Onde registrar patente? - Qual o órgão federal responsável pelo processo?
  • Registro de Marcas e Patentes.

Onde registrar patente?

onde registrar patente

Onde registrar patente? | Novas tecnologias são criadas praticamente todos os dias. Pesquisadores de vários lugares do mundo estão a todo momento fazendo estudos e testes de invenções que podem facilitar o nosso cotidiano. O smartphone, por exemplo, indispensável para muitas pessoas atualmente, é um exemplo dessas criações. 

Tão importante quanto inventar ou melhorar algo é proteger o seu trabalho. Essa proteção é feita através do registro de patente, que assegura os direitos financeiros e de utilização de uma criação. Mas, afinal, onde registrar patente? Neste artigo você irá encontrar: 

  • O que é a patente? 
  • Onde registrar patente? 
  • Empresa especializada em registro de patente

O que é a patente? 

A patente é, em linhas básicas, uma concessão pública feita pelo governo, que garante o direito de exclusividade sobre alguma criação. Em outras palavras, com esse tipo de registro o inventor impede outras pessoas e empresas de explorar comercialmente o fruto do seu trabalho. 

No Brasil, as diretrizes sobre o registro de patente estão presentes na Lei da Propriedade Industrial (LPI). Em contrapartida ao direito concedido pelo governo, os dados de pesquisa e especificidades do processo são disponibilizados publicamente, podendo servir para estudos de terceiros. 

Onde registrar patente? 

onde registrar patente

Cada país possui um órgão responsável por executar as normas de propriedade industrial. No Brasil, isso é realizado por uma autarquia federal, isto é, que presta contas para o governo, mas possui independência financeira e administrativa. Essa autarquia é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

Dessa forma, caso um inventor tenha interesse em registrar sua criação e ter os direitos sobre ela garantidos, ele deverá fazer uma solicitação ao INPI. O processo requer diversos documentos, que deverão ser enviados pelo titular. Feito isso, será feita uma análise do produto. Ao fim dessa etapa, o INPI irá decidir pelo deferimento ou indeferimento daquele pedido.

É importante ressaltar que, para solicitar um pedido de registro patente, existem algumas taxas que devem ser pagas ao INPI. Essas taxas são conhecidas como Guia de Recolhimento da União (GRU) e o valor varia de caso para caso. 

Empresa especializada em registro de patente

onde registrar patente

Ter o registro de patente é essencial para qualquer um que invista seu tempo e trabalho em uma invenção. Por esse motivo, é importante contar com ajuda profissional nesse processo, que contém diversas especificidades que, na grande maioria das vezes, não são conhecidas por quem não está envolvido com esse mercado. 

Nesse sentido, a Arena Marcas e Patentes é a melhor opção do mercado. Com mais de 65 anos de tradição, a empresa conta com profissionais capacitados, que podem tirar todas as dúvidas e conduzir todo o processo, eliminando os obstáculos. Além disso, o nosso atendimento é personalizado, com foco em proporcionar segurança para os nossos clientes. 

Para o registro de patente, por exemplo, redigimos contratos de confidencialidade, assegurando que todas as diretrizes do processo serão conhecidas apenas pelo cliente e seu respectivo consultor. 

Se interessou ou tem mais dúvidas sobre onde registrar patente? Ligue agora: 0800 140 1414! 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.