História da Volkswagen – Marcas de sucesso sempre são grandes inspirações para pequenos e médios empreendedores, e, principalmente, para quem está começando um negócio. Conhecer a história dessas empresas ajuda a mostrar que existe um caminho para se chegar ao sucesso e ser reconhecido como um dos melhores do mercado. No artigo de hoje do quadro História das Marcas, conheça mais sobre a História da Volkswagen.
Aqui você encontrará os seguintes tópicos:
- História da Volkswagen: a fundação e o Fusca;
- História da Volkswagen: a expansão e o Grupo Volkswagen.
História da Volkswagen: a fundação e o Fusca
A Volkswagen, diferente da maioria das grandes empresas que conhecemos, não teve, de fato, um fundador. O mais próximo disso que se tem registro é a origem do termo que leva o nome da marca significa “carro do povo”, cunhado por Josef Ganz, engenheiro e jornalista alemão. A empresa foi fundada em 1930, durante o período da Segunda Guerra Mundial na Alemanha governada por Adolf Hitler.
Ganz era cotado para ser o idealizador do primeiro modelo da VW, o Kafer, conhecido no Brasil como Fusca, mas foi Ferdinand Porsche, fundador da montadora Porsche, o responsável pelo desenvolvimento do modelo. Ganz foi preterido por Hitler por ser judeu, dando lugar a Porsche no cargo.
A primeira sede da empresa era Stuttgart e após o fim da guerra, a partir de 1945, mudou-se para a cidade de Wolfsburg, onde estabelece a sua base até os dias atuais. O Fusca foi o principal modelo a ser produzido pela VW, tendo a fabricação encerrada em julho de 2003. No total, a empresa produziu um total de 21. 529. 464 unidades em todo o mundo.
História da Volkswagen: a expansão e o Grupo Volkswage
História da Volkswagen: a expansão e o Grupo VolkswageAtualmente, o Grupo Volkswagen é o maior grupo de montadoras do mundo, detentor de ações de diversas outras marcas conhecidas do grande público e dos amantes por carro. A expansão da marca começou na década de 1960, mais precisamente em 1964 com a aquisição da Audi e a mais recente aquisição do grupo foi a montadora Porsche. Além delas, estas são as marcas que compõem o grupo:
- NSU Motorenwerke: adquirida pelo setor da Audi, mas não é utilizada desde a década de 1970.
- SEAT;
- Skoda;
- Bentley: adquirida junto a marca Rolls-Royce.
- Bugatti: adquirida em 1998;
- Lamborghini;
- MAN SE;
- Scania;
- Italdesign Giugiaro;
- Ducati Motor Holding;
- Porsche.
Entre os modelos da VW que circulam no Brasil, podemos os mais conhecidos, como o Gol, Golf, Fox, Amarok, Saveiro, Up! e Voyage.