Conhecer a história de uma grande marca pode ser fundamental para um micro empreendedor ou um empresário que está começando uma empresa do zero. As histórias dessas empresas, muitas vezes, nos mostram que seu caminho é composto também por dificuldades e percalços até chegarem ao patamar em que alcançaram. No quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da Umbro, quem são seus fundadores, a sua origem e os primeiros passos, até a caminhada para alcançar o patamar de uma das maiores empresas no segmento de materiais esportivos do mundo.
Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:
- História da Umbro: origem e primeiros passos
- História da Umbro: o futebol e o mercado atual
- História da Umbro: principais atletas e clubes patrocinados
História da Umbro: origem e primeiros passos
As histórias de grandes marcas desse segmento esportivo é cercada por algumas curiosidades comuns. No caso da Umbro é em relação à sua fundação. Assim como outras marcas, ela também foi fundada por dois irmãos, Harold e Wallace Humphrey, no ano de 1924, na Inglaterra.
O nome é derivado de uma junção de Humphrey Brothers, ou Irmãos Humphrey, no bom português. Em 1920, até mesmo antes da sua fundação como empresa propriamente dita, os irmãos já iniciavam a sua atuação na fabricação de materiais esportivos com a criação da primeira fábrica.
Ao longo de sua história, a Umbro foi reconhecida por patrocinar diversos clubes de futebol que tornaram-se famosos, bem como atletas. A sua trajetória no esporte profissional inglês começa na FA Cup, a Copa da Federação Inglesa de Futebol, torneio mais antigo de futebol profissional do mundo, datado ainda do século XIX.
A Umbro ainda auxiliou os países que se envolveram na Segunda Guerra Mundial contra o Nazismo na confecção de uniformes para a tropa britânica, quando outras marcas de origem alemã também fizeram o mesmo apoiando os regimes vigentes.
A internacionalização da Umbro começa na década de 1980, quando começou a atuar nos Estados Unidos, em uma época que o seu patrocínio da Seleção Inglesa de Futebol estava “suspenso”, já que viria a se tornar patrocinadora novamente anos mais tarde.
História da Umbro: o futebol e o mercado atual
A Umbro cumpriu bem as suas estratégias de internacionalização da marca e, atualmente, está presente e atuante em mais de 60 países ao redor do mundo. Fez do futebol a sua principal área de atuação no mercado esportivo, investindo tanto em seleções quanto em clubes ao redor do mundo.
A produção de camisas de treino e de jogo, tênis, chuteiras, meiões e outros acessórios são o principal foco da empresa. No próximo tópico vamos elencar alguns clubes históricos e atuais que a Umbro vestiu e ainda veste, ajudando a propagar ainda mais o nome da empresa.
A Umbro atualmente pertence a uma empresa chamada Iconix Brand Group, adquirida em 2012, após ser vendida pela Nike.
História da Umbro: principais atletas e clubes patrocinados
A Umbro, por se tratar de uma empresa inglesa, sempre teve como o principal foco a seleção inglesa de futebol, a qual foi patrocinadora por várias décadas, até ser substituída pela Nike recentemente. Inclusive, o único título mundial da Inglaterra, em 1966, os ingleses trajavam uniformes da Umbro. Naquela oportunidade, eram 16 as seleções que disputavam a Copa do Mundo, e a empresa inglesa vestia 15 delas, com exceção da União Soviética.
Além da Seleção Inglesa, a Umbro vestia a Seleção Brasileira em ocasiões muito especiais, no tricampeonato mundial em 1970 e no tetracampeonato em 1994.
Entre os grandes atletas, a Umbro é responsável por calçar craques ingleses históricos como Alan Shearer, David Beckham, Michael Owen e John Terry, representantes da seleção inglesa e dos clubes pelos quais atuaram. Roberto Carlos, o brasileiro considerado por muitos o melhor jogador da sua posição na história do futebol, possui um patrocínio vitalício com a Umbro.
A Umbro também participou de conquistas da história recente de clubes brasileiros. Grêmio e Athletico Paranaense foram campeões nacionais e internacionais vestindo a marca britânica, além do Cruzeiro que foi bicampeão da Copa do Brasil de forma seguida também utilizando uniformes da Umbro.