• Registro de Marcas e Patentes

História da Natura: Fundador/Dono, mitos, verdades, erros, acertos

 

Conhecer a história de uma marca pode ser fundamental para microempreendedores e donos de pequenas e médias empresas para tocarem o seu negócio. Isso porque, na maioria das vezes, as histórias dessas grandes marcas de sucesso e reconhecidas nacional ou mundialmente, mostram que a trajetória dessas empresas também possui altos e baixos, com momentos de grande prosperidade e momentos de crise e dificuldade. No quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da Natura, uma das maiores marcas de cosméticos no Brasil e a sua origem, fundador e os primeiros passos dessa caminhada de sucesso que dura até os dias atuais.

Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:

  • História da Natura: origem e primeiros passos
  • História da Natura: o reconhecimento internacional e atuação no mercado

 

História da Natura: origem e primeiros passos

A Natura como conhecemos hoje foi fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, empresário que hoje figura na lista dos mais ricos bilionários do Brasil, no bairro Vila Mariana, em São Paulo. O atendimento na época da fundação era feito pelo próprio Luiz Seabra e, posteriormente, a venda direta foi a principal estratégia adotada pela empresa, passando de casa em casa e não mais havendo uma loja fixa.

A estratégia resultou em uma rápida expansão da marca pelo território nacional, de modo que ao final da década de 70 já haviam mais de 2000 colaboradores e uma inovação: a linha Sr. N, que se tratava de cosméticos para o público masculino e, até então, era uma novidade no mercado.

A inovação era uma das características na história da Natura. Já na década de 80, a empresa passou a trabalhar com os famosos “refis”, que diminuem o custo de produção e também para o consumidor final.

 

História da Natura: o reconhecimento internacional e atuação no mercado

A atuação da Natura no mercado internacional teve início ainda na década de 90, quando suas atividades foram expandidas e cruzaram a fronteira com a Argentina e com o Peru. Com isso, a Natura hoje conta com uma participação ativa em nove países, presente na América Latina, na América do Norte e na Europa, sobretudo na França, grande polo industrial de cosméticos.

Atualmente, a Natura é reconhecida pela sua preocupação com o meio ambiente e propõe diversas ações com um teor de sustentabilidade, desde a construção de seus projetos arquitetônicos, até ações que partem de um desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Atitudes e campanhas como essa renderam algumas premiações para a empresa, como a Champions of the Earth 2015, que premia a “Visão Empreendedora”, como uma forma de reconhecimento à adesão e ao compromisso às visões sustentáveis protagonizadas pela Natura.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário