• Registro de Marcas e Patentes.

Guia para obter o registro de Indicação Geográfica

Você já deve ter provado um queijo que te deu água na boca de tão delicioso, certo? Provavelmente esse queijo foi feito em Minas Gerais. Isso porque a região apresenta um domínio na produção de queijos. Muitos produtores locais, nesse sentido, precisam fazer o registro de Indicação Geográfica. Mas você sabe o que é a Indicação Geográfica? Vem com a gente que fizemos um guia para obter o registro de indicação geográfica especialmente para você. O que é Indicação Geográfica? Alguns locais podem ganhar notoriedade na produção de um serviço ou produto ao longo dos anos. Quando uma região ganha fama em outras áreas devido à sua produção local, é preciso fazer uma indicação geográfica que a diferencie de outras regiões produtoras do mesmo serviço. Segundo o INPI, “As Indicações Geográficas se referem a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica específica. Seu registro reconhece reputação, qualidades e características que estão vinculadas ao local. Como resultado, elas comunicam ao mundo que certa região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo/prestar um serviço diferenciado e de excelência Para que serve Indicação Geográfica? Dessa maneira, a Indicação Geográfica funciona como uma espécie de selo de qualidade e tradição, garantido pelas autoridades nacionais de que um local está especializado na produção única de um produto ou serviço. Onde fazer Indicação Geográfica? Para realizar um pedido de Indicação Geográfica, é preciso preencher o formulário eletrônico específico (correspondente ao modelo I da Instrução Normativa 95/2018) no Sistema e-Indicação Geográfica, com os seguintes dados: Dados do requerente; Tipo da IG depositada; Nome e delimitação da área; Nome do produto ou do serviço. Após preencher o formulário eletrônico específico no sistema, você estará apto para obter o registro de indicação Geográfica do produto produzido na sua região específica. Descubra mais sobre Indicação Geográfica com a Arena Marcas e Patentes! Gostou do texto “ Guia para obter o registro de indicação Geográfica “? Acesse também outros artigos presentes em nosso blog. Saiba tudo sobre registros de marcas, produtos e serviços com os especialistas exclusivos da Arena Marcas e Patentes. Somos uma empresa de qualidade e tradição em Belo Horizonte - Minas Gerais.

Guia para obter o registro de Indicação Geográfica

Guia para obter o registro de Indicação Geográfica | Você já deve ter provado um queijo que te deu água na boca de tão delicioso, certo? Provavelmente esse queijo foi feito em Minas Gerais. Isso porque a região apresenta um domínio na produção de queijos. Muitos produtores locais, nesse sentido, precisam fazer o registro de Indicação Geográfica. Mas você sabe o que é a Indicação Geográfica? Vem com a gente que fizemos um guia para obter o registro de indicação geográfica especialmente para você.

O que é Indicação Geográfica?

Alguns locais podem ganhar notoriedade na produção de um serviço ou produto ao longo dos anos. Quando uma região ganha fama em outras áreas devido à sua produção local, é preciso fazer uma indicação geográfica que a diferencie de outras regiões produtoras do mesmo serviço.

Segundo o INPI,  “As Indicações Geográficas se referem a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica específica. Seu registro reconhece reputação, qualidades e características que estão vinculadas ao local. Como resultado, elas comunicam ao mundo que certa região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo/prestar um serviço diferenciado e de excelência

Para que serve Indicação Geográfica?

Dessa maneira, a Indicação Geográfica funciona como uma espécie de selo de qualidade e tradição, garantido pelas autoridades nacionais de que um local está especializado na produção única de um produto ou serviço. 

Onde fazer Indicação Geográfica?

Para realizar um pedido de Indicação Geográfica, é preciso preencher o formulário eletrônico específico (correspondente ao modelo I da Instrução Normativa 95/2018) no Sistema e-Indicação Geográfica, com os seguintes dados:

  • Dados do requerente;
  • Tipo da IG depositada;
  • Nome e delimitação da área;
  • Nome do produto ou do serviço.

Após preencher o formulário eletrônico específico no sistema, você estará apto para obter o registro de indicação Geográfica do produto produzido na sua região específica. 

Descubra mais sobre Indicação Geográfica com a Arena Marcas e Patentes!

Gostou do texto “ Guia para obter o registro de indicação Geográfica “? Acesse também outros artigos presentes em nosso blog. Saiba tudo sobre registros de marcas, produtos e serviços com os especialistas exclusivos da Arena Marcas e Patentes. Somos uma empresa de qualidade e tradição em Belo Horizonte – Minas Gerais.

 

Author: Registro de Marcas e Patentes

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.