• Registro de Marcas e Patentes

Instituto Nacional de Registro de Marcas e Patentes – Qual é?

Instituto Nacional de Registro de Marcas e Patentes

Instituto Nacional de Registro de Marcas e Patentes – Qual é? | Proteger a sua criação é um importante passo para o sucesso de qualquer negócio. O registro de marcas e patentes é lei no Brasil, com diferentes regras e diretrizes para cada tipo de processo. O instituto nacional de registro de marcas e patentes é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). 

Neste artigo você irá encontrar: 

  • História do Instituto Nacional de registro de marcas e patentes; 
  • O que faz o Instituto Nacional de registro de marcas e patentes?;
  • Como registrar uma marca ou uma patente no Brasil?

História do Instituto Nacional de registro de marcas e patentes 

Instituto Nacional de Registro
Edifício White Martins

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) foi criado no ano de 1970, com o objetivo de suceder o Departamento Nacional da Propriedade Industrial. Trata-se de uma autarquia federal, ou seja, apesar de responder a um ministério (nesse caso, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), ele possui administração própria e independência financeira. 

Até o ano de 2007, o INPI tinha sede no edifício “A Noite”, na cidade do Rio de Janeiro. Desde então, a autarquia federal é sediada no edifício “White Martins”. Ainda há, porém, atividades relacionadas ao instituto no prédio antigo. 

O que faz o Instituto Nacional de registro de marcas e patentes

Desde a sua criação, em 1970, o INPI possui a missão de executar as regras que compõem a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), conhecida como LPI. 

Dessa forma, o instituto é responsável por diversos tipos de registros industriais e intelectuais. Ele dá a concessão de marcas, patentes, desenho industrial, transferência de tecnologia, indicação geográfica e topografia de circuito integrado. Além disso, ao longo dos anos, também se tornou responsável pelo registro de softwares (programas de computador). 

Como registrar uma marca ou patente no Brasil? 

O registro de marcas e patentes no Brasil, como falado anteriormente, é feito através do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Dessa forma, para passar por esses processos, é necessário fazer um pedido para o instituto. 

O pedido de registro de marcas e patentes pode ser feito por qualquer pessoa. É necessário registrar todas as informações acerca do que está sendo registrado. Além disso, é preciso acompanhar o processo em todas as suas etapas. Perder qualquer prazo pode resultar na extinção do pedido. Ainda, há algumas taxas que devem ser pagas ao longo do registro. 

Dessa forma, é interessante contar com a ajuda de uma empresa especializada no processo de registro de marcas e patentes. Esta, por sua vez, irá fazer o papel de procurador junto ao INPI. 

Nesse sentido, a Arena Marcas e Patentes é a melhor alternativa para quem deseja proteger a sua criação de forma fácil, rápida e segura. Com 65 anos de mercado e mais de 20 mil marcas registradas, a empresa conta com profissionais extremamente qualificados e com conhecimento sobre o assunto. Eles poderão te ajudar e tirar todas as dúvidas possíveis acerca do tema. 

Ligue agora e converse com um de nossos especialistas para entender tudo sobre o Instituto Nacional de Registro de Marcas e Patentes! 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.