• Registro de Marcas e Patentes

História da Google: Fundador/Dono, mitos, verdades, erros, acertos

História da Google

 

As histórias de marcas mundialmente famosas, muitas vezes, contam-nos e nos mostram que até mesmo as empresas de grande sucesso tiveram algum período de dificuldade, ou começaram por baixo e alcançaram o êxito. Conhecer essas histórias pode ser um fator motivacional para quem está ingressando no mercado com uma nova empresa e almeja ter sucesso na empreitada. No quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da Google, a origem da maior empresa do mundo, os primeiros passos e como foi construída a trajetória de sucesso até alcançar o patamar que ocupa atualmente.

Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:

  • História da Google: origem e primeiros passos
  • História da Google: prêmios, reconhecimento e o mercado atual

História da Google: origem e primeiros passos

A História da Google começa em 1996, quando dois estudantes de doutorado da Universidade de Stanford, na Califórnia, iniciaram um projeto de pesquisa. Eram eles Larry Page e Sergey Brin. Os dois perceberam que os principais buscadores da época utilizavam um sistema que mostrava a quantidade de vezes que a palavra buscada aparecia na página, mas já imaginavam que existia uma sistema mais eficiente de ranqueamento no qual analisava a relação entre diferentes páginas.

Os dois doutorandos utilizaram alguns diferentes motores de busca até chegar ao modelo que levou o site ao ar. Um deles, chamado de RankDex e projetado por Robin Li, foi patenteado anos mais tarde e resultou no concorrente Baidu.

O nome Google é derivado da palavra googol, cujo significado remete ao número 10¹ºº, que equivale ao número um seguido por cem zeros. Seria uma metáfora à infinidade de conteúdo que pode circular nas redes.

Em 1999, a sede da empresa seria transferida para Palo Alto, também na Califórnia, reconhecida por ser a sede de diversas outras start-ups ligadas à tecnologia do Vale do Silício.

Page e Brin estavam certos de que o motor de busca que haviam criado tomavam muito do seu tempo e decidiram tentar vendê-lo. No início de 1999, os dois fundadores tentaram uma venda por 1 milhão de dólares, que foi recusada. Mais tarde, naquele mesmo ano, a primeira rodada de investimentos foi anunciada e girava em torno de 25 milhões de dólares.

Essa quantia permitiu que a Google avançasse rapidamente no mercado. No começo do século XXI, a empresa começou a investir em empresas de capital de risco, entre elas a projetista do Earth Viewer, que viria a se tornar o Google Earth. Além dela, em 2007, o Youtube, maior plataforma de circulação de vídeos do mundo se juntou à Google por uma quantia de 1,65 bilhão de dólares em ações. 

Nesse período, a Google já caminhava para se tornar a maior empresa do mundo.

História da Google: Prêmios, reconhecimento e o mercado atual

História da Google Logo

A Google nos últimos anos tem sido reconhecida e mencionada em diversos veículos especializados. Pela Forbes, por exemplo, a Google já foi reconhecida em anos anteriores como a empresa mais valiosa do mundo. Atualmente, esse posto é ocupado pela Amazon, seguida pela Apple, enquanto a Google se posiciona em terceiro lugar, segundo revela o ranking da Brand Finance de 2019. 

Além disso, a Google também já foi reconhecida como o “melhor lugar para trabalhar” pela revista Fortune, figurando na primeira posição por seis anos consecutivos. A política da empresa está muito pautada na cooperação.

A Google ainda é a responsável pelo sistema Android que integra a maioria dos smartphones da atualidade, distribuído para marcas como Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, etc. É também o website mais visitado no mundo.

Atualmente, a Google é uma subsidiária da holding Alphabet Inc., empresa que foi fundada exclusivamente para o fim de administrar toda a rede de conglomerados do site, com o intuito de separar o nome da empresa do nome do buscador.

A empresa fatura atualmente com os anúncios, chamados Ads, nos quais uma empresa pode pagar para que seu anúncio apareça entre as primeiras posições quando uma palavra chave for buscada por algum usuário.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.

Deixe um comentário