História da Kodak
História da Kodak | A Kodak é uma marca icônica no setor da tecnologia e fotografia e provavelmente você já ouviu falar dos seus filmes e câmeras. A marca atualmente não ocupa mais essa posição de destaque no mercado da fotografia e neste texto vamos te explicar tudo sobre a ascensão e queda da Kodak.
- Quem criou a Kodak?
- Por que a Kodak ficou tão famosa?
- Como a Kodak entrou em falência?
Quem criou a Kodak?
A Kodak foi registrada pelo atendente de banco estadunidense George Eastman em 1888. A empresa referência surgiu quando Eastman se aventurou na invenção de placas metálicas que usam emulsão de sais de prata sensíveis à luz para gerar imagens. Outro personagem importante na história da Kodak foi Henry Strong, um empresário americano que ocupou o primeiro cargo de presidente da inicialmente nomeada Eastman Kodak.
Por que a Kodak ficou tão famosa?
A Kodak cresceu tanto pelo pioneirismo nas tecnologias de fotografia, a empresa foi a primeira a lançar um rolo de filme flexível, passo essencial para começar a deixar a fotografia mais portátil. A empresa também foi responsável pela invenção do filme colorido, o Kodachrome, em 1935.
Um lançamento clássico da Kodak foi a Instamatic em 1963, uma câmera extremamente portátil, barata e com o filme facilmente substituível.
O primeiro modelo de câmera digital foi inventado pelo engenheiro da Kodak, Steve Sasson, e a marca registrou uma patente sobre o produto que valeu até 2007. Em 1997 a empresa atingiu seu pico, a empresa chegou a valer $31 bilhões de dólares.
Como a Kodak entrou em falência?
Apesar de ter sido precursora da câmera digital, a Kodak escolheu não se voltar totalmente para esse ramo, muito pelo seu maior lucro vir dos filmes e de revelar as fotos. Entretanto, as vendas de câmeras digitais ultrapassam as tradicionais em 2003 e o estrelato da Kodak muda.
Os anos 2000 foram determinantes na decadência da Kodak, em 2008 a principal fonte de renda da Kodak passa a ser do licenciamento de patentes e não mais dos seus produtos e serviços. A marca também fez um saldão de suas patentes e muitas foram compradas por empresas como Apple e Google. Em janeiro de 2012 a empresa declara falência ao governo dos EUA.
Atualmente a marca possui o foco no mercado de impressão e de embalagens.
Gostou do texto? Acesse nosso blog para mais informações.