• Registro de Marcas e Patentes.

Licenciamento de Marca e Franquia: qual a diferença?

Licenciamento de Marca e Franquia

Licenciamento de Marca e Franquia – Qual a diferença? | Ao longo dos anos, algumas marcas se tornaram tão fortes que estão no imaginário social como verdadeiras representantes do seu segmento de atuação. Quando falamos em refrigerante, por exemplo, a Coca-Cola é provavelmente o primeiro nome que vem à cabeça. 

Como forma de espalhar ainda mais essa influência, as empresas detentoras dos direitos das marcas a licenciam ou abrem franquias. Apesar de serem atividades diferentes entre si, esses conceitos são confundidos pelos consumidores médios. 

No artigo de hoje iremos falar sobre esses dois tipos de negócios e esclarecer: Licenciamento de Marca e Franquia – Qual a diferença? 

O que é o licenciamento de marca? 

O licenciamento de marca é uma estratégia de mercado. Nela, a empresa detentora dos direitos de uma marca autoriza, por tempo determinado, a utilização desses elementos por outra empresa. O tipo de pagamento feito pela companhia licenciadora varia, podendo ir desde um valor fixo até por royalties

Existem diversos tipos de licenciamento de marcas, todos eles praticados por grandes empresas multinacionais. Para saber mais sobre os tipos de licenciamento, leia esse artigo: 

O que é a franquia? 

A estratégia de franqueamento é mais conhecida pelo consumidor médio. Nela, um empreendedor compra os direitos de montar uma loja e revender os produtos de uma marca específica. Além do investimento inicial – que varia bastante de uma empresa para outra – há o pagamento de royalties todos os meses. 

Empresas conhecidas em todo o mundo realizam esse tipo de franqueamento. O exemplo mais claro é o McDonald’s, maior rede de restaurantes fast-food do planeta. 

Qual a diferença entre Licenciamento de Marca e Franquia?

Licenciamento de Marca e Franquia
A franquia é uma alternativa para quem está começando a empreender

As diferenças entre licenciamento de marca e franquia são grandes. Apesar de serem estratégias de mercado com objetivos parecidos (a empresa detentora dos direitos os cedem para outros o utilizarem a partir de diferentes tipos de pagamento), a utilização pela empresa que obtém os direitos é consideravelmente diferente. 

No primeiro caso – de licenciamento de marca – a empresa poderá adicionar, em seus produtos, elementos da marca licenciada. No entanto, os venderá em sua própria loja. Por outro lado, no caso da franquia, a situação é completamente diferente. O empreendedor que optar por abrir franquia de alguma marca terá, de fato, uma loja dessa marca, onde poderá vender apenas produtos dessa marca. Até mesmo a identidade visual da loja deve seguir as diretrizes da empresa. 

Licenciamento de Marca e Franquia – Qual é a melhor opção? 

Todo empreendedor que deseja crescer no mercado e se tornar uma referência em seu segmento de atuação deve procurar opções de inovação para o seu negócio. O licenciamento de franquia e franquia são algumas dessas estratégias que podem ser vantajosas, mas em ambos os casos é preciso analisar a situação da sua empresa. 

Em primeiro lugar, se você deseja licenciar alguma marca para estampar nos seus produtos, faça os cálculos e confira se não irá pesar para o caixa da empresa. 

Já no caso da franquia, é preciso analisar a situação da marca que você irá investir: como estão os últimos anos dessa empresa? Ela está em situação de crescimento, estabilidade ou declínio? Veja também qual é o tempo médio para retorno do investimento nessa franquia e se você está disposto a esperar todo esse prazo para começar a lucrar. Por fim, analise o local em que a loja será aberta, se existe movimento e demanda para o tipo de produto que será vendido. 

Apesar de ser uma pergunta comum entre jovens empreendedores, não há uma melhor opção entre franquia e licenciamento de marcas. Como são estratégias de mercado muito diferentes, elas devem ser executadas em diferentes momentos: enquanto o licenciamento de marca é indicado para quem já possui uma empresa bem estabelecida, o franqueamento é para quem deseja iniciar um novo negócio. 

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.