Conhecer a história de uma grande marca de sucesso em qualquer segmento pode servir de inspiração para pequenos empresários e proprietários de pequenas e médias empresas. Isso pode evidenciar que mesmo as grandes empresas passam por períodos de turbulência e possuem uma trajetória que começa com pouco até alcançar o sucesso que podemos ver hoje. No quadro História das Marcas, vamos conhecer a História da Honda, sua origem e o caminho da montadora.
Aqui você encontrará os seguintes tópicos:
- História da Honda: a origem e primeiros passos;
- História da Honda: o poder dos sonhos.
História da Honda: a origem e primeiros passos
A Honda Motor Company, Ltd foi fundada por Soichiro Honda no ano de 1946, na cidade de Hamamatsu, Japão, cidade natal de Soichiro. Ele começou a sua trajetória como aprendiz de uma oficina em Tóquio, já demonstrando o seu gosto por peças automotivas. Já adulto, os primeiros passos de Soichiro foi fabricar peças para pistões e vendê-las para grandes empresas, como o caso da Toyota.
Honda tinha como uma de suas principais características o gosto pela pesquisa e foi muito graças a ela que conseguiu fazer a empresa crescer. No período pós-guerra, um dos principais problemas no Japão era relativo ao transporte. Foi a época que Soichiro pensou nas motocicletas, veículos que até hoje são o foco da empresa.
O primeiro modelo de carro propriamente produzido pela Honda foi o S500, um esportivo de dois lugares que é também famoso nos filmes, lançado em 1963. Entre os carros, o Honda Civic é o mais conhecido e que é produzido até os dias de hoje.
História da Honda: o poder dos sonhos
Soichiro Honda sempre foi considerado um homem sonhador e levou essa filosofia de vida para dentro da sua empresa. O logo da empresa, “o poder dos sonhos” é reflexo disso. O engenheiro japonês sempre foi muito fã de automobilismo e conseguiu levar a sua empresa para dentro desse universo.
Nos anos 70, conseguiu exportar a sua marca para outros países do mundo, entre eles o Brasil. Os motores Honda estão presentes em diversas categorias de corridas automobilísticas, como a Fórmula 1 e a Moto GP.
Ayrton Senna, considerado um dos maiores pilotos da categoria, foi campeão mundial pilotando uma McLaren que utilizava os motores Honda.