Conhecer a história de uma grande marca pode ser fundamental para um microempreendedor ou donos de pequenas ou médias empresas entenderem que nem só de altos vive uma marca de sucesso. É por meio desse conhecimento que um empresário pode perceber mesmo as maiores marcas do país ou do mundo começaram com pouco e conseguiram alcançar o patamar que possuem atualmente. No quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da Skol, seu fundador e origem, a sua comercialização no Brasil e como ela se tornou uma das marcas mais valiosas do país por quase uma década.
Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:
- História da Skol: origem e primeiros passos
- História da Skol: seis vezes a marca mais valiosa
História da Skol: origem e primeiros passos
A Skol é uma cerveja que não possui origem brasileira, mas sim um licença para ser produzida aqui no Brasil. De origem dinamarquesa, propriedade da empresa Carlsberg, o seu nome é derivado de uma expressão sueca skal, que é muito utilizada momentos antes de brindes serem feitos, como o “saúde” que usamos aqui no Brasil.
A chegada ao Brasil se deu no ano de 1967, oito anos após o começo da sua circulação pela Europa. A fabricante inicial foi a mesma da cerveja Caracu, a Cervejaria Rio Claro e, mais tarde, a Brahma a adquiriria para uso exclusivo. Embora sejam competidoras entre si no mercado, Skol, Brahma e Antarctica são todas cervejas produzidas pela mesma empresa, a AmBev.
A Skol sempre foi reconhecida pela sua importância atuação no marketing e na publicidade, além de ser pioneira em diversas estratégias e produtos que, mais tarde, passariam a ser comuns, como a embalagem long neck, a latinha com a boca redonda, dentre outras.
História da Skol: seis vezes a marca mais valiosa
Como foi dito, a Skol tornou-se ainda mais notável devido a sua excelente noção de publicidade, sobretudo, no século XXI. As campanhas publicitárias, sempre muito criativas, possuíam um tom bem jovial, uma vez que o público-alvo do produto são realmente as pessoas mais jovens.
Essa atuação no marketing deu à Skol a posição de marca mais valiosa do Brasil por seis anos consecutivos, de acordo com o ranking da Kantar. Se você não sabe o que é esse ranking, confira o ranking de 2019!
Isso permitiu que a Skol criasse diferentes estratégias para se manter no topo, criando variantes da sua cerveja com alterações no sabor e no teor alcóolico, como é o caso das diferentes Skol Beats e da Skol 360.
História da Skol: Marca de Alto Renome
A marca Skol é amplamente conhecida em todo o território nacional. Em qualquer canto do país, se você perguntar “o que é Skol?”, todo mundo saberá responder que é uma cerveja! Pudemos perceber que esse reconhecimento é fruto de um trabalho de anos, com milhares de pessoas envolvidas nesse processo. No registro de marca, as empresas que conquistam esse patamar de reconhecimento amplo no mercado em que atuam são categorizadas como marcas de alto renome. É o caso da Skol!
No Brasil, uma marca de alto renome conquista uma proteção especial juntamente ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI. Essa é autarquia responsável por gerir as leis da propriedade industrial. Enquanto o registro de marca tradicional protege uma empresa do plágio apenas no seu segmento de atuação, as marcas de alto renome possuem uma proteção em todas as classes do registro de marca!