas acham que o curso é só Matemática. Embora tenha muito o uso dos números e dos cálculos, principalmente de riscos e de probabilidades, e que seja necessário gostar de Matemática para ter sucesso, não é apenas isso que essa área exige.
As Ciências Contábeis possuem bastante teoria, principalmente relacionadas ao mundo das empresas e conceitos relacionados ao capital. Além disso, para quem desejar seguir na carreira de auditor ou perito, será necessário conhecer várias leis e vários conceitos relacionados ao Direito. Para provar que essas duas áreas se relacionam bastante, podemos citar o fato de que existem muitas matérias que podem ser encontradas nos dois cursos superiores.
O contador ainda precisa de um senso de responsabilidade e ética notável, uma vez que irá trabalhar com grandes circulações de dinheiro e será necessário responsabilidade para não deixar coisas para trás e ética para não ir contra a lei.
Falado isso, podemos citar os principais motivos que podem te levar para cursar contabilidades:
– Várias áreas de atuação:
Como vimos no tópico acima, uma pessoa que faz Ciências Contábeis pode escolher entre várias áreas de atuação, isso porque só citamos as mais importantes e não todas. Dessa forma, além de fornecer várias possibilidades para pessoas que acabaram de sair dos seus cursos, um contador pode sempre transitar entre uma área e outra, de modo que a sua profissão nunca se torne massiva.
– Muitas vagas de emprego:
Se você leu esse artigo de forma integral, se tornou óbvio de que o contador é um dos profissionais mais importantes da empresa, além de poder trabalhar de forma autônoma ou até mesmo em órgãos federais.
Dessa forma, além da grande variedade de áreas de atuação, uma pessoa formada em contabilidade terá muitas vagas de emprego disponíveis. Isso porque todas as empresas precisam de um profissional desse tipo, e, atualmente, a taxa de negócios sendo abertos em todo o país é muito alta.
– Abrange diferentes áreas do conhecimento:
No começo desse artigo, falamos sobre o quão difícil pode ser o momento de escolha de uma profissão ou de qual curso superior fazer. Muitos especialistas ou pessoas que ajudam nesse momento aconselham para que o indivíduo escolha alguma especialização que possui uma área de conhecimento que possui mais afinidade, ou seja, se gosta de Matemática, escolha um curso que trabalhe mais com números e Exatas, mas, caso goste mais de História, escolha um curso que trabalhe mais com teorias e coisas escritas.
Para os indivíduos que ainda estão em dúvida de qual a área de conhecimento que possui mais afinidade, o curso de Ciências Contáveis pode ser perfeito, uma vez que combina as Exatas e as Humanas.
– Bons salários:
Fazer o que gosta e ainda receber por isso é realmente o sonho de muitas pessoas. Diante disso, além de todos os motivos para se cursar contabilidade que citamos acima, o profissional que atua nesse ramo, na maioria das vezes, ainda recebe bons salários.
Isso pode só melhorar com o tempo, a partir do momento que o indivíduo vai ganhando experiência e se tornando um profissional reconhecido no mercado em que atua, o que resultará em ofertas melhores.
Considerações finais
O objetivo central desse artigo foi falar sobre os maiores benefícios e os detalhes sobre o curso e a profissão de um contador. Dessa forma, o leitor pode ter mais conhecimento sobre uma das formações que mais crescem nos últimos anos no Brasil e, assim, podem escolher melhor o seu curso sem maiores dores de cabeça no futuro!