Nos últimos anos, aconteceram grandes mudanças no cenário da educação a distância (EAD). Tais alterações foram motivadas, principalmente, pelo surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs).
De fato, a internet tornou possível a criação de formas alternativas de geração e disseminação do conhecimento. Um dos aspectos que representam tal fato é a alteração do suporte. Mesmo no ensino a distância, o texto impresso ainda era amplamente utilizado. Contudo, aos poucos, ele começou a ser substituído por novas fontes.
Com a gradual substituição do material impresso por fontes eletrônicas digitais de informação, começou-se a abrir um espaço para possibilidades quase infinitas de aprendizagem. Assim, esse novo contexto levou à necessidade de se haver uma redefinição dos papeis que tradicionalmente eram exercidos pelos professores, alunos e escola.
Além disso, esse novo contexto de aprendizagem levou a uma mudança substancial no papel que era desempenhado pelo tutor. Realmente, era indispensável que houvesse uma redefinição nas atribuições desse profissional, já que ele atuava como um dos elementos centrais no processo de ensino-aprendizagem.
As principais especificidades que foram ressaltadas eram àquelas relacionadas às características diferenciadoras do papel desempenhado pelo professor convencional.
Sem dúvida, perceber que existem desafios no ambiente EAD e procurar delimitar estratégias para a sua superação são questões muito importantes a serem debatidas. Contudo, também é extremamente relevante que definamos algumas questões específicas, tais como: o que é um tutor EAD?
Apesar de a tutoria ainda ser considerada por alguns cursos como uma atividade que se encontra abaixo da função docente, há determinados autores que defendem a superação do termo. Eles reivindicam a mudança para o termo professor na EAD
Tal solicitação é altamente compreensível, principalmente pelo fato de que para ser tutor é necessário ser professor. Em geral, é exigido nível superior e experiência mínima de um ano no magistério, seja no ensino básico ou superior, ou, ainda, ter concluído ou estar vinculado a um programa de pós-graduação. Diante disso, a função desempenhada por um tutor é semelhante à atribuição exercida por um professor.
Assim, de você deseja matricular-se em um curso online e se sente inseguro quanto ao desempenho que terá, não se preocupe, pois ao estudar na modalidade EAD, você terá o apoio de um tutor, que te auxiliará na solução das dúvidas que você porventura possa ter, desde a utilização dos recursos da plataforma até questões específicas sobre os conteúdos das disciplinas.