• Registro de Marcas e Patentes.

Propriedade Intelectual

propriedade intelectual

 O que é a Propriedade Intelectual?

A Propriedade Intelectual é divida em três ramificações: Propriedade Industrial (Software, Patente de Invenção, Modelo de Utilidade, Desenho /industrial, Marca, Indicação Geográfica (IG), Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem), Direito Autoral (Copyright, Direito Conexos e Programas de Computador) e Proteção Sui Generis (Cultivares e Tipografia de Circuitos Integrados).

Ter o tipo correto ajuda você a impedir pessoas de plagiar:

  • O nome dos seus produtos ou marcas;
  • Suas invenções;
  • O design ou a aparência de seus produtos;
  • Coisas que você escreve, fabrica ou produz.

Direitos autorais, patentes, desenhos, softwares e marcas são os tipos mais comuns de proteção da Propriedade Intelectual.

O que conta como propriedade intelectual?

A propriedade intelectual é algo único que você cria fisicamente. Uma ideia por si só não é propriedade intelectual. Por exemplo, uma ideia para um livro não conta, mas as palavras que você escrever contará.

Você possui propriedade intelectual se você:

  • Criou (e cumpre os requisitos para Registro de Direitos Autorais, Registro de Marcas, Registro de Softwares, Registro de Patentes ou Registro de Desenhos Industriais);
  • Comprou direitos de propriedade intelectual do criador ou de um proprietário anterior;
  • Tem uma marca que está disponível para registro.

Observações:

  • Ter mais de um proprietário
  • Pertencer a pessoas ou empresas
  • Ser vendida ou transferida

A propriedade intelectual pode existir em muitas áreas diferentes, desde logotipos e identidade visual até os produtos, serviços e processos que diferenciam sua empresa. É importante ressaltar que você geralmente não possui o direito de algo que você criou como parte de seu trabalho enquanto você estava empregado por outra pessoa.

Quase todas as empresas agora usam a internet para atingir vastos públicos com custos relativamente baixos – mas isso também aumentou as chances de roubo de propriedade intelectual. As empresas de todos os tamanhos correm o risco de ter suas ideias, produtos ou serviços únicos plagiados, o que tornou a proteção da propriedade intelectual mais importante do que nunca.

Proteja suas ideias

Quando você tem uma ótima ideia para um produto ou serviço, sempre haverá pessoas querendo aproveitar da situação e vender suas ideias para benefício próprio. Você pode registrar patentes, marcas, desenhos indutriais, softawares ou direitos autorais – todos os quais abrangem diferentes áreas da propriedade intelectual. Estes podem ser usados para impedir que concorrentes ou qualquer outra pessoa usem suas ideias e lucrem sem o seu consentimento.

É importante lembrar que ninguém mais verificará se sua propriedade intelectual foi violada; É sua responsabilidade garantir que ninguém mais esteja usando seus ativos. No entanto, você pode contratar uma empresa especializada para acompanhar sua propriedade intelectual no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Se alguém tentar registrar algo semelhante ao que já foi registrado por você, a empresa especializa te avisará. Neste caso você poderá entrar com recurso e impedir a pessoa de efetuar o registro.

É mais fácil do que você pensa

Inicialmente pode parecer complicado ou demorado, mas proteger sua propriedade intelectual vale o tempo e o esforço. Não é tão difícil como você pensa, na verdade, é bem simples. Entre em contato com a Arena Marcas e Patentes para entender mais sobre o assunto e solicitar seu orçamento.

 

Mais artigos sobre Registro de Marca e Marcas e Patentes

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário