• Registro de Marcas e Patentes

História da Renault: Fundador/Dono, erros, acertos, mitos, verdades

História da Renault

Um microempreendedor, alguém que está começando um negócio ou até mesmo proprietários de pequenas e médias empresas podem buscar inspiração na história de grandes marcas de sucesso. Isso ajuda a entender que mesmo aquelas empresas que estão nos patamares mais altos já sofreram com decisões erradas e dificuldades trilhando o caminho para alcançar onde estão atualmente. Hoje, no quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da Renault, a origem da marca francesa e parte da sua trajetória.

Aqui você encontrará os seguintes tópicos:

  • História da Renault: origem e primeiros passos
  • História da Renault: a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi

História da Renault: origem e primeiros passos

A Renault S.A, diferente da maioria das grandes marcas, foi fundada não só por uma pessoa, mas sim por um grupo, em 1899. Louis Renault é o principal nome e é atribuída a ele a fundação da empresa. No entanto, ao lado dele estavam Marcel e Fernand Renault, seus irmãos, e amigos Thomas Evert e Julian Wyer.

O grupo tinha grande interesse em corridas automobilísticas e já contavam com uma visão empreendedora acerca do negócio que estavam criando, implementando o modelo Taylorista de produção.

Louis e Marcel gostavam de dirigir os próprios carros que produziam e ainda competiam em corridas utilizando-os. No entanto, em 1903, Marcel morreu em um acidente enquanto corria, o que levou Louis a deixar as pistas. A empresa continuou no ramo automobilístico, mas sem um representante da família Renault nas pistas.

Louis Renault chegou a produzir tanques de guerra para que o exército francês pudesse fazer frente na Primeira Guerra Mundial. No período entre guerras, a Renault aumentou o repertório de produção, entrando no ramo de máquinas agrícolas. 

Durante a Segunda Guerra, a França foi invadida pelo exército alemão nazista e tomou a fábrica da Renault, produzindo veículos para os alemães. Em decorrência disso, Louis Renault foi acusado de “manter relações comerciais com o inimigo” e preso. Morreu sem conseguir prestar a sua defesa.

História da Renault: a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e o mercado atual

A Renault, atualmente, compõe o grupo conhecido como Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A parceria começou quando o CEO da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, assumiu também a empresa francesa. A montadora francesa tem participação em 43% das ações da parceira japonesa.

A aliança entre essas três marcas se tornou uma das maiores do mundo em questão de rentabilidade, perdendo apenas para a General Motors, o grupo Volkswagen e a japonesa Toyota.

Embora a Renault tenha se ausentado por um período das grandes competições automobilísticas, nunca deixou de participar. Forneceu motores para outras equipes e foi campeã da Formula 1 com o piloto espanhol Fernando Alonso.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário