Conhecer a história de uma marca de sucesso pode ser muito inspirador para microempreendedores e donos de pequenas e médias empresas. Isso porque a história de grandes marcas e de abrangência mundial mostra os erros, os acertos e as dificuldades que esses empresários passaram até alcançar o patamar de um negócio bem sucedido. No quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da KFC, a famosa marca de fast-food estadunidense.
Aqui neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:
- História da KFC: origem e primeiros passos
- História da KFC: o sucesso mundial e a atualidade
História da KFC: origem e primeiros passos
KFC é uma abreviação para Kentucky Fried Chicken, que em tradução livre significa “Frango Frito do Kentucky” e se trata de uma empresa de fast-food muito conhecida pelo frango frito, seu principal prato, embora ainda comercialize outros alimentos.
Seu fundador, Harland David Sanders, fundou a marca KFC em 1952, já aos 62 anos. Antes disso, Sanders trabalhou em diversos segmentos, como agricultura, bombeiro ferroviário, vendedor seguros, etc. Após atingir certa idade, durante A Grande Depressão, começou a vender o seu frango frito na estrada, próximo a um posto de gasolina, servindo principalmente viajantes.
Em seguida, passou a viajar pelo país vendendo seu prato principal a donos de restaurantes para que pudesse ganhar comissão em cima das vendas, até abrir o primeiro restaurante ao lado de Pete Harman, em South Salt Lake, Utah.
Anos mais tarde, em 1965, com a empresa já consolidada e com mais de 600 franquias espalhadas por todo o território estadunidense, Coronel Sanders – como ficou conhecido – vendeu a sua parte da empresa para um grupo de investidores por cerca de dois milhões de Dólares.
História da KFC: o sucesso mundial e a atualidade
A receita do frango frito do Coronel Sanders rapidamente espalhou-se pelo globo e, atualmente, está presente na maioria dos países da europa, em toda a América Latina, e grandes polos da Ásia e da Oceania, como China, Japão e Austrália.
No Brasil, a KFC tentou algumas vezes se estabelecer no território, duas vezes sem sucesso ainda na década de 70. Atualmente, a empresa conta com filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro, os dois principais polos brasileiros.
A Yum! Brands é, atualmente, é a holding estadunidense que controla, fornece e distribui as franquias da KFC pelo mundo. Ela também é dona de outras redes de fast-food, como a Pizza Hut e a Taco Bell.