Conhecer a história de uma grande marca pode ser fundamental para um microempreendedor ou dono de pequenas e médias empresas, uma vez que essas empresas, muitas vezes, possuem histórias inspiradoras. Grande parte dela começou por baixo ou passou por momentos difíceis antes de alcançar o sucesso. Isso pode ser preponderante para quem almeja possuir um grande negócio um dia. Hoje, no quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da Xiaomi, a marca chinesa que teve uma ascensão meteórica nos últimos anos, o que foi feito, os mitos, as verdades e a trajetória da empresa.
Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:
- História da Xiaomi: origem e primeiros passos
- História da Xiaomi: o sucesso e a expansão global
História da Xiaomi: origem e primeiros passos
A Xiaomi é uma empresa de tecnologia chinesa fundada em 2010 por Lei Jun, também atual presidente da corporação. Com a sede em Pequim, os seus serviços estão focados principalmente na produção de smartphones, notebooks e outros acessórios de tecnologia, como fones de ouvido, caixas de som e outros artigos.
O “MI” que estampa na sua logo é uma abreviação para Mobile Internet e se refere ao plano de Lei Jun de criar uma empresa que fosse a primeira a utilizar de tecnologias móveis. Atualmente, são inúmeras as marcas que operam com a utilização desse recurso.
Lei Jun é formado em Ciências da Computação pela Universidade de Wuhan, uma das mais bem conceituadas universidades chinesas. Trabalhou como engenheiro na Kingsoft, uma empresa de Software, antes de fundar a sua própria empresa, levando ela ao sucesso. Lei Jun também é o fundador da Joyo.com, uma livraria online que, posteriormente, foi comprada pela Amazon, o que rendeu ao empresário chinês alguns milhões de dólares.
História da Xiaomi: o sucesso e a expansão global
A Xiaomi não completou ainda seus dez anos de história, mas já figura entre as empresas mais valiosas do mundo no seu segmento de atuação. A qualidade dos seus produtos e o investimento em tecnologias inovadoras são alguns dos principais motivos para as vendas da empresa se alavancarem tão rapidamente.
Além disso, a Xiaomi já nasceu com um grande orçamento, visto que Jun Lei já tinha uma experiência sólida com outras empresas e apenas replicou seus conhecimentos mais uma vez. A linha Redmi é uma dos modelos que melhor performam entre os smartphones da Xiaomi e bateu até recorde como o celular mais vendido em um só dia em plataformas online.
A Xiaomi, cada dia mais, vem superando a desconfiança que havia no ocidente em relação a produtos provenientes da China. Em 2019, por exemplo, o Redmi Note 8 apareceu em primeiro lugar na lista de produtos mais vendidos pela Amazon no Brasil. No Brasil, especificamente, a empresa atua desde 2018 seguidamente. Antes disso, em 2015 a Xiaomi disponibilizou seus produtos, mas logo suspendeu as atividades, já no segundo semestre de 2016.