A história de uma marca de sucesso, muitas vezes, é cercada por altos e baixos, momentos de dificuldade e momentos de crescimento. Conhecer a história de grandes empresas pode ser fundamental para micro empresários e donos de pequenas e médias empresas, tendo em vista a inspiração que elas podem impactar nessas pessoas, de modo a continuarem acreditando que podem continuar a tocar o seu negócio. No quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da Magazine Luiza, uma empresa que vem crescendo muito nos últimos anos, mostrando sua origem e primeiros passos, até alcançar o patamar atual.
Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:
- História da Magazine Luiza: origem e primeiros passos
- História da Magazine Luiza: marketing digital e o mercado atual
História da Magazine Luiza: origem e primeiros passos
Fundada em 1957 pelo casal Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, a Magazine Luiza, em seus primórdios, era conhecida por outro nome: “A Cristaleira”. O envolvimento da população de Franca, interior de São Paulo, com a pequena loja de presentes de Luiza, levou a realização de um concurso em uma rádio da cidade para rebatizar a loja.
Era conhecida desde o começo pela participação ativa dos donos em todos os segmentos, principalmente de Luiza, que fazia o atendimento, participava da expedição e até mesmo fazia pesquisas de mercado. Não demorou para que o sucesso da loja em Franca se expandisse para outras cidades.
A participação de outros membros da família permitiu essa expansão para outras cidades do interior do estado e, mais tarde, para a capital paulista. 20 anos após a fundação, a rede varejista já possuía mais de 20 lojas e havia inaugurado a primeira loja de departamentos.
História da Magazine Luiza: marketing digital e o mercado atual
O advento de tecnologias como a internet e a popularização do seu uso no final da década de 90 e adentrando o começo do século XXI até os dias atuais são grandes colaboradores do crescimento da Magazine Luiza enquanto negócio. A loja de departamentos foi uma das primeiras a operar seus serviços de modo omni-channel, que se trata da vendas em diversos canais.
Diversas campanhas de muito sucesso foram realizadas pela Magazine Luiza com o foco no marketing digital. Entre eles, pode-se citar a Campanha do Dia dos Namorados com o perfil da Lu no Tinder, rede social focada em relacionamentos. Nessa campanha, quem desse Match – a compatibilidade de dois perfis na rede -, ganharia descontos especiais na loja.
O bom uso desse mercado digital credenciou a Magazine Luiza a ser uma das maiores marcas brasileiras da atualidade, figurando na Bolsa de Valores de São Paulo e estando entre as 10 maiores marcas de acordo com o ranking da Kantar de 2019. Com isso, a empresa conseguiu até mesmo adquirir outras marcas famosas, como é o caso da Netshoes, que agora pertence à Magazine Luiza.