História da ESPN | Quem se interessa por esportes conhece a ESPN. Com uma proposta de exibir conteúdos esportivos, entre programas, eventos ao vivo e VTs 24 horas por dia, a empresa norte americana é uma das principais do ramo em todo o mundo. O nome, ESPN, é proveniente da abreviação do termo “Entertainment and Sports Programming Network”, e atualmente 80% das ações da empresa são pertencentes à “The Walt Disney Company”.
No artigo de hoje iremos falar mais sobre a história da ESPN: como essa empresa se tornou uma referência em seu segmento de atuação, sendo considerada obrigatório para qualquer um que realmente seja apaixonado por esportes!
História da ESPN: como começou?
Em meados de 1978, confrontado com o desemprego após ser demitido do cargo de diretor de comunicações do New England Whalers (hoje Carolina Hurricanes), equipe de hóquei no gelo dos Estados Unidos, Bill Rasmussen fundou a ESPN com seu filho, Scott Rasmussen. A ousadia empreendedora, o entusiasmo irreprimível e um pouco de boa sorte deram aos Estados Unidos sua primeira rede de esportes 24 horas em 1979. Uma vez desencadeado pelos fãs de esportes, o impacto da ESPN mudou para sempre a maneira como assistimos televisão.
Em 1978, o conceito de uma rede esportiva total operando sem parar desafiava a imaginação, mas alcançou a realidade em apenas 14 meses. Os pessimistas eram abundantes – especialmente entre os gigantes da transmissão nos EUA.
Não havia redes de 24 horas em 1979 – nem ABC, CBS, NBC, nem mesmo HBO, redes norte-americanas conhecidas em todo o mundo. A ESPN estreou às 19:00, sexta-feira, 7 de setembro de 1979.
História da ESPN: primeiros sucessos
A ideia era uma novidade para todos e, por esse motivo, a ESPN fez sucesso nos seus primeiros meses, com programas esportivos 24 horas por dia. No entanto, a audiência foi se dissipando com o passar do tempo. O principal fator para essa perda de público foi a falta de transmissões ao vivo de competições profissionais, que ainda estavam nas mãos de outras gigantes da comunicação.
O primeiro campeonato profissional transmitido pela ESPN aconteceu apenas 4 anos depois da sua estréia na televisão estadunidense. A competição, no entanto, não era lá uma das mais populares: a United States Football League foi uma liga profissional de futebol americano que durou apenas 3 anos e tinha a intenção de competir com a NFL.
Apesar de não ser uma liga muito grande, a primeira transmissão profissional ao vivo fez com que o público voltasse os olhos para a ESPN, fazendo com que ela ganhasse força. Apenas um ano após a extinção da USFL, a ESPN conseguiu direitos parciais da transmissão da NFL, liga de maior sucesso nos Estados Unidos. A concessão da liga, no entanto, teria um condição: que a ESPN transmitisse, uma vez por semana, jogos com sinal aberto.
História da ESPN: chegada ao Brasil
A ESPN é uma das maiores redes de TV fechada no Brasil atualmente. Ficando atrás somente do SporTV, pertencente ao Grupo Globo de Comunicações, a empresa se tornou, por aqui, uma referência quando o assunto são os esportes.
A empresa só chegou efetivamente ao Brasil em 1989, com transmissões em outros canais. Na época, ainda não possuía canal próprio. Tudo mudou em 1995, quando conseguiu a concessão para atuar como ESPN Brasil nas assinaturas de TV fechada do país.
Como naquela época o SporTV dominava amplamente o mercado, a ideia da ESPN não era disputar, mas sim conviver com uma outra proposta. Por esse motivo, a empresa investiu na imagem de esporte como informação e não como entretenimento. Era uma nova forma de tratar o assunto, com mais seriedade e cara de jornalismo. O próprio slogan da empresa representava essa imagem: “ESPN. Informação é o nosso esporte”.
História da ESPN: dias atuais
Hoje, a ESPN, líder mundial em esportes, atinge mais de 100 milhões de residências apenas em seu país de origem e é entregue em vários idiomas para inúmeros países ao redor do mundo, como é o caso do Brasil.
Em seus sonhos mais loucos, a dupla de Rasmussen “ou qualquer outra pessoa” não poderia ter adivinhado a magnitude da idéia, o impacto que isso teria nas transmissões esportivas ou a aceitação global alcançada hoje.
Numa perspectiva que apenas a história nos oferece, o conceito que desafiava a imaginação agora é o padrão mundial da televisão esportiva, com transmissões do assunto 24 horas por dia.