História da Motorola | A Motorola é uma das maiores empresas de tecnologias nos dias de hoje. É uma das protagonistas no enorme mercado de smartphones, figurando, em alguns países (como no Brasil), entre as três marcas com mais aparelhos vendidos.
No artigo de hoje falaremos mais sobre a história da Motorola e o que fez com que ela chegasse a ser o que é nos dias atuais: uma gigante internacional.
História da Motorola: primeiros anos
Antes de ser uma gigante de telecomunicações internacionais, a Motorola era o nome de um rádio de carro. O rádio automotivo da Motorola foi lançado pela Galvin Manufacturing Corporation em 1930, dois anos após a fundação da empresa em Chicago. A empresa foi lançada por dois irmãos, Joseph e Paul Galvin.
No mesmo ano em que foi lançado, a Motorola se tornou o primeiro produto vendido internacionalmente pela Galvin – embora em uma escala bastante pequena, comercializando apenas duas unidades na Cidade do México. Não é uma façanha épica de qualquer maneira, com certeza, mas as empresas raramente se tornam presenças multinacionais da noite para o dia.
Em 1947, a empresa abandonou o nome de seus fundadores em favor de um apelido mais agradável. A decisão foi por nomear a empresa com o mesmo termo dado ao seu produto de mais sucesso: Motorola – um nome que significava “som em movimento”, segundo a empresa.
O significado era adequado, tendo em vista a grande variedade dos itens oferecidos pela empresa, incluindo modelos de rádio para o lar, viaturas policiais e até dispositivos de mão dupla, como o Handie-Talkie, que seria usado nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial. A empresa não adotaria o agora familiar “M” da Motorola por quase mais uma década.
História da Motorola: início nos celulares
Em 1973, a Motorola deu alguns passos importantes em direção à tecnologia que a definiria nas próximas décadas, exibindo o DynaTAC, um aparelho celular primitivo, mas que demonstrou o fenômeno dos telefones celulares para o mundo.
No final da década de 80, o MicroTAC chegou ao mercado, diminuindo bastante o tamanho, o peso e o preço, mudando para um formato de telefone flip. Esse aparelho foi sucedido em 1996 pelo verdadeiramente icônico StarTAC, um aparelho consideravelmente menor e mais barato, popularizando a marca por todo o mundo.
História da Motorola: era dos smartphones
A Motorola teve outro grande sucesso em suas mãos com o RAZR de 2004, ultrapassando as fronteiras e tornando-se o aparelho mais vendida de todos os tempos. No final da década, a Motorola havia mudado seu foco para o Android do Google, numa tentativa de se envolver com a explosão de smartphones desencadeada pelo iPhone e seus semelhantes.
A empresa tentou lançar um sistema operacional móvel com o MotoBlur, para grande desgosto dos usuários e críticos. Em outubro de 2009, a empresa afastou a tendência dos teclados físicos com o lançamento do Droid, um slider Android 2.0.
Após anos de discussões, a Motorola foi, em 2011, dividida em duas partes: a Motorola Solutions, uma ala voltada para empresas e governos, e a Motorola Mobility, especializada em aparelhos e decodificadores. Em agosto do ano passado, o Google anunciou que estaria adquirindo a Mobility por cerca de US $ 12,5 bilhões, um acordo que seria fechado quase nove meses após sua primeira divulgação.
História da Motorola: a atualidade e o grande sucesso
A Motorola, depois de sua compra pelo Google, entrou de vez no mundo dos smartphones. Atualmente, é uma das maiores empresas nesse setor em todo o mundo, com aparelhos de grande sucesso. Dentre esses, está a linha Moto G, que vendeu milhões de unidades ao redor de todo o mundo e continua a ter atualizações.
Depois disso, a Motorola ainda passou por nova negociação. Foi vendida em 2015 para a Lenovo, por aproximadamente 3 bilhões de dólares.
Atualmente, apenas a linha Moto G já teve mais de 100 milhões de unidades vendidas.