• Registro de Marcas e Patentes

História da Harley Davidson

História da Harley Davidson

História da Harley Davidson

História da Harley Davidson | A icônica Harley Davidson é uma das marcas de moto mais famosas do mundo. As motocicletas queridinhas começam nos valores de R$90 mil e podem chegar a mais de R$200 mil. Neste texto vamos te explicar como surgiu a Harley Davidson.

Quem fundou a Harley Davidson?
Como a Harley Davidson ficou tão famosa?

Quem fundou a Harley Davidson?
A Harley Davidson foi fundada pelos americanos William Harley e Arthur Davidson em 1901, a dupla de amigos eram apaixonados por motocicletas e sonhavam em criar seus próprios modelos dos automóveis desde crianças. O mecânico Walter Davidson, irmão de Arthur, ajudou a criar a primeira bicicleta motorizada que funcionasse da dupla. O primeiro modelo de moto surgiu em 1903 e apenas 3 unidades foram vendidas.
William, Arthur e Walter fizeram melhorias na na moto e em 1906 resolveram expandir a empresa e construir a própria fábrica. Walter também sugeriu divulgar as motos em corridas e, na primeira competição, venceu com grande vantagem. A vitória foi uma grande impulsionadora da marca e a empresa continuou sua expansão com a adição de mais um membro da família Davidson, William, mais conhecido como Bill.

Como a Harley Davidson ficou tão famosa?

A Harley Davidson fez sua primeira parceria em 1908, com a polícia de Detroit, colaboração que continua até os dias atuais e futuramente se estenderia para o governo americano. Um marco na história da marca foi a partir da venda de milhares de motos para o exército americano durante a primeira guerra mundial e em 1920 a empresa era a maior fábrica de motos do mundo.
A marca sofreu com a crise de 1929 e em 1935 decidiram fazer um acordo com uma empresa japonesa para começar a vender as motos no Japão e mudaram o modelo de produção. Assim a Harley Davidson começou a se reerguer e em 1936 lançaram um novo modelo maior e mais potente conhecido como “Knuckle Head” e recebeu destaque.
Até 1960, todos os membros participantes da fundação da empresa faleceram e a empresa começou a se tornar uma corporação, contratando empresários de fora das famílias. A marca começou então a ganhar uma popularidade no mundo jovem, aparecer em filmes e até mesmo Elvis Presley posou para uma revista em cima de uma moto da Harley Davidson e a marca acatou essa imagem de rockstar e motoqueiro fora da lei.
A Harley Davidson novamente passou por um momento conturbado, dessa vez precisando se juntar à empresa AMF em 1969 para sobreviver a má gestão das famílias fundadoras. Contudo, a administração da AMF colocou em risco a qualidade das motos e logo a marca perdeu consideráveis clientes e renome. Alguns executivos e membros da família Davidson recompraram a empresa em 1981 e retomaram com o modelo de produção e qualidade dos seus produtos.
Em um período de aumento das importações e crescimento da concorrência com marcas de motocicletas japonesas, a Harley Davidson recebeu apoio de ninguém menos que Ronald Reagan, na época ainda presidente dos Estados Unidos, que visitou a fábrica e afirmou ser fã da marca.
Harley Davidson é a maior empresa de motocicletas no mundo e conta com um faturamento anual de $4,1 bilhões de dólares. A empresa também vende diversos produtos personalizados com a logo da marca, de roupas a artigos de decoração, o que funciona como uma ótima divulgação. Descubra aqui a história da Lamborghini.

Gostou do texto? Acesse nosso blog para mais informações.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.