Conhecer a história de uma grande marca mundialmente famosa pode ser fundamental para um micro empreendedor ou dono de pequenas ou médias empresas. Isso se deve ao fato dessas empresas possuírem, muitas vezes, histórias inspiradoras, com altos e baixos, caminhos com alguns percalços e dificuldades até alcançarem o patamar em que figuram na atualidade. No quadro História das Marcas, vamos falar sobre a História da Dell, quem é seu fundador, qual a sua origem e como se deu a caminhada para vir a ser uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:
- História da Dell: a faculdade e o boom de computadores
- História da Dell: o mercado contemporâneo
História da Dell: origem e primeiros passos
A fundação da Dell se deu por Michael Saul Dell, à época um estudante de engenharia de 19 anos, em 1984, enquanto estudava na Universidade do Texas. De acordo com as biografias, Dell fundou a sua empresa com apenas mil dólares e o início se deu no próprio dormitório do jovem, que trabalhava construindo computadores a partir de componentes estocados.
Um ano mais tarde, Dell conseguiu fabricar o seu primeiro computador com design própria, que recebeu o nome de Turbo PC, cujos processadores eram Intel 8088 com velocidade 8 MHz. A partir daí, Michael passou a anunciar seus computadores em revistas de informática e o grande diferencial do seu negócio estava na personalização das configurações e peças que seriam utilizadas.
Essa estratégia possibilitava que Dell conseguisse competir com preços mais competitivos, com um modo de venda mais conveniente para o consumidor. O sucesso foi tamanho que logo no primeiro ano da empresa, a receita bruta da empresa foi de U$6 milhões.
Isso levou Dell a largar o curso para dedicar-se inteiramente ao seu negócio e, em 1986, apresentou o computador mais rápido do setor. A escalada rumo ao sucesso não parou por aí. Em 1987, a Dell, então com o nome de PC’s Limited começou a operar também no Reino Unido.
O sucesso na História da Dell foi também muito oportuno, visto que foi uma época em que os computadores estavam começando a popularizar-se. Michael aproveitou bastante dessa fonte, e anos mais tarde, sua empresa já estava listada pela Forbes entre as 500 maiores companhias no mundo, já atuante em diversos outros países além dos Estados Unidos e Reino Unido.
O século XXI chegou para mostrar que a Dell ainda não havia alcançado o seu auge. Já consolidada no mercado de computadores, a empresa partiu para outros segmentos eletroeletrônicos, como o de televisões e outras ferramentas de entretenimento, vide os jukeboxes digitais.
Em 2005, a Forbes listou a Dell como a líder em um ranking de “empresas mais admiradas”, mostrando que toda aquela trajetória havia dado certo. Muito certo.
História da Dell: o mercado contemporâneo
A Dell continua sendo uma das mais atuantes e influentes empresas de tecnologia focada em hardware no mundo. Em 2018, após um período longe do mercado de ações, a empresa retornou com um valor de mercado avaliado em 16 bilhões de dólares. Nesse mesmo ano, a Dell detinha cerca de 17% no mercado de PC’s no mundo, atrás apenas das rivais Lenovo, da China, e da HP, com 21% e 23%, respectivamente.
Atualmente, Michael Dell é constantemente lembrado como umas pessoas mais ricas do mundo, transitando entre os cinquenta primeiros. Ele continua atuando como presidente do conselho da empresa e CEO e conta com mais de 100 mil funcionários.
No Brasil, a Dell está instalada na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, além de Hortolândia. Está presente também em mais mais 11 países, sendo os Estados Unidos e Índia os únicos que dispõem de todos os serviços que a empresa oferta, principalmente no setor de pesquisa e desenvolvimento.