História da Dior - Arena Marcas e Patentes
  • Registro de Marcas e Patentes.

História da Dior

História da Dior

História da Dior

A Dior é uma marca de luxo renomada e conhecida no mundo todo, as bolsas da grife custam em média R$20 mil reais. A marca estreou com muito destaque e organização provindas da maturidade do seu fundador e assim marcou a economia da França após a Segunda Guerra. Neste texto vamos te contar quem fundou a Dior e como a marca se tornou responsável por 50% das exportações da França para os Estados Unidos em apenas 10 anos.

  • Quem fundou a Dior?
  • Como a Dior se estabeleceu como marca de luxo?
  • Expansão do catálogo de produtos da Dior
  • Curiosidades
  • Como estão as vendas da Dior atualmente?

Quem fundou a Dior?

A Dior foi fundada por Christian Dior no ano de 1946 em Paris. Christian Dior nasceu no ano de 1905 em Granville, uma cidade do litoral da França, e veio de uma família tradicional de classe alta. A família Dior tinha uma empresa de adubos e fertilizantes e Christian demorou para decidir qual seria o seu futuro. Inicialmente Christian tentou seguir carreira no urbanismo, depois na arquitetura e por último designer de moda.

O primeiro passo de Christian Dior na moda foi trabalhar como assistente no atelier de Lucien Lelong, um estilista importante para a permanência da moda durante a segunda guerra.

Lelong foi o responsável pela moda sindical no período da guerra e garantiu a que a moda continuasse sendo produzida mesmo em período de racionar o material. Eram distribuídos uma espécie de cupom com a quantidade de tecido permitida para cada designer.

Christian Dior lançou sua primeira coleção em fevereiro de 1947 e deixou os espectadores do desfile e a imprensa chocados e fissurados com tanta inovação e, principalmente, a quantidade de tecido. Dior lançou saias com até 25 metros de tecido, o que era muito raro de encontrar na época. Bastou uma coleção para a marca ficar no topo dos destaques, com diversas tendências e muita abundância, a Dior estimulou a economia e ajudou a reerguê-la. 

Como a Dior se estabeleceu como marca de luxo?

Após o primeiro desfile da Dior, a jornalista norte-americana Carmel Snow da Harper`s Bazaar declarou que a marca estava fazendo uma revolução na moda com o “new look” Dior, um vestido feito especialmente para as mulheres irem aos bares. O termo “new look” se tornou uma gíria para definir um momento fashion importante. Os anos seguintes da marca continuaram sendo gloriosos, com clientes como a realeza inglesa, a Dior definiu silhuetas, comprimento de saia e redefiniu o que estava na moda.

O sucesso da marca foi tamanho que Christian Dior em 1954 lançou um dicionário para ensinar as mulheres a se vestirem com bom senso. No ano seguinte, Christian chegou a dar uma palestra na Sorbonne, uma das principais e mais tradicionais universidades da França, sobre as proporções ideais para uma mulher vestir em cada ocasião. 

Christian Dior contratou como aprendiz um jovem francês nascido na Argélia chamado Yves Saint Laurent e gostou tanto do seu trabalho que um dia chamou sua mãe para dizer que um dia Saint Laurent seria seu substituto. Um ano depois, em 1957, Christian Dior morreu em uma viagem para a Itália devido a um problema no coração aos 52 anos e deixou Yves como chefe criativo da marca.

Nessa época a marca já era grande e consolidada devido a grande estreia. A Dior era responsável por 50% de todas as exportações francesas para os Estados Unidos e também já exportava para diversos países na Europa. 

Expansão do catálogo de produtos da Dior

Christian Dior foi o responsável por aumentar o catálogo de produtos da marca e usava das suas diversas paixões para desenvolver os novos produtos. No ano de 1947 a Dior lança o Miss Dior, um perfume aclamado e muito usado até os dias atuais, inspirado na flor de lírio, a flor favorita de Christian em sua época de urbanismo, e na irmã mais nova, a “senhorita Dior”. A linha de perfumes da Dior já lançou mais de 140 perfumes

Além do dicionário, Christian se aventurou em artigos para casa, muito devido a sua paixão pela arquitetura. 

Curiosidades

A Dior abriu um espaço de visitação para celebrar o legado da marca chamado La Galerie Dior, localizado próximo a primeira loja da marca, em Paris. O espaço conta com mais de 2 mil metros quadrados e 13 espaços temáticos para representar todas as épocas que a grife passou.

A marca desenvolve uma campanha chamada “Dream in Green” (“sonhe verde” em tradução livre) que consiste em produzir peças duradouras e promover o consumo consciente e a longo prazo. Os laboratórios da Dior buscam efetivar e melhorar a performance e durabilidade dos materiais usados na produção da marca. A ação foi inspirada na paixão de Christian Dior por jardinagem e urbanização. 

A história da Dior com a realeza britânica é longa, a Princesa Margaret, irmã da Rainha Elizabeth recebeu uma intervenção da irmã devido aos altos gastos com as compras. Anos depois a marca lançou a bolsa Chouchou e enviou para a Princesa Diana. A Lady Di gostou muito da bolsa e decidiu comprar toda a coleção do modelo. A marca então renomeou a bolsa para “Lady Dior” em homenagem à Princesa Diana. 

Como estão as vendas da Dior atualmente?

A Dior foi comprada pelo grupo de luxo LVMH em 2017, o preço da aquisição foi de $13.1 bilhões de dólares e atualmente lidera as vendas do grupo junto com a Louis Vuitton representando 28% das vendas. A marca foi considerada a maior marca de vestuário do mundo em 2017 pela revista Forbes. Atualmente a designer no comando da marca é a Maria Grazia Chiuri.

Gostou do texto? Acesse nosso blog para mais informações.

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.