Conhecer a história de uma grande marca de sucesso nacional e até internacional pode ser importante para um microempreendedor ou dono de pequenas e médias empresas, visto que pode servir de inspiração para que não desistam dos seus negócios. Muitas dessas empresas de sucesso possuem uma trajetória marcada por altos e baixos, períodos de dificuldades e períodos de grande ascensão que a levaram ao patamar que estão inseridas atualmente. No quadro História das Marcas vamos falar sobre a História da C&A, uma das maiores e mais populares lojas varejistas de vestuário do país, sua origem, onde foi fundada e os primeiros passos em território brasileiro.
Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:
- História da C&A: origem e primeiros passos
- História da C&A: o Brasil e a atuação no mercado
História da C&A: origem e primeiros passos
A história da C&A começa com os irmãos holandeses Clement e August Brenninkmeijer, que fundaram juntos a empresa em 1841 ainda com uma linha de indústria têxtil, na cidade de Sneek, interior da Holanda. Trata-se de uma das empresas mais antigas do mundo, principalmente no segmento em que atua, com 179 anos de história.7
Em 1912, quando a marca já era conhecida o suficiente em território holandês, os dois irmãos começaram a expansão da franquia para outros países da Europa, começando pela Alemanha, em terras da própria família.
A expansão não parou por aí. Atualmente, a C&A está presente em mais de vinte países ao redor do globo. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Hungria, Itália, Luxemburgo, México, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suíça, China e Turquia.
História da C&A: o Brasil e a atuação no mercado
A primeira loja da C&A no Brasil foi inaugurada em São Paulo ainda no ano de 1976, e, atualmente, a franquia já conta com mais de 290 pontos espalhados por 101 cidades brasileiras, entre capitais e interior dos estados.
A franquia se notabilizou por contratar uma equipe de funcionários mais jovem e, segundo dados da empresa, 60% corresponde a uma idade igual ou menor que 25 anos. Além dessa preocupação em empregar quem está começando no mercado de trabalho, a C&A é bem atuante no que diz respeito ao meio-ambiente, focando sempre as suas campanhas em temas ecológicos e sustentáveis.