História da Fila. Conhecer a história de uma grande marca pode ser importante para um empreendedor que está começando ou possui um pequeno negócio em vigor. Isso acontece porque existe no imaginário popular uma noção de que grandes marcas, de sucesso nacional e internacional, sempre estiveram naquele patamar. Ter o conhecimento da história delas nos mostra, no entanto, que nem sempre isso acontece e qualquer empresa de sucesso também começou por baixo e teve percalços no caminho. Por isso, no quadro História das Marcas, vamos falar mais sobre a História da Fila.
Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:
- História da Fila: origem e primeiros passos
- História da Fila: o mercado atual
História da Fila: origem e primeiros passos
A história da Fila é iniciada na Itália, no ano de 1911, em uma cidade chamada Biella, na região de Piemonte. Assim como diversas marcas do ramo – e também de outros segmentos mas com origem bem semelhante -, a Fila recebeu esse nome função do sobrenome de seus fundadores, conhecidos atualmente como Fila Brothers, ou os irmãos Fila.
A Fila foi uma marca que enfrentou – e ainda enfrenta nos dias atuais – muita concorrência no setor de artigos esportivos, com as potências Nike, Adidas, Umbro e Puma nesse mercado. Muito em função disso, a marca demorou para consolidar-se como uma força mundial. A partir do ano de 1973 que a Fila tornou-se efetivamente uma marca do segmento esportivo.
História da Fila: o mercado atual
A Fila atualmente faz parte de um conglomerado sul coreano, adquirida em 2007 pelo grupo SBI, tornando-se a maior empresa sul coreana de artigos esportivos. Os valores da negociação não foram revelados.
Atualmente, a Fila está presente em mais de 50 países e nos 7 continentes, dentre eles o Brasil. A marca possui três grandes linhas de produção: lifestyle, um estilo mais casual focado em produtos para serem usados no cotidiano, running, uma linha focada para corridas esportivas e a linha training, para treinos de uma forma geral.