História da Marvel| Marvel: um nome que a maioria de nós conhece muito bem. Com filmes de sucesso que saem a todos os anos e personagens sendo reconhecidos em todo o mundo, não há dúvidas de que a Marvel é uma das maiores marcas da atualidade, referência no âmbito cinematográfico.
A história da companhia, no entanto, começou há muitos anos atrás. Bem longe das telonas de cinema, a empresa começou onde fez o seu sucesso: nas revistas em quadrinhos.
No artigo de hoje iremos falar mais sobre a história da Marvel a escalada até chegar à gigante que conhecemos nos dias de hoje.
História da Marvel: fundação e primeiros anos
A Marvel Comics foi fundada em 1939 por Martin Goodman na cidade de Nova York, sob o nome Timely Publications. Nessa época, os quadrinhos estavam se tornando muito populares nos Estados Unidos, criando uma era que mais tarde seria conhecida como a “Era de Ouro” dos quadrinhos. A estréia das publicações da Timely surgiu na forma da série “Marvel Comics”, nome que a empresa mais tarde adotaria. A primeira edição desta série foi publicada em outubro de 1939.
Os próximos anos da vida útil da Timely Publications seriam bem simples, mas em 1941 a empresa criaria um de seus maiores sucessos até agora: o Capitão América. A primeira edição da série “Capitão América” foi publicada logo após o desastre de Pearl Harbor, e uma figura como o Capitão América representou muito do patriotismo e poder que os Estados Unidos precisavam na época. Este foi um discurso forte, se tornando um dos principais motivos que os quadrinhos explodiram, vendendo mais de 1 milhão de cópias e dando à luz um dos super-heróis mais icônicos de todos os tempos.
Ao longo dos anos 40, a Marvel continuaria sendo bem-sucedida e criaria muitos quadrinhos icônicos durante a “Era de Ouro” que seriam muito influentes na formação da cultura dos super-heróis.
História da Marvel: anos 50 e 60
No início dos anos 50, a “Era de Ouro” estava chegando ao fim e, com isso, chegou a conclusão da série “Capitão América”. Foi nessa época que os super-heróis estavam se tornando muito menos populares para o público americano, o que significava que a Marvel teria que passar por algumas mudanças.
Essas mudanças vieram na forma de uma mudança de nome de para “Atlas Comics”. Durante essa época, a Marvel perderia um pouco seus objetivos, o que seria notável na forma de um declínio na qualidade, com os quadrinhos sendo muito baratos e sem o mesmo espírito que a Marvel já possuía.
No entanto, nos anos 60, a Marvel parecia voltar aos trilhos, com um retorno às histórias em quadrinhos de super-heróis, começando com “Quarteto Fantástico” e uma mudança final no nome da Marvel Comics. Nas próximas décadas, a Marvel mostraria uma ascensão incrível ao topo, repleta de personagens fenomenais e grandes enredos que entreteram pessoas de todas as faixas etárias.
História da Marvel: expansão e falência
Durante as próximas décadas, a Marvel expandiria seu alcance mais do que apenas quadrinhos, criando uma empresa maior, a Marvel Entertainment Group, que gerenciaria e controlaria todos os outros ramos da empresa. Isso levaria à criação de várias novas empresas e à compra de várias outras..
Foi uma dessas compras, a compra de uma empresa de distribuição nos anos 90, que levou a um problema muito grande, a falência, que parecia permanecer mesmo após os esforços mais desesperados.
No entanto, a Marvel foi salva ao ser comprada pela empresa Toy Biz e recuperada, renomeando a Marvel Entertainment, apelidada de Marvel Enterprises. A empresa também estabilizou a divisão de quadrinhos e a colocou de pé novamente. Quando a empresa entrou nos anos 2000, criou e lançou duas franquias de cinema de muito sucesso, X-Men e Spider-Man.
História da Marvel: compra pela Disney e MCU
No final dos anos 2000, uma coisa muito importante aconteceria à Marvel Enterprises. Em 2009, por um preço insano de 4 bilhões de dólares, a Marvel foi comprada pela Disney. Com a Disney que administra a Marvel, muito mais oportunidades foram abertas para os vários criadores da Marvel e o lançamento do MCU (divisão cinematográfica). Uma enorme série de filmes, todos ligados a um universo que agrada a todos os públicos e continua a proporcionar experiências divertidas para os telespectadores.
Hoje em dia, a Marvel é uma das marcas mais conhecidas de todo o mundo. Reconhecida em todos os países e com bilheterias que ultrapassam a casa dos bilhões, a empresa continua a lucrar no cinema, sem deixar de lado os quadrinhos.