• Registro de Marcas e Patentes.

História da Lenovo: Fundador/Dono, mitos, verdades, erros, acertos

A história de uma grande marca de sucesso pode ser um divisor de águas para um microempreendedor ou dono de pequenas empresas. Isso porque a grande maioria das histórias de uma empresa mundialmente famosa possui também altos e baixos, como qualquer outra. Entender situações como essa pode ser fundamental para que um empresário consiga a motivação necessária para continuar tocando o seu negócio e alcançar os patamares que almeja. No quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da Lenovo, sua origem, os primeiros passos e como foi trilhado o seu caminho até o sucesso.

Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:

  • História da Lenovo: origem e primeiros passos
  • História da Lenovo: a era contemporânea

História da Lenovo: origem e primeiros passos

Diferente de muitas empresas que possuem apenas um fundador, a Lenovo desde o começo contou com um grupo de onze pessoas. Liu Chuanzhi foi o responsável pela sua fundação, em 1984, juntamente com outros dez engenheiros responsáveis pela New Technology Developer Inc., que posteriormente iria se tornar a Legend, predecessora da Lenovo.

A empresa foi uma das pioneiras no que diz respeito ao desenvolvimento de computadores para serem usados em casa, além de ter sido a primeira empresa a apresentar um modelo de notebook ainda no final da década de 90, quando os desktops eram mais populares e, ainda assim, apenas uma parcela da população possuía renda para adquirir um.

O século XXI veio para trazer novas alegrias e perspectivas para a Lenovo. Logo em 2005, a empresa comprou o setor de computadores da IBM, o que levou a empresa chinesa a alcançar o patamar de terceira maior empresa de computação do mundo na época. Passou a se destacar exibindo seus produtos em eventos e competições esportivas, como as Olimpíadas.

 

História da Lenovo: a era contemporânea

 

O nome da Lenovo se deu por uma junção da Legend, que foi a grande responsável pelo crescimento da empresa, com a palavra em latim “novo”. A mudança no novo trouxe também novas perspectivas para a empresa.

Na segunda década do século XXI, a Lenovo adquiriu também a Motorola, entrando de vez no mercado de smartphones, que já havia se consolidado como um dos grandes mercados do mundo.

A atuação da Lenovo no Brasil se deu muito pela participação da Motorola, com aparelhos de bom desempenho e qualidade, e de preços mais condizentes com a realidade do brasileiro. 

Atualmente, a Lenovo atua e opera em cerca de 60 países e vende seus produtos para mais de 160 países, o que a credencia como uma das maiores empresas do mundo no seu segmento.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário