Jornalista- o que faz esse profissional, formação e mercado de trabalho - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

Jornalista- o que faz esse profissional, formação e mercado de trabalho

Jornalista- o que faz esse profissional, formação e mercado de trabalho

Você leitor desse texto sabe o que é um jornalista, qual a importância desse profissional da comunicação para nossa sociedade? Pois bem, nós da Arena Marcas e Patentes contamos com a colaboração de três jornalistas em nossa equipe. Então, hoje nós vamos te ajudar a conhecer sobre o jornalista- o que faz esse profissional, formação e mercado de trabalho.    

O que você vai ler neste artigo: 

 

  • O que é um jornalista? 
  • O que faz o profissional de jornalismo? 
  • Qual formação devo fazer para tornar-se jornalista?         
  • Quais são as melhores universidades para se cursar jornalismo no Brasil? 
  • Como é o mercado de trabalho para o profissional de jornalismo? 
  • Qual a importância do jornalismo e do jornalista?
  • Arena Marcas e Patentes

 

 

O que é um jornalista? 

Pois bem, caro leitor, agora você vai saber o que um profissional do jornalismo, ou seja, um jornalista. 

Um jornalista é um profissional que trabalha como repórter, redator, colunista, diretor, social media, diagramador em alguma empresa privada ou órgão público em setores relacionados com a comunicação, ou seja, com a imprensa. 

Além do mais, o jornalista pode trabalhar em rádio, televisão, assessoria de imprensa e comunicação e até mesmo de forma independente, entre várias outras coisas.  

Mas afinal o que faz o profissional de jornalismo? Continue lendo que você leitor irá descobrir logo abaixo. 

O que faz o profissional de jornalismo?

Provavelmente, você leitor desse texto deve saber um pouco sobre o que faz um profissional do jornalismo. Mas, se esse não for seu caso, fique calmo! Você irá descobrir agora. 

O profissional de jornalismo é responsável por apurar, investigar, apresentar e informar fatos e acontecimentos de nossa sociedade, em especial aqueles assuntos que são de interesse público. 

Por conseguinte, é por meio de reportagens, notícias, artigos e entrevistas que os jornalistas informam a população sobre determinadas pautas importantes que fazem parte do contexto social daquela comunidade.

Qual formação devo fazer para tornar-se jornalista?          

Vale destacar aqui, que para tornar-se um profissional do jornalismo, ou seja, um jornalista, você precisa cursar a graduação em Jornalismo. A maioria das empresas, sejam elas privadas ou públicas, exigem que os profissionais da área tenham o diploma de jornalismo. 

Na maioria dos cursos, a graduação de jornalismo dura em média quatro anos, isto é, oito períodos. Durante esse tempo, você estudante de jornalismo, irá aprender as questões teóricas que fazem parte do curso, as técnicas de processos jornalísticos e muito mais. 

Quais são as melhores universidades para se cursar jornalismo no Brasil? 

No Brasil, existem distintas faculdades públicas e privadas que são referência quando o assunto é graduação no curso de jornalismo. Dessa maneira, logo abaixo irei listar as melhores universidades/faculdades para cursar jornalismo no país: 

1° Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2° Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

3° Universidade de São Paulo (USP)

4° Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

5° Faculdade Cásper Líbero (FCL)

6° Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

7° Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

8° Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

9° Universidade Federal do Paraná (UFPR)

10° Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Essa é a lista das 10 melhores universidades/faculdades com os melhores cursos de jornalismo do Brasil. 

Você pode entrar para a graduação de jornalismo nesses lugares por meio dos vestibulares próprios de cada uma, ou por meio do Enem, Sisu, Fies ou Prouni

Como é o mercado de trabalho para o profissional de jornalismo? 

O mercado de trabalho para o jornalista é bem diversificado, existem várias áreas de atuação para profissionais dessa área. 

Muitos acreditam que o jornalista só trabalha em jornais impressos, rádio ou televisão, contudo não é restrito apenas a essas três áreas. 

O jornalista pode trabalhar é óbvio como repórter de tv ou rádio, como radialista, diagramador, editor, roteirista, redator, assessor de imprensa e comunicação, social media, gestor de comunicação institucional, entre várias outras funções importantes para o meio da comunicação. 

A média salarial do jornalista pode variar de estado para estado do país. Além do mais, ele também varia de acordo com a função e anos de carreira que o jornalista tem, em média o salário base do Brasil para jornalista é de R $2.568,00.

Quais são os tipos de jornalismo?  

Vale ressaltar aqui, que e existem vários tipos de jornalismo, cabe você atuar naquele que mais te agrada, abaixo irei listar alguns tipos:

 

  • Jornalismo de rádio
  • Jornalismo de televisão
  • Jornalismo político 
  • Jornalismo esportivo 
  • Jornalismo investigativo
  • Jornalismo de dados
  • Jornalismo científico
  • Fotojornalista 
  • Jornalismo multimídia 
  • Jornalismo econômico
  • Jornalismo cultural 
  • Jornalismo ambiental 
  • Jornalismo Internacional
  • Jornalismo de moda
  • Jornalismo jurídico
  • Jornalismo gastronômico
  • Jornalismo de saúde 
  • Jornalismo de games

 

 

Esses são alguns tipos de jornalismo que se pode atuar,  existem vários outros que valem a pena vocês leitores darem uma pesquisada. 

Qual a importância do jornalismo e do jornalista? 

O jornalismo e o jornalista têm um grande papel na nossa sociedade, são eles que são responsáveis por garantir que a população tenha acesso a informações de suma relevância.  

É o jornalismo e a liberdade de imprensa que garantem e fortalecem uma democracia de um Estado, são eles os responsáveis por manter a população bem informada sobre os assuntos de interesse público.  

Infelizmente, atualmente jornalistas estão sofrendo ataques de ódio por todo o mundo, o que é algo inadmissível, visto que eles são profissionais de suma importância para construção de uma sociedade.  

Arena Marcas e Patentes

Conta aí para nos da Arena Marcas e Patentes se vocês gostaram do nosso artigo sobre Jornalista- o que faz esse profissional, formação e mercado de trabalho? 

Dando importância a sua opinião,  fique atento ao nosso blog e redes sociais e conheça a fundo tudo sobre jornalismo, jornalistas, registros de marcas e patentes e muito mais. 

Nós da Arena Marcas e Patentes temos grande prazer em pronunciar a vocês leitores de nossos  artigos, que a nossa empresa ajudou e registrou várias marcas para diversos clientes e empresas em todo território nacional, tudo de forma legal e eficiente. 

Dessa maneira, para falar com alguém da nossa equipe sobre registro de marcas e patentes Clique aqui.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.