História da HP - Fundador/Dono , Sucessos, Origem - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

História da HP – Fundador/Dono , Sucessos, Origem

História da HP

História da HP | A HP é uma das maiores e mais valiosas marcas do mercado de eletrônicos em todo o mundo. Quando pensamos em impressoras, principalmente, a marca é a primeira a vir à mente. 

O nome HP não é novo no setor de TI, e a narrativa da empresa tem mais de 80 anos. A empresa foi fundada por dois graduados em Stanford, Bill Hewlett e David Packard, em janeiro de 1939, há mais de 80 anos atrás. HP é uma sigla referente ao nome completo da companhia, que é composto pelo sobrenome de seus fundadores: “Hewllet-Packard”. 

História da HP: origem

Os dois co-fundadores da HP se conheceram em um passeio social durante o tempo em que estudavam em Stanford. Ambos estavam cursando engenharia elétrica e compartilhavam um interesse comum em iniciar um negócio após concluir seus estudos. Eles discutiram sua idéia com o professor de bolsas Frederick Terman, em Stanford, e com sua supervisão começaram a trabalhar no projeto. 

Os dois começaram sua empresa na garagem de David Packard em Palo Alto, em 1938, com um investimento inicial de capital de aproximadamente 500 dólares. Na época, a empresa ainda não possuía um nome. Em 1939, eles jogaram uma moeda para decidir o nome da empresa que adotava o sobrenome de seus nomes. A disputa foi entre a Hewlett-Packard e a Packard-Hewlett, na qual a Hewlett-Packard venceu. Com o passar dos anos, o nome foi abreviado para HP. 

História da HP: primeiro produto e sucesso imediato

O primeiro produto da empresa foi um oscilador de áudio de precisão, o Modelo HP200A. Era barato e eficiente e tornou-se um dos produtos de maior sucesso comercialmente. O mesmo produto também foi usado pela Walt Disney Productions, para o filme Fantasia, na certificação dos sistemas de som instalados nos cinemas.

Em 1957, a empresa abriu seu capital em sua oferta pública inicial.

História da HP: pioneirismos e sucessos

Na década de 1960, a Hewlett-Packard começou a produzir dispositivos semicondutores para os instrumentos e calculadoras. Em 1966, a empresa iniciou um novo negócio de fabricação de computadores e lançou o minicomputador HP 2100 / HP 1000.

Nos anos 70, a empresa começou a produzir computadores empresariais avançados, ou seja, computadores HP 3000 baseados em pilha. Durante o mesmo período, também foram introduzidos os computadores inteligentes da série HP 2640 que incluíam uma das primeiras telas gráficas mapeadas em bits.

Na mesma década, a empresa produziu a primeira calculadora científica portátil HP-35 do mundo, a primeira HP-65 programável portátil do mundo, a primeira HP-41C alfanumérica, programável, expansível e a primeira simbólica e a calculadora gráfica HP-28C.

Nos anos 80, a Hewlett-Packard expandiu seus negócios para construir impressoras e scanners para computadores de mesa (desktop). Com o surgimento da Internet, a empresa registrou o domínio de seu site como HP.com, em 3 de março de 1986, tornando-se o nono domínio .com da Internet. Em 1989, a HP adquiriu o Apollo Computer.

História da HP: anos 90 e dias atuais 

Em 1998, a empresa havia se tornado uma das líderes em desktops, laptops e servidores para diversos mercados. Posteriormente, também iniciou o serviço, para vender seus produtos pela internet. 

Em 2005, devido à fusão com a Compaq, a Hewlett-Packard estava enfrentando grandes perdas nos negócios. Em 2006, a empresa ofereceu uma nova gama de produtos em hardware e software, reduzindo os custos. Em 2007, as receitas da empresa dispararam e a HP atingiu a marca de US $ 100 bilhões pela primeira vez.

Em 2011, a Hewlett-Packard lançou seu primeiro tablet chamado HP TouchPad, seguido pelo primeiro mouse sem fio do setor. Mas até o final do mesmo ano, anunciou que não estará mais operando nos negócios de tablets e smartphones e se concentraria mais nos negócios de nuvem, soluções e software.

Nos anos de 2012 a 2013, a Hewlett-Packard enfrentou um grande declínio em seus lucros, reduzindo 34.000 empregos nos mesmos anos.

Em outubro de 2014, surgiram as notícias da divisão da Hewlett Packard em duas empresas separadas. As duas alas fariam seus negócios separados de computadores pessoais e fabricação de impressoras. Finalmente, em novembro de 2015, a empresa se separou da HP Inc. e da Hewlett Packard Enterprise, HP Inc., mantendo o histórico de preços das ações da Hewlett-Packard.

Embora a empresa tenha sofrido muitos altos e baixos durante sua longa jornada, a vasta história da HP apresentou ao mundo muitas grandes invenções. A empresa também recebe créditos por muitas patentes e será conhecida por sua contribuição ao setor de TI.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.