• Registro de Marcas e Patentes

História da Netshoes: Fundador/Dono, Mitos, Verdades, Erros e Acertos

História da Netshoes: Fundador/Dono, Mitos, Verdades, Erros e Acertos | Os produtos esportivos compõe um mercado amplo, com grande número de diferentes produtos, movimentando bilhões todos os anos ao redor do mundo. 

Com produtos que vão desde camisas de times de futebol até chuteiras, bolas oficiais e roupas para a prática de todos os esportes, a Netshoes é, atualmente, o maior portal de vendas online de artigos esportivos em todo o mundo. 

No entanto, assim como a grande maioria das grandes empresas, a Netshoes não começou por cima. Na verdade, teve que trilhar um grande e árduo caminho para chegar aonde está nos dias de hoje. Neste artigo iremos falar mais sobre a História da Netshoes e os principais acontecimentos desde a sua fundação até os seus dias atuais. 

História da Netshoes: Fundação e Lojas Físicas

Quando falamos em NetShoes nos dias de hoje, automaticamente pensamos no portal de vendas on-line. No entanto, a história da empresa teve o seu começo no início de 2000, quando os primos Márcio Kumruian e Hagop Chabab abriram uma pequena loja de calçados em São Paulo, próximo à faculdade Mackenzie. O objetivo, segundo os proprietários, era ter uma loja que atraísse mais jovens, e por isso a localização escolhida. 

A loja deu certo e teve uma boa venda em seus primeiros anos. O sucesso foi tanto que foram abertas outras unidades, mas nem todas seguiram o mesmo caminho: uma das maiores apostas, uma loja em um shopping de São Paulo, fechou apenas 6 meses após ter aberto. 

História da Netshoes: Começo das vendas on-line

Em 2002, há 18 anos atrás, a venda de artigos no mundo on-line não era algo tão popular como nos dias de hoje. No entanto, o empresário Márcio Kumruian precisava fazer uma decisão: a expansão das lojas físicas não ia tão bem. Haviam sido abertas 8 filiais, mas a maioria não vendia o esperado e estavam, na verdade, dando prejuízo para os empresários. 

Foi então que, com o fechamento de algumas dessas lojas físicas, o empreendedor viu uma oportunidade: tinha o estoque pronto, mas não possuía o investimento nem a confiança para abertura de uma nova unidade de tijolos. Dessa forma, montou uma loja on-line e começou a comercializar artigos esportivos em geral. 

O começo não foi tão bom, muito pelo contrário. A NetShoes não vendeu nenhum produto pela internet durante os dois primeiros meses. O primeiro par saiu apenas no terceiro mês, o que animou o administrador. 

História da Netshoes: Transição para o mundo virtual 

Embora o começo não tenha sido tão bom, a NetShoes conseguiu conquistar o mundo da internet e passou a ter sucesso nas vendas on-line. Crescendo cada vez mais, de 2002 até 2007 a empresa atuava nas duas frentes: vendas físicas em unidades espalhadas pela cidade de São Paulo e as vendas no âmbito digital. 

O ano de 2007, no entanto, foi um ano de reviravolta para a companhia: as vendas on-line, além de exigirem menos gastos, representam aproximadamente 70% das vendas. Dessa forma, todas as unidades físicas foram fechadas, deixando a empresa com atuação apenas via loja virtual. 

De lá para cá, apenas boas notícias: A NetShoes foi a primeira empresa fundada em território brasileiro a ter as suas ações listadas exclusivamente na Bolsa de Nova York. O sucesso foi tamanho que, nos dias de hoje, a companhia possui atuação direta no Brasil, Argentina e México, além de aspirar expansão para outros países da América do Sul, como Colômbia e Chile. 

A NetShoes, atualmente, é tida como a loja virtual oficial de vários tradicionais clubes brasileiros, como Cruzeiro, Santos, Corinthians e Internacional. Além disso, é a representante oficial das vendas de artigos da NBA (liga profissional de basquete estadunidense) no Brasil. 

História da Netshoes: venda para a Magazine Luiza

Em junho do ano passado foi oficializada a venda de todas as ações da NetShoes para a Magazine Luiza. A negociação, que pareceria simples no início, já que a Magazine era a única interessada, complicou-se quando a Centauro entrou na briga, fazendo com que desenrolasse por semanas. 

A martelada final aconteceu quando a Magazine Luiza ofereceu o valor de U$ 3,70 por ação. Esse valor, totalizou, na época U$ 115 milhões de dólares, o que representava aproximadamente 500 milhões de reais. 

Apesar da venda, a NetShoes continua sendo a NetShoes, tendo o seu próprio e-commerce. A grande mudança, além de ser comandada por executivos da Magazine Luiza, é que, agora, os produtos, além de poderem ser entregues à domicilio, podem ser retirados em lojas físicas da Magazine Luiza. 

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário