O que é Dumping? | Você já ouviu falar sobre uma prática empresarial conhecida pelo nome de Dumping? Sabe quando, ou se é possível utilizar essa estratégia na sua empresa?
Se a sua resposta for não, fique tranquilo! Nesse artigo iremos explicar para você o que é o “Dumping” e quando utilizá-lo na sua marca.
Afinal, o que é Dumping?
Segundo a sucinta definição do Ipea, instituto de pesquisa econômica aplicada, Dumping é a “comercialização de produtos a preço abaixo do custo de produção”
Geralmente, grandes empresas utilizam-se desse mecanismo para destruir a concorrência e conseguir monopolizar a sua marca e o produto que produzem.
Maneiras em que o dumping está presente
O dumping pode ocorrer em duas situações, principalmente:
A primeira é quando o governo fornece subsídios, ou seja, incentivos financeiros ou fiscais, para empresas.
Assim, elas conseguem importar os seus produtos por preços menores no mercado.
Isso é algo bastante comum, sobretudo quando dizemos respeito à agricultura norte-americana.
Os Estados Unidos compram os produtos dos seus fazendeiros como forma de protecionismo. Isso chegou a enfraquecer drasticamente a economia agropecuária brasileira.
A outra maneira é quando a própria empresa diminui o preço do seu produto no mercado propositalmente, arcando com todos os prejuízos. Assim, ela elimina suas concorrentes menores no mercado.
Posso utilizar o dumping na minha empresa?
A resposta é não! Eticamente e segundo as leis liberais de mercado, o dumping é um golpe extremamente incoerente. Isso porque não se permite que empresas pequenas possam se desenvolver conforme a qualidade de seus produtos.
Além disso, o dumping no Brasil se configura como uma prática ilegal e completamente desleal.
Descubra mais com a Arena!
Gostou do texto “ O que é Dumping? Quando usar essa estratégia? ” Acesse outros artigos do nosso blog.
Saiba tudo sobre o universo empresarial com a Arena Marcas e Patentes.