• Registro de Marcas e Patentes.

História da Intel

História da Intel

História da Intel | Há mais de 50 anos, a Intel Corporation está no topo da lista quando falamos em inovação em tecnologia. Hoje, é líder mundial no desenvolvimento de tecnologias, produtos e iniciativas para evoluir continuamente no modo de vida de pessoas em todo o mundo.

No artigo de hoje iremos falar mais sobre a história da Intel e como ela se tornou a grande referência em tecnologia dos dias de hoje!

História da Intel: fundação e primeiras realizações

A história inicial da Intel é lendária. A empresa foi criada em 1968 por Robert N. Noyce, co-fundador do circuito integrado, e Gordon E. Moore, que participo do projeto para tornar a memória de semicondutores mais prática e acessível. A dupla rapidamente ganhou o apoio do capitalista de risco Art Rock, que levantou US $ 2,5 milhões em menos de dois dias. Os dois chamaram sua startup Intel, abreviação de “eletrônica integrada”.

Logo após a fundação da Intel, um terceiro visionário se juntou à equipe: Andrew S. Grove, um imigrante húngaro que havia desempenhado um papel crítico no desenvolvimento da tecnologia integrada de grande escala de semicondutores de óxido metálico. Pouco tempo depois, os principais engenheiros Ted Hoff, Federico Faggin e Stan Mazor se juntaram ao grupo. No final de 1969, quando um fabricante japonês de calculadoras, Busicom, pediu à nova empresa para projetar 12 chips personalizados para um de seus produtos, a equipe inovadora da Intel apresentou uma solução inovadora: um chip que poderia fazer o trabalho de 12.

Nove meses depois, o Intel 4004 foi produzido pela primeira vez, um chip de 1/8 por 1/6 de polegada que continha 2.300 transistores MOS. Esse “computador em um chip” foi o primeiro microprocessador do mundo, com toda a potência do computador da época.

Em 1980, o 4004 foi seguido pelo 8080, que foi escolhido como a unidade central de processamento do primeiro computador pessoal da IBM. Em 1985, a Intel lançou o microprocessador Intel386 de última geração e, em 1993, o foco da empresa em processadores resultou no renomado microprocessador Pentium, cujos descendentes atualmente utilizam aplicativos com alto desempenho. 

História da Intel: anos 2000

Em janeiro de 2006, a empresa anunciou que havia projetado o que se acredita ser o primeiro chip SRAM (memória estática de acesso aleatório) totalmente funcional, usando a tecnologia lógica de 45 nanômetros (nm). 

Apenas um ano depois, a Intel começou a implementar uma combinação inovadora de materiais que reduziu drasticamente o vazamento de transistor, melhorando a eficiência energética e aumentando significativamente o desempenho em sua tecnologia de processo de 45 nm. A Intel agora usa um novo material baseado no elemento háfnio, em vez de silício, e uma nova combinação de metais para o portão de transistor. De acordo com Gordon Moore, a mudança para os materiais à base de háfnio “marca a maior mudança na tecnologia de transistor desde a introdução dos transistores MOS de porta no final dos anos 1960”.

História da Intel: dias atuais

Atualmente, a Intel é uma das principais empresas de tecnologia em todo o mundo. A companhia, sediada na cidade de Santa Clara, na Califórnia, e mais especificamente no Vale do Silício (onde estão as principais companhias de tecnologia do mundo), é a maior fabricante de chips semicondutores em todo o mundo. A grande maioria das marcas de computadores utilizam-se de microchips da Intel como processadores. 

A Intel possui, atualmente, mais de 107 mil funcionários diretos e indiretos em todo o mundo. Em 2010, a empresa foi avaliada pela Financial Times com um valor de mercado de aproximadamente 117 bilhões de dólares. 

A Intel Core é, nos dias de hoje, a família de processadores mais famosas em todo o mundo, presente na grande maioria dos computadores pessoais, notebooks ou desktop. 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário