História da Trident: saiba mais sobre a maior marca de goma de mascar do mundo - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

História da Trident: saiba mais sobre a maior marca de goma de mascar do mundo

História da Trident: saiba mais sobre a maior marca de goma de mascar do mundo

A Trident é uma marca referência em goma de mascar e ocupa o título de mais vendida do mundo. As origens da marca são ligadas a saúde bucal e crise de estresse da população. Neste texto vamos te explicar como surgiu a Trident e quais foram as motivações para criar essa goma de mascar.

  • História da goma de mascar
  • Goma de mascar e saúde pública nos EUA
  • Qual a origem do nome “Trident”?
  • Por que a Trident ficou tão famosa?
  • Quando a Trident chegou no Brasil?
  • Como está a Trident atualmente?
  • História da goma de mascar

História da goma de mascar

A goma de mascar é usada há centenas de anos e o primeiro relato surgiu em 1860 com Antonio López de Santa Anna, um general mexicano que foi exilado para os Estados Unidos e junto levou um tipo de goma de mascar natural chamada “chicle”. O chicle foi apresentado a Thomas Adams Jr, um inventor americano que fundou a própria marca de chiclete e depoisepois a American Chicle Company.

Thomas Adams Jr nasceu em Nova York em 1818 e teve diversas profissões, de vidraceiro a fotógrafo, antes de se aventurar na indústria alimentícia. Após trabalhar como secretário de Antônio,Antonio, Thomas começou a fazer testes e produzir a goma de mascar e foi aperfeiçoando, adicionando sabor e tornando mais prático o consumo da goma. Adams então fez o New York Chewing Gum, basicamente o chicle embalado, e começou a empresa em 1870 já com um chiclete saborizado com licor chamado Black Jack. Em 1871, a empresa registrou a patente de uma máquina de produzir goma de mascar e, a partir de então a empresa começou a crescer, principalmente pelo seu pioneirismo, e se tornou a primeira empresa a vender os chicletes em máquinas de vendas em 1888.

A marca de Thomas foi incorporada a American Chile Company, uma empresa que surgiu em 1899 e juntou várias empresas de chicletes da época. Apesar de não ser o inventor, Adams teve papel crucial na produção do chiclete nos Estados Unidos. Thomas Adams Jr. faleceu em 1905.

Goma de mascar e saúde pública nos EUA

A goma de mascar se tornou um sucesso nos Estados Unidos na década de 50, muito devido a primeira e segunda guerra, onde a população usava a goma como uma forma de aliviar o estresse e ansiedade que a guerra causava na sociedade. Com tamanha demanda, foi necessário começar a produzir a goma de mascar com ingredientes artificiais.

O Pure Spruce Gum, criado por John B. Curtis, foi um dos produtos bastante consumidos nessa época. A nova tendência começou a causar problemas de cárie devido à alta quantidade de açúcar nos ingredientes. Em meio à crise, alguns cientistas da American Chile Company começaram a pesquisar maneiras de produzir a goma de mascar sem altas quantidades de açúcar, assim surgiu o Trident.

Qual a origem do nome “Trident”?

O chiclete Trident foi criado para ser uma opção saudável da goma de mascar e foi distribuído como tal. O próprio nome vem de “tri”, que representa as três enzimas componentes na goma, e “dent”, derivado de “dentist”. Outros elementos usados pela empresa para divulgar a marca como uma opção menos agressiva a saúde bucal foi no slogan “Ótimo sabor, que faz bem para os seus dentes” e “Quatro em cada cinco dentistas pesquisados recomendam chicletes sem açúcar para seus clientes que mastigam chicletes”. O início do marketing do Trident foi muito voltado para o diferencial dentagiênico da goma de mascar, sendo inclusive colocado na embalagem.

Por que a Trident ficou tão famosa?

Em 1964 a NASA escolheu a Trident como marca oficial de goma de mascar das viagens do Projeto Gemini, o sucessor do Projeto Apollo. A ação trouxe ainda mais visibilidade para a marca e deu maior renome a marca.

A Trident também garantiu seu posto através de inovação e qualidade. Além da preocupação com a saúde bucal, em 1966, a empresa lançou uma fórmula melhorada que contava com 3 novos sabores, canela, menta e frutas. Os novos produtos foram sucesso de vendas e um dos chicletes mais consumidos em 1969, principalmente o sabor canela. 

A marca já estava então consolidada e já possuía grande relevância no mercado de goma de mascar desde os anos 70, quando começou a se expandir além das fronteiras estadunidenses. No final dos anos 90 foram lançados mais produtos e uma linha voltada para outros cuidados bucais como fortalecimento dos dentes e clareamento.

Quando a Trident chegou no Brasil?

A expansão mundial da Trident começou em 1970 em países na Europa e Canadá. A goma de mascar da Trident chegou no Brasil e no México em 1981 com os sabores canela, menta e hortelã.

O processo de internacionalização da marca foi demorado, a Trident foi chegar no Reino Unido apenas em 2007, na China em 2015 e no Paquistão em 2016. Apesar disso, a Trident ainda ocupa a posição de maior vendedora de goma de mascar do mundo.

Como está a Trident atualmente?

A Trident atualmente faz parte do grupo Mondelez Internacional, desde 2010 quando foi comprada pela Cadbury. O Grupo Mondelez é um conglomerado estadunidense de multinacionais como Oreo, Belvita, Milka, entre outros. O grupo foi fundado sob o nome de “Kraft Foods” e passou por uma grande cisão/reformulação em 2012, em 2020 a empresa lucrou $2,5 bilhões de dólares.

A Trident possui mais de 13 linhas de gomas de mascar à venda atualmente, com variados sabores cada. Um fato interessante é que, segundo o CEO da Mondelez Brasil, Liel Miranda, o consumo de gomas e balas diminuiu 40% no período da pandemia de COVID-19 devido ao fechamento das pequenas lojas, um período onde os níveis de estresse e ansiedade da população ficaram mais elevados. Um grande contraste se pensar na origem da marca, onde esse estresse coletivo acabou por catapultar as vendas do Trident.

Gostou do texto? Acesse nosso blog para mais informações e histórias de marcas.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.